Buscar

ED PARASITO

Prévia do material em texto

CURSO: NUTRIÇÃO DISCIPLINA: PARASITOLOGIA PROF. RODRIGO CARVALHO 
 ESTUDO DIRIGIDO AV2 
QUESTÕES DISCURSIVAS 
1. Filogeneticamente, ou seja, em relação à taxonomia e evolução dos seres que eventualmente parasitam o organismo humano, podemos encontrar características diferenciais entre os dois grandes grupos estudados na disciplina? 
Sim, os protozoários comparado os metazooa, são muito diferentes, pois os metazooas são parasitas muito mais evoluídos, possuem sistema nervoso, possuem vaginas (fêmeas), tem o tubo digestivo completo, fazem uso de metabolismo de carboidratos, lipídios, e proteinas, enquanto os protozoa não tinham todos esses mecanismos nessa complexicidade, sendo assim os metazooa são os mais evoluídos.
2. O que significa Schistosoma? Qual o agente etiológico da esquistossomose (ou esquistossomíase)? 
Schisto = fenda + Soma = corpo / Agente etiológico: Schistosoma Mansoni
3. Como se dá o processo de reprodução dos parasitas que causam a esquistossomose? 
O macho alberga a fêmea, o gameta masculino é produzido e ele libera na cavidade oral. A fêmea fica no interior do macho e esse material entra no ducto feminino onde ocorre a troca de gametas (Reprodução sexuada) e os ovos serão fecundados e liberados (300 ou mais ovos por dia).
4. Faça um resumo do ciclo da esquistossomose, e destaque a importância das cercarias no ciclo. 
Homem ou mamífero doente defecam próximo ao rio. Os ovos já embrionados caem na água, rompem a casca e se transformam na larva miracídio que penetram o caramujo, alteram a morfologia e liberam a cercárea O homem entra em contato com a água contaminada a cercaria penetra na pele provocando coceiras. Quando a cercaria entra na pele a parte motora (rabo) se perde, ficando só a parte inicial formando schistossumulas que ficam no tecido, penetram a circulação sanguínea atingindo aos órgãos, nessa ordem: Pulmões, fígado, alguns vão para o coração e a grande maioria para o destino final, veias mesentéricas próximas ao intestino grosso lá se encontram macho e fêmea, o ocorre a reprodução sexuada e as fêmeas liberam os ovos.
5. Quais são as condições para que a infecção pelo agente etiológico da esquistossomose, portanto, o ciclo, seja bem sucedido? 
Para que a doença aconteça de forma eficiente o indivíduo tem que ser infectado pela cercárea dos dois sexos (macho e fêmea), pois se o indivíduo for infectado apenas por um a doença não vai se manifestar.
6. Qual o habitat dos parasitas causadores da esquistossomose no hospedeiro vertebrado? Quais os quadros patológicos mais comuns nesta doença? 
HABITAT - veias mesentéricas inferiores.
Hospedeiro vertebrado – Mamífero
Quadros patológicos - Pode ser assintomático, convivendo com o parasita durante anos.
Fase aguda = início – 2 a 6 semanas (febre alta, cólica e diarreia), aumento de eosinófilos.
Quadro crônico = Moléstias abdominais (intra e extra intestinal) hepatoesplenomegalia, aumento do fígado e baço.
Hepatite, ascite (inchaço na barriga, edema), problemas cardíacos. 
Granulomas de cólon = Dentro do cólon uma grande quantidade de células inflamatórias
Fibrose periportal= partes do fígado entrando em fibrose, podendo ocasionar cirrose
Esclerose de veia portal=veias abdominais ressaltadas
7. Qual a metodologia de escolha para a detecção dos ovos do agente etiológico da esquistossomose e qual o aspecto deste ovo? 
Exame parasitológico - Fezes = Sedimentação espontânea, porém a mais específica para ovos de schistosoma é a Kato-Katz., o ovo do schistosoma é identificado facilmente em laboratório na lâmina, pois o opérculo lateral é uma característica que só ele tem. 
8. “A Fasciolíase atinge indivíduos carnívoros”. Esta afirmativa está correta? Justifique. 
Não, pois para ser infectado deve-se ingerir a cercaria e não o verme adulto e no fígado de boi o mesmo está em forma de verme adulto que será ingerido pelo indivíduo e expelido nas fezes, logo consumir o fígado não induz a doença.
9. Qual a tríade sintomática na Fasciolíase? 
Consumir vegetal, Hepatomegalia dolorosa (Dor no hipocôndrio direito, que é a parte superior da cavidade abdominal), Febre, Eosinofilia (aumento de eosinófilos) 
10. A mesma espécie de hospedeiro intermediário, utilizado na esquistossomose, pode ser utilizada na fasciolíase? Justifique. 
Não, pois apesar de ambos terem como hospedeiro intermediário o caramujo a espécie da fascíola hepática é Lymnaea diferente do esquistossomose que é o Biomphalaria.
11. Faça um resumo do ciclo de vida da Fascíola hepática.
Porco defeca na grama fezes com ovos não embrionados que se transformam em embrionados ainda na água, esse ovo embrionados contém miracídios que vão romper a casca do ovo e penetrar o hospedeiro intermediário (caramujo, espécie Lymnaea), no caramujo se transformam em esporócitos, rédeas e cercárias, diferente do schistosoma as cercárias liberadas se prendem nas plantas aquáticas, vegetais. A contaminação ocorre ao ingerir o vegetal contaminado com cercárea. Essa cercárea vai ganhar a circulação sanguínea e “procurar” o fígado, do fígado parte desse material de ovos são depositados no intestino e será expelido.
 
