Buscar

Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O objetivo da educação bilíngue é que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico equivalente ao verificado na criança ouvinte e que possa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso às duas línguas: a LIBRAS e a língua portuguesa. Com base nas políticas linguísticas e educacionais, discorra sobre a) a importância do ensino de português para surdos; b) a importância de os professores terem fluência em LIBRAS; c) a importância do ensino de LIBRAS para alunos ouvintes:
(1,5) Resposta: a) A língua Portuguesa, mesmo sendo l2, para os surdos, tem sua importância no desenvolvimento da criança, não só como cidadão brasileiro, mas para entender as outras ciências (disciplinas) que são ministradas em português. Por isso a importância de saber escrever e ler em português. b). Para facilitar a integração do aluno com surdez com os demais alunos surdos, e facilitar o desenvolvimento deste aluno na disciplina ministrada. c) O ensino de LIBRAS para o aluno ouvinte tem sua importância em facilitar a comunicação entre o aluno ouvinte e o aluno surdo e facilitar a interação, ou melhor, a inclusão do aluno surdo com o ouvinte.
Gabarito: O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros tem o direito de utilizar e aprender essa língua, importa para o exercício de sua cidadania. Será a partir do conhecimento da estrutura gramatical da LIBRAS, das identidades surdas e da cultura surda que o professor voltado para a educação de surdos poderá analisar e refletir a respeito do processo de aquisição da língua portuguesa para surdos. As escolas devem oferecer ensino da LIBRAS como segunda língua para os alunos ouvintes, como meio e o fim da interação social, cultural entre surdos e ouvintes.
2. Discorra sobre a importância da LIBRAS como fator de interação social e comunicacional para os surdos, sob as perspectivas linguísticas aplicadas à LIBRAS estudadas na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão:
(1,5) Resposta: A LIBRAS tem importância no fator social e comunicacional devido a facilidade que desenvolve no surdo de interagir e se comunicar com a família, amigos, escola, trabalho, enfim com o mundo a sua volta. A LIBRAS dá condições ao surdo de se comunicar e interagir, de entender e ser entendido, de aprender e ensinar, de viver como qualquer outra pessoa, tendo sua capacidade e habilidades respeitadas
Gabarito: A LIBRAS além de um sistema complexo de regras gramaticais também é uma atividade social usada para realizar ações através da interação social e cognitiva entre os falantes. Deve-se considerar as situações contextuais de interlocução que se realiza a interação linguística e a influência de diversas outros aspectos presentes.
3. "Os surdos, portanto, formam uma organização social autêntica, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural." (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). Nesse texto, a autora afirma que:
( ) A identidade surda passa por processos comuns a outros grupos, mas como os surdos são minorias, o assunto não é tão abordado.
( ) A rejeição a identidade surda é comum e de certa forma compreensível.
( ) A identidade surda considera que os sujeitos surdos devem se comunicar através da leitura labial e viverem sob a ótica da deficiência.
(x) A identidade surda é o que confere ao sujeito surdo a sua legitimidade, o que constitui seus traços psicossociais, de um singular-coletivo, sobretudo, o entrelaçamento cultural a partir da LIBRAS.
( ) A identidade do deficiente auditivo, também com surdez congênita ou adquirida, se diferencia por negar a língua de sinais, segue um modelo cultural ouvintista (sofre influência da família e médicos, seu modelo social é a pessoa ouvinte).
4. Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira é verdadeiro afirmar que:
( ) Ponto de Articulação refere-se a configuração de mãos
(x) Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação corpo e ao espaço neutro
( ) Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido com expressões faciais
( ) Ponto de Articulação refere-se ao sinal datilológico
( ) Ponto de Articulação refere-se ao movimento que o sinal tem
5. Numa PERSPECTIVA DE POLITICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO a relação de legítimo X legítimo entre as PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, pressupõe:
( ) Que a pessoa com deficiência não consegue conviver na sociedade é com pessoas sem deficiência.
( ) Que todas as pessoas com deficiência possui limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
( ) Que todos as pessoas com deficiência e sem deficiência devem manter um distanciamento social , quando possuem alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
( ) Que o especial DA Educação e na sociedade é sempre o aluno/cidadão COM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
(x) Que o especial DA Educação e na sociedade é qualquer aluno/cidadão COM ou SEM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
6. As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma:
(x) Como uma diferença humana que precisa ter caráter linguístico
( ) Como uma característica que torna o indivíduo especial neste mundo
( ) Como uma diferença que precisa ser tratada por meio de terapia
( ) Como uma incapacidade humana que causa a mudez
( ) Como uma deficiência que precisa ser tratada e curada
7. Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
(x) É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
( ) Não é universal nem homogênea, tendo sido padronizada através de um sistema de escrita própria.
( ) Não é universal, é heterogênea, apresentando variações de acordo com região, idade, sexo, etc. Sua padronização se dá através de empréstimo do sistema de escrita Braille.
( ) É heterogênea, não universal, apresenta nenhuma variação linguística. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting.
( ) Não é universal, apresenta um caráter homogêneo, não passando por nenhum processo de padronização.
8. Na LIBRAS não há desinências temporais nas formas verbais, os verbos ficam na frase quase sempre no infinitivo. Os advérbios de tempo determinam se ação ocorre no passado, no presente ou no futuro. Marque a ÚNICA opção em que todas as palavras são advérbios de tempo.
( ) Amanhã, jamais, ele, hoje
( ) Agora, porque, hoje, amanhã
( ) Hoje, como, agora, amanhã
(x) Ontem, hoje, amanhã, agora
( ) Apenas, senão, ali, certo
9. Sendo a LIBRAS uma língua visual, no qual o locutor utiliza de sinais para comunicar suas intenções discursivas às vezes objetivos. Desse modo, a transmissão de informações descritivas de determinados objetos ocorrem através de:
( ) Utilizando sinais do cotidiano do público alvo
( ) Utilizando sinais gramaticais tão complexo quanto a fala do locutor
( ) Utilizando recursos de imagens
( ) Buscando usar sinais icônicos apenas
(x) Classificadores, usando recursos corporais e relações gramaticais
10. Em LIBRAS algumas palavras como, por exemplo, nomes próprios, de ruas, de cidades, etc. não são expressos através de sinais. Assinale a alternativa que indica a forma correta utilizada para expressá-las:
(x) Datilologia
( ) Datilografia
( ) Alfabeto visual
( ) Digitação.( ) Datilografia visual

Outros materiais