Buscar

soldagem a gás pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOLDAGEM E CORTE 
A GÁS
Componentes:
Allan Augusto
Diogo Fernando Fernandes Souza
Emília Oliveira Andrade
Jhenny Max Nascimento Alves
Rafael Ferreira de Oliveira
2
Definições 
-“A soldagem a gás oxicombustível (Oxy-Fuel Gas Welding –OFW) ou simplesmente a soldagem a gás, é um processo no qual a coalescência ou união dos metais é obtido pelo aquecimento destes até a fusão com uma chama de um gás combustível e oxigênio. O metal de adição se usado, também é fundido durante a operação”
- “O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro.”
Introdução
 O processo foi inicialmente introduzido na indústria em 1903 sendo amplamente usado por meio século. Como processo não requer eletricidade algumas vezes seu uso é indispensável, principalmente onde não existe eletricidade.
5
Fundamentos
Soldagem
O metal fundido e o metal de enchimento, se usado, se misturam numa poça comum e se solidificam ao se resfriar. 
 Uma vantagem deste processo é o controle que o soldador exerce sobre o calor e a temperatura, independente da adição de metal. 
O tamanho do cordão, a forma e a viscosidade da poça são também controlados no processo. 
 
 OFW é adequado para operações de conserto, para soldagem de tiras finas, tubos de variados diâmetros. 
 Soldar seções espessas, exceto para trabalho de conserto, não é economicamente viável quando comparada com outros processos disponíveis. 
. 
 O equipamento usado em OFW tem um custo baixo, é normalmente portátil e versátil o bastante para ser usado para uma variedade de operações, tais como dobramento, retificação, pré-aquecimento, pós-aquecimento, deposição superficial, brasagem e solda-brasagem.
Acessórios de corte, bicos para multichama e uma variedade de acessórios para aplicações especiais aumentam a versatilidade do equipamento. 
Outros gases como propano, gás natural, propileno e gases baseados nestes, oferecem temperaturas de chama suficientemente altas, mas exibem baixas taxas de propagação de chama em relação ao acetileno. 
Neste caso as chamas finais são excessivamente oxidantes pelas proporções de oxigênio/gás combustível que são altas o suficiente para gerar taxas de transferência de calor utilizáveis. 
Corte
O processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição. Neste instante aplica-se um jato de oxigênio puro nesta área provocando a formação de óxidos líquidos do metal. A velocidade mecânica do jato de oxigênio puro promove a remoção do metal líquido separando assim a base metálica em duas partes.
Este processo é baseado na oxidação com oxigênio, metais com baixa reatividade ao oxigênio não podem ser manipulados por este processo.
É amplamente aplicado a todos os aços. Entretanto não pode ser aplicado a outros metais não oxidantes como cobre, latão, alumínio, aço inoxidável, etc.
São equipamentos relativamente simples e de baixo custo.
Com acessórios corretos, é possível realizar cortes em aços baixa, média e alta liga de espessuras variando de 3 a 1800 mm.
 Possibilita que seja feito manual ou automatizado.
Equipamentos
O conjunto basicamente é constituído por cilindros de oxigênio e gás combustível, reguladores de pressão, mangueiras e maçarico.
Cilindros- individuais de Oxigênio e Acetileno fornecem uma fonte adequada de gás para soldagem e maçaricos de corte que consomem uma quantidade limitada de gás. Carrinhos são usados extensivamente para fornecer um suporte conveniente e seguro para os cilindros. Os gases são transportados facilmente por este meio. Havendo necessidade de altas taxas de fluxo de gás, particularmente para operações contínuas em longos períodos de tempo, pode se contar com uma unidade estacionaria para suprir tal necessidade, geralmente em grandes instalações, onde são distribuídas por tubulações até os locais de uso.
Reguladores de pressão- Reguladores são redutores de pressão ajustáveis, projetados para operar automaticamente depois de um ajuste inicial. Possuem 1 ou 2 manômetros, indicando pressão interna do cilindro e pressão de saída para o equipamento. 
Mangueiras- São resistentes a altas pressões e a agressividade do ambiente, geralmente de cores diferentes para evitar montagem errada, adotando vermelha para o gás combustível e verde para o oxigênio. 
 Maçarico solda- consiste de um punho, um misturador e um bico montado. Ele fornece um meio de controle independente do fluxo de cada gás, um método de conectar uma variedade de bicos ou outros aparatos a punhos convenientes e possibilita o controle dos movimentos da chama. 
Maçarico de corte- Mistura o gás combustível com o Oxigênio de aquecimento, na proporção correta para a chama, além de produzir um jato de Oxigênio de alta velocidade para o corte. Este equipamento se consiste de uma série de tubos de gás e válvulas de controle de fluxo dos gases Oxigênio e combustível. 
CONDOR. OXISOLDA. Disponível em: <http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/oxicorte.cfm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
BRACARENSE, Alexandre Queiroz. Processo de Soldagem com Chama Oxi-gás - OFW. 2000. Disponível em: <http://docente.ifsc.edu.br/julio.silveira/MaterialDidatico/Soldagem>. Acesso em: 20 nov. 2017.
MARQUES, Paulo Villani; MODONESI, Paulo José; BRACARENSE, Alexandre Queiroz. SOLDAGEM FUNDAMNETOS E TECNOLOGIAS. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2011. 362 p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais