Buscar

prova objetiva de etica

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Disciplina(s): 
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Questão 1/10
Introduzido na década de 1970, na literatura de negócios pelo Instituto de Pesquisas de Stanford (EUA), stakeholder é o termo que usamos para definir os grupo de indivíduos que pode afetar, ou ser afetado, por uma organização ao realizar seus objetivos. Os stakeholders identificam-se com os interesses de uma organização, na medida em que esta se identifica com os seus interesses. Com base nesta discussão analise os exemplos a seguir: 
I. Entidades de crédito.
II. Fornecedores.
III. Clientes.
IV. Cultura.
V. Atividades sociais.
VI. Grupos de apoio à empresa.
VII. Meios de comunicação.
VIII. Meio Ambiente.
IX. Comunidades locais.
X. Distribuidores.
XI. Concorrentes.
XII. Trabalhadores.
XIII. Esporte.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual(is) do(s) exemplo(s) anterior(es) pode(m) ser considerado(s) stakeholder(s).
	
	A
	Apenas I, III, V, VII, IX, XI.
	
	B
	Apenas I, II, III, V, VI, VII, IX, X, XI, XII.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, 85) podem ser considerados stakeholders os seguintes exemplos: entidades de crédito, fornecedores, clientes, governos estrangeiros, atividades sociais, grupos de apoio à empresa, meios de comunicação, atividades sociais, comunidades locais, distribuidores, concorrentes, trabalhadores e acionista.
	
	C
	Apenas II, IV, VI, VIII, X, XII.
	
	D
	Apenas I, II, IV, V, IX, X.
Questão 2/10
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir. 
“Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.”
	
	A
	Administrador profissional.
	
	B
	Líder transformador.
	
	C
	Líder manipulador.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p. 115) para o líder manipulador os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.
	
	D
	Administrador burocrático.
Questão 3/10
Leia atentamente o texto a seguir.
 
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, os quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana. Algumas das teses de Martinho Lutero são expostas em sequência.
 
1a tese – Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos..., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
7a tese – Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.
40a tese – O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.
95a tese – E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.
 
Após a leitura do texto, considere as seguintes informações.
 
Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido formuladas para explicar o comportamento ético do ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. De forma simplificada e didática, é possível dividi-las, em função de suas motivações básicas, em:
 
Ética das virtudes.
Ética religiosa.
Ética do dever.
Finalismo.
Utilitarismo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem ética implícita ao discurso de Martinho Lutero.
	
	A
	Ética do dever.
	
	B
	Ética das virtudes.
	
	C
	Finalismo.
	
	D
	Ética religiosa.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.40) á ética religiosa é uma ética delimitada por parâmetros (princípios, regras) religiosos: os mandamentos de Deus têm um caráter de imperativos supremos. Na concepção cristã, o ato de matar ou de roubar, por exemplo, não se justificariam, pois seriam contrários aos mandamentos bíblicos universais, que devem ser obedecidos. A ética cristã é um bom exemplo do que seria uma ética religiosa, visto que apregoa a obediência aos deveres religiosos.
Questão 4/10
Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido formuladas para explicar o comportamento ético do ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. De forma simplificada e didática, é possível dividi-las, em função de suas motivações básicas, em: ética das virtudes, ética religiosa, ética do dever, finalismo e utilitarismo. Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética que corresponde ao trecho a seguir.
“Localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age.”
	
	A
	Ética das virtudes.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.33-44), a ÉTICA DAS VIRTUDES localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age; a ÉTICA RELIGIOSA é uma ética delimitada por parâmetros religiosos; a ÉTICA DO DEVER considera que o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, por meio do uso da sua razão, da necessidade obrigatória de obedecer a certas regras, ou imperativos categóricos; o FINALISMO assevera que para se determinar o rumo correto de uma ação, primeiramente deve-se escolher um fim apropriado e depois decidir sobre o meio apropriado para alcança-lo; e, o UTILITARISMO vê o bom como aquilo que é útil para a maioria, tornando-se assim uma espécie de altruísmo ético, sempre admitindo a possibilidade do sacrifício individual a favor da coletividade.
	
	B
	Ética religiosa.
	
	C
	Ética do dever.
	
	D
	Finalismo.
Questão 5/10
Uma organização, seja de que tipo for, é sempre uma comunidade humana e, dessa forma, sujeita a todos os fatores que emergem na interação entre pessoas. Neste sentido, assinale a alternativa que indica a definição correta de cultura organizacional.
	
	A
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas, mas não assimiladas pelos seus membros.
	
	B
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.70) cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
	
	C
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades não construídas socialmente, mas assimiladas pelos seus membros.
	
