Buscar

Esaios de metais (1).docx at

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ensaios de metais
Para a verificação das propriedades dos metais sob diferentes situações, esses são submetidos a ensaios realizados por equipamentos específicos. Para a Engenharia Civil, os ensaios mais importantes são: ensaio de tração, ensaios de resistência ao choque, ensaios de dureza, ensaio de dobramento e ensaio de resistência a corrosão.
Ensaio de tração: este ensaio é normalizado pela ABNT NBR 6892 para ensaios em temperaturas elevadas e ambientes, cuja verdadeira finalidade do ensaio de resistência a tração é a determinação do escoamento, limite de resistência máxima a tração, tensão de ruptura e alongamento e é realizado pela máquina universal de ensaios (Fig. 1). A MB-4 define a seção dos corpos de prova conforme sejam barras, ou metais usinados de seção circular, chapas, tubos ou arames. O comprimento da barra submetida ao ensaio também é normalizado: se a seção transversal do metal for S0, então a o comprimento L0 da barra será L0=5,65xS00,5. Caso a barra seja circular, L0=5xD, em D significa diâmetro.
 
 Figura 1: Máquina universal de ensaio
Ensaio de choque: A resistência ao choque varia conforme o metal. Considera-se, resistência ao choque como a resistência opõe à ruptura causada por uma carga considerada instantânea. O aparelho utilizado chama-se Pêndulo de Charpy. 
 
 Figura 2: Pêndulo Charpy
Ensaio de dureza: dureza é outra propriedade importante dos materiais, existem metais duros e outros relativamente brandos. No Brasil, a ABNT adota, para os metais, a dureza Brinnel (Fig. 3). Este consiste essencialmente em uma prensa com carga P e uma esfera de diâmetro D que imprime uma marca de uma esfera sobre o metal de diâmetro d. Com esses valores calculemos o número da dureza Brinnel, por meio da expressão:
Hb=2Q/(3,14D(D-(D2-d2)0,5))
 
 Figura 3: Durza Brinell
Ensaio de fadiga: a fadiga dos metais consiste na ruptura devida a cargas repetitivas menores ou em diferentes direções. A fadiga ocorre devida á desagregação gradual da coesão dos cristais presentes na estrutura cristalina dos metais causa a diminuição da seção resistente. Existem diferentes ensaios de fadiga dependendo do tipo de solicitação que a causa, que pode ser torção, flexão, tração, etc.
Ensaio de dobramento: este ensaio pode ser classificado em dois: ensaio de dobramento simples e ensaio de dobramento alternado. Este, determinado pela ABNT, é realizado em um torno que realiza dobramentos sucessivos de 90o em torno de um cilindro, com velocidade de dobramento ajustáveis; aquele é realizado com dobramento de 180o.

Outros materiais