Buscar

Geometria analitica

Prévia do material em texto

O futebol é um assunto comum no nosso dia a dia e muitos não imaginam o quanto promove a explicação de boa parte da geometria analítica. Podemos imaginar o campo de futebol como um plano cartesiano com seus pontos, mas pensando logicamente no que acontece em uma partida de futebol. Fica claro que quando há a cobrança de uma falta próximo à grande área, existe uma distância entre dois pontos, o goleiro (quem pretende fazer a defesa) e o cobrador da falta (quem tentará fazer o gol). Essa distância, mesmo não sendo conhecida, pode ser calculada. Supondo que a trajetória dessa bola seja uma reta e que as traves do gol formem um plano imaginário no momento que essa bola entra no gol, logo temos a trajetória cruzando o plano do gol em apenas um ponto, assim, nos mostrando a definição de reta secante a um plano. Como o campo de futebol pode ser imaginado como um plano cartesiano e, por meio de cálculos envolvendo coordenadas, é possível determinar distâncias entre pontos. Mas uma definição de retas paralelas, o travessão, que é situado de um lado e do outro do campo. Esse travessão pode ser considerado uma reta paralela ao plano, pois se prolongássemos esse travessão infinitamente ele nunca tocaria no plano do campo de futebol. Para melhor observar a geometria analítica no futebol há as linhas que ficam pintadas no gramado, podemos analisar que essas linhas, na verdade são retas contidas no plano do campo de futebol, ou seja, se prolongássemos infinitamente todas essas linhas e também o plano do campo, elas sempre estariam dentro dele. Um exemplo de dois planos paralelos é a rede retangular das travas onde a bola tem que entrar para poder fazer a grande festa do gol. Podemos perceber a parte de cima da rede paralela ao plano do chão, ou seja, se prolongarmos todos os lados dos dois planos, eles nunca irão se encontrar. Além disso, quando assistimos ao jogo de futebol pela TV podemos notar no entorno do campo de futebol as placas que mostra diversas propagandas , mas que aos olhos matemáticos percebemos que um plano é secante a outro quando a interseção entre eles for uma reta. Agora, se você prolongar as dimensões das placas e do campo, verá se cruzam formando uma reta. Portanto, com tantos exemplos que abrange a geometria analítica fica fácil identificar ângulos, planos, seguimentos, e assim podemos transformar um jogo de futebol em uma forma completa de aprendizagem.
as placas que envolvem o entorno do campo de futebol. Nelas temos as mais diversas propagandas expostas. Mas você já parou para perceber que elas formam um plano que é secante ao plano do chão?
Um plano é secante a outro quando a interseção entre eles for uma reta. Agora, se você prolongar as dimensões das placas e do campo, verá eles se cruzam formando uma reta.
Outro exemplo de planos secantes são os próprios planos do gol e do chão.

Continue navegando