	D
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades que não são construídas socialmente e que não são assimiladas pelos seus membros.
Questão 6/10
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento e que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2013), para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber: corporação amoral,corporação legalista, corporação receptiva, corporação ética que aflora e a corporação ética. Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir.  
“Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.66-69) a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais; a corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduto que mais se parecem a produtos de departamentos legais, nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais; a corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética; a corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação; e, a corporação ética equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, e engloba problemas éticos na educação, dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
Questão 7/10
Em artigo publicado na revista Exame, Clauss Möller, citado por Alencastro (2013), faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa e as aponta como fundamentais para o sucesso em qualquer carreira. 
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a virtude da lealdade.
	
	A
	Está relacionada à pessoa que possui preocupação com os resultados da equipe. Esta pessoa terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da empresa e de seus clientes, dentro e fora da organização.
	
	B
	Trata-se do estabelecimento do compromisso de iniciar, complementar e implementar um projeto.
	
	C
	É sinônimo de obediência cega, ou seja, significa agir com a convicção de que o comportamento desempenhando não vai promover os legítimos interesses da organização.
	
	D
	Uma pessoa com esta característica se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.107) um funcionário leal alegra-se quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Questão 8/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
A criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Socionomia
	
	D
	Autonomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
Questão 9/10
Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas. Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado. Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir. 
“É aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.”
	
	A
	Administrador profissional.
	
	B
	Líder transformador.
	
	C
	Líder manipulador.
	
	D
	Administrador burocrático.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p. 115) o administrador burocrático é aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.
Questão 10/10
Quanto mais alto o executivo está na hierarquia da empresa, mais ético deve ser o seu comportamento. O presidente de uma organização é o espelho dos valores que ela preserva. Ele é o exemplo para todos na organização e sua conduta deverá estar acima de qualquer suspeita para que sua reputação e, consequentemente, da empresa, não sofram desgastes. A partir dessa discussão, muitos autores consideram que líder e chefe são conceitos diferentes. 
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de chefe.
	
	A
	Não se contenta com tarefas.
	
	B
	Consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento.
	
	C
	É todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.
	
	D
	Se contenta com tarefas.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.108) o chefe se contenta com tarefas enquanto que o líder consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento. Líder é todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.
Conheça o novo AVA 
Voltar 
MATRIZ - Ética Responsabilidade Social e Sustentabilidade -05/10 a 30/10/2015
(Versão para impressão)
LUCIDALVA SILVA DE VASCONCELOS - RU: 1240953 
Nota: 80 
PROTOCOLO: 201510201240953520217
Disciplina(s): 
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
	Data de início: 
	20/10/2015 20:23 
	Prazo máximo entrega:
	20/10/2015 21:23 
	Data de entrega:
	20/10/2015 20:50 
Questão 1/10
Introduzido na década de 1970, na literatura de negócios pelo Instituto de Pesquisas de Stanford (EUA), stakeholder é o termo que usamos para definir os grupo de indivíduos que pode afetar, ou ser afetado, por uma organização ao realizar seus objetivos. Os stakeholders identificam-se com os interesses de uma organização, na medida em que esta se identifica com os seus interesses. Com base nesta discussão analise os exemplos a seguir: 
I. Entidades de crédito.
II. Fornecedores.
III. Clientes.
IV. Cultura.
V. Atividades sociais.
VI. Grupos de apoio à empresa.
VII. Meios de comunicação.
VIII.Meio Ambiente.
IX. Comunidades locais.
X. Distribuidores.
XI. Concorrentes.
XII. Trabalhadores.
XIII. Esporte.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual(is) do(s) exemplo(s) anterior(es) pode(m) ser considerado(s) stakeholder(s).
	
	A
	Apenas I, III, V, VII, IX, XI.
	
	B
	Apenas I, II, III, V, VI, VII, IX, X, XI, XII.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, 85) podem ser considerados stakeholders os seguintes exemplos: entidades de crédito, fornecedores, clientes, governos estrangeiros, atividades sociais, grupos de apoio à empresa, meios de comunicação, atividades sociais, comunidades locais, distribuidores, concorrentes, trabalhadores e acionista.
	
	C
	Apenas II, IV, VI, VIII, X, XII.
	
	D
	Apenas I, II, IV, V, IX, X.
Questão 2/10
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir. 
“Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.”
	
	A
	Administrador profissional.
	
	B
	Líder transformador.
	
	C
	Líder manipulador.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p. 115) para o líder manipulador os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.
	
	D
	Administrador burocrático.
Questão 3/10
Leia atentamente o texto a seguir.
 
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, os quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana. Algumas das teses de Martinho Lutero são expostas em sequência.
 
1a tese – Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos..., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
7a tese – Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.
40a tese – O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.
95a tese – E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.
 
Após a leitura do texto, considere as seguintes informações.
 
Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido formuladas para explicar o comportamento ético do ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. De forma simplificada e didática, é possível dividi-las, em função de suas motivações básicas, em:
 
Ética das virtudes.
Ética religiosa.
Ética do dever.
Finalismo.
Utilitarismo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem ética implícita ao discurso de Martinho Lutero.
	
	A
	Ética do dever.
	
	B
	Ética das virtudes.
	
	C
	Finalismo.
	
	D
	Ética religiosa.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.40) á ética religiosa é uma ética delimitada por parâmetros (princípios, regras) religiosos: os mandamentos de Deus têm um caráter de imperativos supremos. Na concepção cristã, o ato de matar ou de roubar, por exemplo, não se justificariam, pois seriam contrários aos mandamentos bíblicos universais, que devem ser obedecidos. A ética cristã é um bom exemplo do que seria uma ética religiosa, visto que apregoa a obediência aos deveres religiosos.
Questão 4/10
Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido formuladas para explicar o comportamento ético do ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. De forma simplificada e didática, é possível dividi-las, em função de suas motivações básicas, em: ética das virtudes, ética religiosa, ética do dever, finalismo e utilitarismo. Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética que corresponde ao trecho a seguir.
“Localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age.”
	
	A
	Ética das virtudes.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.33-44), a ÉTICA DAS VIRTUDES localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age; a ÉTICA RELIGIOSA é uma ética delimitada por parâmetros religiosos; a ÉTICA DO DEVER considera que o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, por meio do uso da sua razão, da necessidade obrigatória de obedecer a certas regras, ou imperativos categóricos; o FINALISMO assevera que para se determinar o rumo correto de uma ação, primeiramente deve-se escolher um fim apropriado e depois decidir sobre o meio apropriado para alcança-lo; e, o UTILITARISMO vê o bom como aquilo que é útil para a maioria, tornando-se assim uma espécie de altruísmo ético, sempre admitindo a possibilidade do sacrifício individual a favor da coletividade.
	
	B
	Ética religiosa.
	
	C
	Ética do dever.
	
	D
	Finalismo.
Questão 5/10
Uma organização, seja de que tipo for, é sempre uma comunidade humana e, dessa forma, sujeita a todos os fatores que emergem na interação entre pessoas. Neste sentido, assinale a alternativa que indica a definição correta de cultura organizacional.
	
	A
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas, mas não assimiladas pelos seus membros.
	
	B
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.70) cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
	
	C
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades não construídas socialmente, mas assimiladas pelos seus membros.
	
	D
	O conjunto de hábitos, crenças e realidades que não são construídas socialmente e que não são assimiladas pelos seus membros.
Questão 6/10
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento e que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2013), para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber: corporação amoral, corporação legalista, corporação receptiva, corporação ética que aflora e a corporação ética. Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir.  
“Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.66-69) a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais; a corporaçãolegalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduto que mais se parecem a produtos de departamentos legais, nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais; a corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética; a corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação; e, a corporação ética equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, e engloba problemas éticos na educação, dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
Questão 7/10
Em artigo publicado na revista Exame, Clauss Möller, citado por Alencastro (2013), faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa e as aponta como fundamentais para o sucesso em qualquer carreira. 
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a virtude da lealdade.
	
	A
	Está relacionada à pessoa que possui preocupação com os resultados da equipe. Esta pessoa terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da empresa e de seus clientes, dentro e fora da organização.
	
	B
	Trata-se do estabelecimento do compromisso de iniciar, complementar e implementar um projeto.
	
	C
	É sinônimo de obediência cega, ou seja, significa agir com a convicção de que o comportamento desempenhando não vai promover os legítimos interesses da organização.
	
	D
	Uma pessoa com esta característica se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.107) um funcionário leal alegra-se quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Questão 8/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
A criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Socionomia
	
	D
	Autonomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
Questão 9/10
Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas. Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado. Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir. 
“É aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.”
	
	A
	Administrador profissional.
	
	B
	Líder transformador.
	
	C
	Líder manipulador.
	
	D
	Administrador burocrático.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p. 115) o administrador burocrático é aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.
Questão 10/10
Quanto mais alto o executivo está na hierarquia da empresa, mais ético deve ser o seu comportamento. O presidente de uma organização é o espelho dos valores que ela preserva. Ele é o exemplo para todos na organização e sua conduta deverá estar acima de qualquer suspeita para que sua reputação e, consequentemente, da empresa, não sofram desgastes. A partir dessa discussão, muitos autores consideram que líder e chefe são conceitos diferentes. 
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de chefe.
	
	A
	Não se contenta com tarefas.
	
	B
	Consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento.
	
	C
	É todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.
	
	D
	
Se contenta com tarefas.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.108) o chefe se contenta com tarefas enquanto que o líder consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento. Líder é todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.

Continue navegando