Buscar

Medula Ossea (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fonte: www.bocatuacontece.com.br
Introdução 
 
 
	A interna do osso, conhecida popularmente como “tutano”, é nela que são produzidos os componentes do sangue. A doação de medula óssea é um procedimento simples, que consiste na retirada do material da pessoa saudável, para a realização do transplante no paciente com disfunção. Este processo pode ser realizado de duas maneiras, mas é o médico que irá escolher o procedimento mais adequado a ser realizado, também há casos em que é possível realizar a punção do líquido contido no cordão umbilical. No Brasil, as chances de se encontrar um doador compatível são raras, portanto, se aumentarmos o número de doadores, medula óssea é um liquido sanguinolento que ocupa a parte maiores serão as chances dos pacientes que aguardam por um transplante. Justifica-se a importância de se realizar a doação da medula óssea, uma vez que através da doação aumenta-se a expectativa de vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante.
 
							
 
CONCLUSÃO 
VITOR, Antonio¹; RODRIGUES, Eloy Raul da¹; CARDOSO, Ketley¹; CARVALHO, Tarcísio Amorim² 
 
CAMPANHA DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA 
 
 
	Diante a pesquisa feita nos artigos aprendeu-se que, a medula óssea que é encontrada dentro dos ossos é um tecido líquidogelatinoso que ocupa o interior dos ossos rica em células progenitoras hematopoiética, as formadoras das células do sangue. Quando há diagnóstico de Anemia Aplástica Grave e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode estar indicado. Diante deste diagnóstico que se torna necessária a doação de medula óssea. Quando o paciente tem um doador compatível na família é mais fácil. Quando não tem, busca-se na lista de doadores de medula óssea um doador que seja compatível para o transplante. Mesmo com todo esse trabalho, percebe-se que ainda muitas pessoas não tem consciência do que é medula óssea, doação de medula óssea e transplante. Para tanto, acredita-se necessário organizar campanhas de orientação em escolas, faculdades e centros de saúde, para que se conscientizem as pessoas que a doação de medula óssea é muito importante e pode salvar vidas. 
; OLIVEIRA-JÚNIOR, Itamar Souza. ANEMIA FALCIFORME: ENFOQUE EM ALVOS INFLAMATÓRIOS PELA XIURÉIA. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 3, n. 1, p. 1-10, 2016.
METODOLOGIA 
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS
CURSO DE BIOMEDICINA
OBJETIVOS
	Diante desse panoramas, foi traçados os objetivos do trabalho.
OBJETIVO GERAL. 
Transmitir de forma simplificada a importância da realização da doação de medula óssea.
OBJETIVO ESPECIFICO.
Buscar aprender mais sobre a doação da medula óssea e sobre as anemias.
Expor informações acerca da doação.
	Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, feita através de pesquisa em artigos científicos disponíveis nas bases de dados Google acadêmico e Bireme.
1- OSSEA, SERVIÇO DE TRANSPLANTE DE MEDÚLA. TRANSPLANTE DE MEDÚLA ÓSSEA E DE ONCO-HEMATOLOGIA DO COMPLEXO HC DA UFPR.
2- VIANA, Angelina Azevedo; OLIVEIRA-JUNIOR, Itamar Souza, ANEMIA FALCIFORME: ENFOQUE EM ALVOS INFLAMATÓRIOS PELA HIDROXIURÉIA. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. n. 1, p. 1-10, 2016. VIANA, Angelina Azevedo; OLIVEIRA-JÚNIOR, Itamar Souza. ANEMIA FALCENFOQINFLAMATÓRIOS PELA HIDRO VIANA, Angelina Azevedo
REFERÊNCIAS:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais