Buscar

a priori universal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A Justiça é um a priori universal, um conceito absoluto, necessário e, portanto, só conceituado quando reduzido a “tipos”, ou é uma criação dos que dispõem e/ou dispuseram de prestígio, liderança e poder?
Weber diz: o estado é um instrumento de dominação que possui o monopólio da força. Portanto assim a justiça é absoluta e precisa ser cumprida, por isso a dominação de poder fica na mão de poucos, na atualidade utilizamos do direito racional formal, onde existe normas gerais prevendo as fases de julgamento e normas gerais aplicáveis a casos parecidos estabelecendo os parâmetros para a decisão.
 Ele se torna um sistema fechado, composto por regras jurídicas hierarquicamente estruturadas. Tendo em vista que cumpre o objetivo de gerar proteção de direitos subjetivos, suas normas não podem ser incoerentes, ou seja, conflitantes entre si, visto que isso criaria incerteza e insegurança. Além disso, todas as situações sociais devem estar previstas nas leis, não podendo haver falhas.  A justiça é aplicada a todos de modo imparcial e impessoal, quase mecanicamente.
Tereza Bruna Sousa santos Cruz
Curso:Direito
Primeiro semestre-GT noite