Buscar

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina: Teoria do Desenvolvimento Organizacional
 Tutor: Prof. André Luiz Esteves
Local : Rio de Janeiro
Ano: 2017
Estudo de Caso :
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Cirque Du Soleil
REFERÊNCIA: Thomas j.Delong, Vineeta Viajayaraghavan. Cirque Du Soleil. Case 405-P01, Harvard School, 06 de Abril de 2006.
O estudo apresentado relata a trajetória do circo mais famoso do mundo: o Cirque du Soleil, que completou 30 anos de existência em 2014, a companhia teve início em Montreal. Foi fundada em Baie-Sant Paul localizado em Quebec, Canadá em 1984 por uma trupe de artistas de rua conhecida como “Le Club dels Talons Hauts”(O Clube dos Saltos Altos), que já havia criado o primeiro festival para artistas de rua em uma cidadezinha perto de Quebec City. Guy Laliberté, ex-músico e engolidor e fogo, foi um dos primeiros membros que ainda permaneciam na ativa no Cirque du Soleil, ele é o atual presidente e CEO.
No início, o Cirque du Soleil viajava com um espetáculo por vez.O Cirque deu os seus primeiros passos como um circo sem animais, no Canadá, com apenas 73 pessoas e uma idéia fixa, fazer sempre o que ninguém faz. Unia artistas de rua, palhaços, acrobatas e ginastas para criar e apresentar espetáculos teatrais e de dança. No período entre 1990 e 2000, o crescimento foi fenomenal. O show que contava com 73 artistas em 1984, saltou par amais de 3.000 empregados, espalhou-se em mais de 40 países com até 15 espetáculos apresentados simultaneamente.
Entre 1987 e 1988 aconteceu a “rebelião dos artistas” onde muito começaram a questionar a diretoria, estavam fazendo o melhor para eles e ainda utilizavam a essência original da idéia.Foram muitos esforços para superar essas adversidades e vencer as barreiras.
Durante a maior parte da existência do Cirque dos homens dividiram igualmente a sua propriedade e administração: Laliberté que era responsável pela maior parte da produção criativa da companhia e Daniel Gautier, pela administração, especialmente parcerias externas e financiamento. E 1998, a companhia foi avaliada em US$ 800 milhões pela revista Canadian Business Magazine, quando Laliberté comprou a metade de Gautier.
O Cirque mudou o modo como os circos eram apresentados. Ao longo do tempo, o circo deixou de ser uma atração interessante, pois não haviam motivos que levassem o público a emocionar-se, por tornar-se repetitivo em toda e qualquer apresentação. O Cirque surgiu com uma proposta inovadora, pautada em seus valores de inovação e criatividade, garantindo a aplicabilidade de sua missão de “Invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”.
Apesar da trupe, estar sempre em turnê pelo mundo, o Cirque conta com uma sede, onde trabalham aproximadamente 2.000 pessoas, composta por salas de treinamento acrobático e artístico, e ateliês para a confecção de vestuário e da cenografia.
Para mexer com a imaginação, os sentidos e emoções das pessoas, o Cirque investe na diversidade cultura, que vêm de todo os lugares e são respeitados e aceitos com suas diferenças, para a maximização do desempenho. Esse diferencial faz com que a gestão de pessoas do Cirque seja um enorme desafio. No Cirque, a seleção dos artistas é baseado em 5 atributos essenciais: paixão, responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e criatividade. A seleção dos artistas requer um alto nível de dedicação, pois a trupe é formada por diversas nacionalidades, incluindo crianças, artistas de circo, ginastas e acrobatas.
Em 1990, o Cirque conseguiu patrocinar sua primeira produção europeia e, em 1992, apresentou-se na Ásia pela primeira vez.Richard Oberacker, que atualmente dirige a turnê de “Dralion” pela América do norte.
Em 1999, a divisão multimídia do Cirque, Cirque du Soleil Images, lançou seu primeiro filme, “Alegría”, baseado no espetáculo homônimo e seu primeiro especial de TV: “Cirque du Soleil Presents Quidam”.No ano 2000, o Cirque du Soleil criou uma produção cinematográfica em formato grande(IMAX),”Journey of Man”(A Jornada do Homem(, distribuída pela Sony Pictures Classics. Em dezembro de 1998, o Cirque abriu sua primeira loja em seu novo cinema permanente na propriedade do Walt Disney World Resort, na Flórida.
O regente Oberacker viera da Broadway e, para ele, o produto do Cirque era menos impressionante dada sua exposição anterior a figurinos, iluminação e dança altamente criativos.Para ele, “o que o Cirque faz é, em parte, juntar tudo. Oberacker interessou-se pelo Cirque pela primeira vez quando viu ”Mystére” em las Vegas e diz que a experiência foi tão forte que o fez chorar. “ O Cirque é como um filme incrivelmente bem-feito, é forte e emocionante.Ele havia sido membro do sindicato que defendia músicos e atores na Brodway, então teve de se acostumar com o Cirque.
Gonzalo Muños chegou ao Cirque vindo do mundo a arte cômica dos palhaços. Cresceu e estudou teatro na Colômbia e, mais tarde, na França, antes de entrar para a famosa escola para palhaços e mímicos em paris, a Le Coq. Na verdade, ele não gostou do papel dos palhaços no espetáculo, mas tinha grande respeito por um dos artistas que faziam o papel de palhaço, e foi para trabalhar com esse artista que ele aceitou o emprego no Cirque. Ele afirma que: O Cirque se esforça para manter os artistas felizes.
Cantin, diretora de elenco do Cirque, diz que era um desafio constante encontrar os artistas certos, quando contratava artistas de países diferentes, Cantin levava em consideração suas necessidades não-artísticas.
Bernard Petiot treinava ginastas e equipes olímpicas no Canadá antes de juntar-se ao Cirque. Criou programas genéricos de quatro meses para treinar 40 atletas por vez, “Tenho de garantir todo um ambiente de suporte ao aprendiz” ele diz. Ele trabalhava em conjunto com os diretores artísticos. Ele diz: “Os diretores dizem como querem o espetáculo e nós tentamos criar um plano para as acrobacias, tentamos mais de uma vez. Pensei que conhecia o significado de brainstorming antes de vir para cá, mas não tinha a mínima ideia.
A companhia é um empreendimento que valoriza seus colaboradores, de modo a estar sempre aberta a novos talentos, pessoas especializadas em modalidades variadas e profissionais altamente capacitados, para fazerem parte de sua trupe pelo mundo afora.
�

Outros materiais