12. Por que dizem que o exame de fezes na fasciolíase é inconclusivo quando apresenta positividade? 
Consumir apenas o verme não induz a doença, verme adulto pode ser ingerido pelo indivíduo e expelido nas fezes, exame de fezes nesse caso é inconclusivo, pois ele dará positivo para fasciolíase o que não é certo, pois o parasita já foi expulso, o exame sorológico é a melhor opção.
13. Quais as características que você encontra no Filo Platyhelminthes? Quais os gêneros mais importantes e o significado dos nomes destes gêneros. 
Características dos Platyhelminthes: Vermes Achatados, dorsoventral e afilados.
Os gêneros mais importantes são: Cestoda: Significa cintos/fitas e Trematoda: que significa furo ou fenda
14. A classe Cestoidea é formada por quais espécies? Quais as características do corpo dos componentes desta classe? 
Formada pelas espécies: taenia Solium, Taenia saginata, Echinococcus granulosus, Hymenolepis nana e H. diminuta
Característica: formato cintos/fitas, estrutura de fixação presença de ventosas e Rostelo e estróbilo
15. Quais as 3 características metabólicas dos indivíduos da classe Cestoidea? 
Anaeróbios facultativos, conseguem usar estoque de glicogênio, fazem glicogenólise, Absorvem nutrientes pela membrana.
16. Faça um resumo que contemple o ciclo da Taenia solium. 
O porco ingere alimentos contaminados e se infectam, a larva vai passar pelo estômago em forma de oncosfera no intuito de resistir ao ácido gástrico, ao chegar na musculatura é transformado em cisticerco. A estrutura de fixação (escólex do cisticerco) fica invertida (dentro do cisticerco) esperando o hospedeiro definitivo ingerir para se fixar. Quando chegar no intestino o que o faz jogar a parte da fixação para fora é a mudança do pH e o oxigênio que indicam que é a hora de se fixar, se fixam e começam a formar proglote.
17. Qual a principal doença secundária, associada à Taenia solium? Qual o nome do agente etiológico? 
Neurocisticercose, agente etiológico: Cysticercus Cellulosae
18. Quais os mecanismos de transmissão encontrados na teníase? 
Heteroinfecção (se alimentar de uma carne infectada por uma taenia que infectou outra pessoa), Autoinfecção externa (Já tem o ovo, coçar o ânus e colocar a mão na boca) e interna (ladraria humana, refluxos ou vômitos - ter a presença de cisticerco na porção inicial do intestino delgado e por tanto vomitar acaba fazendo com que esse material acabe voltando, sofre a ação do ácido gástrico (faz a liberação de cisticercos) e depois cai de novo no intestino prontos para virar um verme adulto)
19. Quais os quadros clínicos típicos da teníase? 
Náusea, Perda de peso, “dor de fome”, Diarreia, Prurido anal, Apendicite e obstrução intestinal, Cisticercose – Dor de cabeça, tontura, epilepsia, coma. Contaminado com a TEANIA SOLIUM.
20. Ao encontrarmos ovos de Taenia nas fezes de um paciente, é possível identificara espécie? Caso não seja possível, existe alguma maneira de fazer essa identificação? Justifique. 
Não, pois os ovos da solium e da saginata são iguais, mas existe uma forma de identificar o tipo de taenia que é através dos proglotes que possuem características distintas.
