Buscar

SISTEMA ESQUELÉTICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
Profa. Larissa Tamaris Schnoor
O sistema esquelético dá apoio e forma ao corpo, protege órgãos vitais (como o encéfalo, medula e coração), auxilia no movimento, fornece uma estrutura rígida para inserção dos músculos, e funciona como um sistema de alavancas.
O sistema esquelético também produz células sanguíneas em vários locais (ílio, vértebras, esterno e costelas), principalmente em ossos planos. Cálcio e outros minerais são armazenados em todo o tecido ósseo do sistema esquelético.
Tipos de esqueletos
Os ossos do corpo são agrupados em duas principais categorias: axial e apendicular.
O esqueleto axial constitui o eixo do corpo, é composto por cerca de 80 ossos da cabeça, do pescoço e do tronco.
O esqueleto apendicular conecta-se ao esqueleto axial e contém os 126 ossos dos membros superiores e inferiores.
Há 206 osso no corpo humano, e algumas pessoas apresentam ossos sesamoides adicionais nos tendões flexores do hálux e do polegar.
Composição dos ossos
Os ossos podem ser considerados órgãos porque são constituídos por diferentes tipos de tecido (fibroso, cartilagíneo, ósseo, nervoso e vascular).
A substância óssea compacta constitui-se num resvestimento externo denso e rijo.
A substância óssea esponjosa é porosa e localiza-se na porção interna, formando trabéculas. Os espaços entre as trabéculas tendem a ser preenchidos por medula óssea.
Estrutura do osso
A epífise é a área em cada extremidade de um osso longo. Nos ossos dos adultos a epífise é óssea, enquanto nas crianças é fromada por um material cartilagíneo chamado de “placa epifisial”. 
A diáfise é o corpo do osso longo. É constituída por substância compacta, que lhe confere grande força. No seu interior há a cavidade medular, contendo medula óssea e artérias nutrícias. 
O endósteo é uma membrana que reveste a cavidade medular e contém osteoclastos (responsáveis pela reabsorção óssea).
Nos ossos longos, a parte que se expande em forma de leque em cada extremidade da diáfise é chamada de metáfise, que é constituída por substância esponjosa.
O periósteo é uma delgada membrana fibrosa que reveste externamente todo o osso.
Estrutura do osso
Tipos de ossos
Os ossos longos são assim chamados porque o seu comprimento é maior do que sua largura, são os maiores ossos do corpo e constituem a maior parte do esqueleto apendicular. São basicamente tubulares com um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises).
Os ossos curtos tendem a ter três dimensões, comprimento, largura e espessura iguais, as quais lhes conferem um formato cúbico. Apresentam maior face articular e se articulam com mais de um osso.
Os ossos planos apresentam uma superfície muito ampla, mas não muito espessos, tendem a ter superfície curva em vez de plana.
Os ossos irregulares têm formatos variados, que não se enquadram nas outras categorias.
Os ossos sesamoides, que se assemelham a uma semente de gergelim, são pequenos ossos localizados em regiões em que alguns tendões cruzam epífises de ossos longos nos membros superior e inferior. Eles se desenvolvem dentro dos tendões e os protegem de desgaste excessivo junto ao osso.
Tipos de ossos
Acidentes anatômicos
Ao analisar vários ossos, podemos ver orifícios, depressões, sulcos, saliências, cristas e muitos outros tipos de acidentes ósseos. Cada um deles têm funções diferentes.
Ossos fundidos
Ossos fundidos
Revisando
Quais são as diferenças entre os esqueletos axial e apendicular?
Como é composto um osso? Quais as substâncias?
Quais as estruturas dos ossos?
Quais os tipos de ossos?
Qual é a função do ossos sesamoide?
Qual é o nome da membrana que reveste a cavidade medular?
Como é denominada a parte principal de um osso longo?
Dê 2 exemplos de cada tipo de osso: longo, curto, plano, irregular.
OSSOS DO CRÂNIO
Nomeie os ossos:
BOA NOITE!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando