Buscar

Homem Cultura e Sociedade

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 
PASSO FUNDO
Maio 2017
Atividade Discursiva
 Os indivíduos compartilham os mesmos anseios quando têm algum elemento de identificação entre si, ou algum fator objetivo que fundamente a expressão de sentimentos idênticos. E, na história moderna, esse elemento tem sido o Estado, na medida em que este, ainda hoje, ostenta as condições mais concretas de realização do sentimento nacional. Contudo, [...], extinguindo-se a figura do Estado como elemento promotor de uma identidade entre indivíduos, não se deve suprimir necessariamente o sentimento nacional, passando este, talvez, a expressar-se de outras formas”. 
 A globalização tem por fundamento a redução do poder dos Estados nacionais e fortalecimento dos órgãos supranacionais, entre os quais estão os mercados comuns continentais e organismos como Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. No entanto, o Estado é importante instrumento na produção e manutenção das identidades nacionais, que são fundamentais para a promoção da integração interna dos países.
 Compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.
 A identidade nacional acaba sendo afetada pelos brasileiros destruindo nossa diversidade cultural. A décadas pobres, negros, indígenas e mulheres sofrem preconceitos e descriminação, precisando de mecanismos de compensação, como as políticas afirmativas, para que possam ter acesso a trabalho e educação, lutando cotidianamente para reverter uma cultura etnocêntrica, na qual raça, gênero e classe ainda são fatores de descriminação. A Globalização econômica causou uma relação na qual o Estado fica atrelado às relações internacionais e a outros países para administrar e tomar decisões. Globalização cultural é o meio no qual acontecem intercambio, cultura de vários países, misturas de raças, isto é troca de pessoas de um pais para o outro.
Referências bibliográficas
PLT; Homem cultura e sociedade 
As Origens da Globalização da Economia - Série Entender o Mundo
   Autor: Adda, Jacques
Editora: manole

Continue navegando