21. Cite 6 características do Filo Nemathelminthes que representam a chave evolutiva deste grupo. 
Presença de tubos digestivos (sistema digestivo completo), sistema nervoso presente,
Partenogênese ou hermafroditismo, Sistema reprodutor definido; Alta complexidade metabólica e
4 ecdises 
22. O que significa nematelminto? 
Nema = Cilindrico, filamentoso.
23. Classifique os nematoides de acordo com as características de ingestão e digestão. 
Ascaris e Enterobius- Helmintos que vivem no interior do aparelho digestivo e se nutrem de microrganismos e nutrientes presentes no meio; 
Ancylostoma, Necator - Helmintos que se alimentam da mucosa do tubo digestivo do hospedeiro, ou através dela, providos de cápsulas bucais; 
Trichuris - Helmintos que não possuem cápsula bucal, porém, penetram por histólise e se alimentam de linfa, sangue; 
Wuchereria bancrofti – elefantíase - Helmintos que habitam os tecidos e através de histólise, ingerem sangue, líquidos inflamatórios, linfa. 
24. Qual a principal característica relacionada à taxonomia da Classe Trichuroidea? Qual a maior característica atrelada à morfologia do verme adulto? 
É a sua cauda capilar. Verme adulto tem uma calda parecida com chicote.
25. Qual o quadro patológico de maior seriedade na Tricuríase? 
Prolapso retal.
26. Faça um resumo do ciclo do verme Ascaris lumbricoides. 
FASE 1 – Liberação dos ovos pela fêmea; (ovos férteis)
FASE 2 – Ingestão dos ovos contaminados (7 anos)
FASE 3 – Eclosão causada por fatores adversos (hipóxia)
FASE 4 – Invasão da mucosa intestinal (circulação - pulmão ou peritônio - fígado)
FASE 5 – Fase Pulmonar (Síndrome de Löeffler) (4 a 5 dias)
FASE 6 – Saída pela laringe e traqueia e deglutição.
FASE 7 – Implantação no intestino delgado.
27. Qual a tríade sintomática na ascaridíase? Quais os quadros patológicos associados? 
Durante a migração das larvas (Síndrome de Loeffler);
Quando os adultos estão no intestino;
Migrações e localizações anômalas.
Associado:
Desconforto abdominal, cólicas, náuseas, ranger de dentes 
Convulsões, meningites
Agravamento nutricional (ferro, cobalamina) – sugam nutrientes
Obstrução intestinal
28. Qual a melhor técnica para a detecção do Ascaris lumbricoides? 
EPF – Sedimentação espontânea; colocar as fezes em estrutura de cálice, bater as fezes, filtrar a fezes com gases e água destilada, deixar o material sedimentar, e ir acrescentando com água destilada até ficar claro, colocar no microscópico
29. Qual a relação entre o personagem de Monteiro Lobato, o “Jeca Tatu” e a parasitose? 
A relação é que o personagem sofre de uma doença parasitária, e por isso encontra-se apático, sem força para trabalhar, ou seja, reduz a sua produtividade, e pode acabar sendo incapaz para o trabalho, podendo vir a ser demitido.
30. Qual o principal quadro associado aos ansilostomídeos?
Amarelão = Anemia, porque eles esfoliam sangue. Se prendem a parede, ferem a parede da mucosa intestinal e sugam o sangue. Provocam anemia violentíssima.

Continue navegando