Buscar

O que é Gestão Ambiental? O Que é Produção mais limpa? Aplicação em escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade em Grupo – Gestão Ambiental
Professor Marcelo
Integrantes: 
	Filipy Rodrigues
	Débora Leite
	João Paulo
	Pablo Lucas
1ª - O que é Gestão Ambiental? O que é produção mais limpa?
A Gestão Ambiental é o gerenciamento de atividades econômicas de forma sustentável que utiliza métodos que buscam diminuir ou atenuar a degradação do meio ambiente onde essas atividades estão inseridas. O objetivo da Gestão Ambiental é a utilização de recursos de forma coerente e sustentável, emprego do reuso e reciclagem de resíduos, a conscientização sobre biodiversidade e sua manutenção, treinamento e capacitação das pessoas envolvidas nos processos que visam a sustentabilidade ambiental e a busca por não poluição. 
Produção Mais Limpa é a utilização de estratégias econômicas, tecnológicas e ambientais que quando interligadas oferecem processos e produtos com eficiência no uso de matérias-primas, fontes de energia e água na sua execução/produção, buscando sempre não gerar resíduos ou em casos que isso não é possível, a utilização da reciclagem para diminuir o impacto ambiental. Os reflexos da Produção Mais Limpa são o surgimento das inovações tecnológicas para que esses métodos possam acontecer, o desenvolvimento econômico e competitivos de empresas que oferecem soluções na área e a diminuição ou anulação dos impactos ambientais das atividades econômicas das empresas “limpas”. São utilizados vários métodos de estratégias para a Produção Mais limpa:
A priorização destas metas é definida em cada empresa através de uma análise realizada por profissionais levando em conta políticas internas e fatores econômicos, entretanto, fatores ambientais são prioridade e os aspectos econômicos tornam-se consequência.
2ª - Quais fatores interferem positivamente para a prática dessas ações em uma empresa?
Segundo informações passadas pelo SENAI em 2003, a utilização do método de Produção Mais Limpa, oferece benefícios ambientais as empresas que a utilizam. Eliminação de rejeitos, controle da emissão de gases poluentes, melhoria nas atividades exercidas pelos trabalhadores da empresa beneficiando sua saúde. Além do mais, durante o processo de implantação é necessário a realização de estudos aprofundados sobre as atividades exercidas pela empresa, trazendo um completo entendimento sobre o sistema de gerenciamento, buscando a otimização de recursos e processos, diminuindo assim o custo para se alcançar o produto final.
3ª - Como um centro educacional pode se adequar para a aplicação destas práticas?
Separando o lixo adequadamente e desenvolvendo políticas de reciclagem, utilizando papel reciclado em vez de papel convencional, implantando painéis solares para a captação de energia e usando-a na instituição, utilização de lâmpadas LED para redução do consumo de energia, a implantação de sistemas de condicionamento de ar alternativos visando a redução do consumo de energia, captação de água rejeitada para a utilização em outros fins e etc.
4ª - Considerando os três níveis básicos da Produção Mais Limpa, elabore ações relacionadas à água/energia e a resíduos para incorporar no centro educacional.
Poderíamos utilizar sistemas para que a agua que fosse descartada pelos aparelhos de ar condicionado fosse coletada e utilizada em vasos sanitários e limpeza das dependências da instituição. Poderíamos também instalar sensores de presença em salas de aula, corredores e banheiros para que as luzes só se acendam quando houver pessoas no local, possibilitando assim uma economia de energia, também deveria ser trocado todas as lâmpadas da instituição por lâmpadas de LED. O ajuste dos aparelhos de ar condicionado para uma temperatura mais agradável, para que as salas de aula não fiquem tão frias resultando em um consumo exagerado de energia. A instalação de painéis solares e banco de baterias para a utilização de energia solar. Fazendo esses passos que são acessíveis, buscaríamos assim a redução na fonte, a reciclagem interna, a minimização de resíduos e emissões, e a reutilização de resíduos.

Outros materiais