Buscar

02 Didática Prova

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201310124523 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201310124523 - VERONICA RODRIGUES DE OLIVEIRA 
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 2,0        Nota de Partic.: 1        Data: 14/03/2015 08:23:33 
	
	 1a Questão (Ref.: 201310187450)
	5a sem.: prática pedagógica
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Fundamentado na perspectiva progressista da educação, produza um texto de 5 linhas em que apareça na redação a expressão abaixo: 
Prática pedagógica. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O professor que fundamenta sua prática pedagógica na perspectiva progressista da educação pode partir de temas geradores, polemizar sua aula, problematizar o conhecimento, dialogando com seus alunos, confrontando teoria e prática, levando-os ao pensamento crítico, desmistificando, desocultando realidades sociais, visando uma formação crítica, transformadora e não alienada. O conhecimento é tratado de forma contextualizada e não isolado e fragmentado, encontrando-se um sentido para o que se está aprendendo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310205673)
	7a sem.: PRÁTICA PEDAGÓGICA
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, principalmente com os avanços das novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. Com o advento das tecnologias, surge um potencial de mensagem, o conhecimento se torna desterritorializado. A partir do enunciado, explique o que significa conhecimento desterritorializado e qual o papel que o professor deve assumir diante disso?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Conhecimento desterritorializado significa que a informação vai para todas as direções, em forma de rede, dialética e interativamente e não mais de reta, rota, linear e verticalmente; significa dizer que o conhecimento não se encontra mais "enterrado" nos livros, enciclopédias, no quadro, no caderno, no data show, no laboratório e sim que se encontra em todo lugar, cabendo ao professor construir uma nova cultura de aprendizagem, incentivando a autonomia de seus alunos, instigando o pensamento crítico, a articulação de saberes, indagando e rompendo com o determinismo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310401254)
	2a sem.: Didática: Campo de Estudos e Práticas
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas.
 A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de: 
		
	
	TRADICIONAL
	
	ESCOLA NOVA
	
	LIBERTADOR
	
	TECNICISTA
	
	CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310752621)
	sem. N/A: Os Espaços do Processo Ensino-Aprendizagem
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, as novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. A informação vai para todas as direções em forma de rede e não mais de reta, rota, sequencialmente, conforme Marco Silva(2010). Isso significa dizer que o conhecimento se encontra:
		
	
	mecanizado
	
	hierarquizado
	
	desterritorializado
	
	concluído
	
	fragmentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310176632)
	3a sem.: projeto pedagógico
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O princípio educativo que determinou o Projeto Político Pedagógico da educação escolar para atender à demanda da organização do trabalho de base taylorista/fordista, ainda dominante em nossas escolas, deu origem às tendências pedagógicas conservadoras em todas as modalidades. Esse tipo de pedagogia foi marcado pelos seguintes fatores, EXCETO:
		
	
	prevalência na repetição ano após ano de conteúdos de forma linear e fragmentada.
	
	privilégio da racionalidade formal e técnica do ensino.
	
	surgimento da pedagogia centrada nos conteúdos.
	
	estabelecimento da divisão entre pensamento e ação.
	
	surgimento de uma pedagogia comprometida com a relação aluno / conhecimento / sociedade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310167339)
	4a sem.: Pedagogia Libertadora
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É a educação que mata o poder criador não só do educando, mas também do educador, na medida em que se transforma em alguém que impõe, ou, na melhor das hipóteses, num doador de 'fórmulas' e 'comunicados', recebidos passivamente pelos seus alunos (Freire, 1981: 69). No trecho citado acima, Paulo Freire: 
		
	
	Demonstra que a "educação bancária" é uma teoria que está fortemente atrelada à de construção do conhecimento.
	
	Explica a ideia de "educação bancária" que está associada à verificação na pática da teoria.
	
	Aponta para a "educação bancária" como princípio filosófico transformador da prática pedagógica que facilita a aprendizagem de 'fórmulas' e 'comunicados' pelo educando. 
	
	Defende a prática conhecida como "Educação Bancária", em que o educador é sujeito que conduz à memorização mecânica do conteúdo;
	
	Explica a ideia de "educação bancária", que está associada ao modelo de educação tradicional, pois reforça a passividade do aluno, impedindo-o de ser sujeito do seu próprio processo de conhecimento. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310309939)
	5a sem.: Tendências Pedagógicas e sua implicações na prática docente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O professor como mero transmissor de conhecimentos não responde mais às demandas da sociedade. Ele precisa, agora, assumir o lugar de mediador entre as diferentes fontes, os instrumentos e os processos relativos ao ato de conhecer, bem como entre os aprendizes. Isso exige lidar com a diversidade de modos de sentir, pensar e agir. Logo, ele precisa assumir sua condição de professor pesquisador que é aquele que:
		
	
	Não se satisfaz com a realidade posta
	
	Reforça a cultura tutorial da escola
	
	Acredita que a realidade está consumada
	
	Tem visão fatalista de mundo
	
	Segue os modelos pedagógicos estudados
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310752634)
	sem. N/A: A Organização Curricular
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Hoje, diante das críticas à concepção tradicional do currículo, podemos observar uma tendência à hibridização de diferentes saberes, científicos e não-científicos, em busca de compreensão mais ampliada e útil sobre a realidade. Buscando superar, assim, os limites da abordagem disciplinar, vemos a emergência de propostas de organização do currículo que permita ao professor trabalhar o conhecimento científico a partir:
		
	
	dos saberes acadêmicos
	
	do livro didático
	
	do determinismo técnico
	
	de temas geradores
	
	da grade curricular
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310707735)
	sem. N/A: Planejamento Educacional
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Como as ações educativas acontecem em diferentes níveis e áreas, podemos discriminar diferentes tipos de planejamentos em educação. Assinale a alternativa que corresponde à definição a seguir: "Referentes aos planos de governo sobre os princípios que devem nortear as práticas educativas e ações programadas, seja por nível de ensino ou nível de atuação." 
		
	
	Planejamento Setorial
	
	Planejamento Institucional
	
	Planejamento de Ensino
	
	Planejamento de Políticas Públicas
	
	Planejamento Econômico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310757087)
	sem. N/A: Planejamento didático e elementos que o constitui:
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculadada realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, assim como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições" (VEIGA, 2004, p.64). Marque V para as afirmativas verdadeiras F para as afirmativas falsas, de acordo com a discussão levantada no fragmento em questão, o planejamento do processo de ensino/aprendizagem deve ser: I- ( ) Assumido pelo professor como uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna, numa ação dialética. II- ( ) Organizado por etapas, entendidas como partes distintas e compartimentadas de uma ação que se apresenta específica, legitimando sua ação técnica e política. III- ( ) Direcionado também pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados predominantemente para a re-elaboração e a produção do conhecimento. IV- ( ) Participativo, implicando a convivência de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas coletivamente. V- ( ) Fundamentado pela interação entre a escola e o contexto social e objetivado pela educação como prática individual. A sequência CORRETA é: 
		
	
	V, F, V, V, F.
	
	F, F, V, F, V.
	
	V, V, F, V, F. 
	
	F, V, V, F, F. 
	
	F, F, V, F, V. 
	
	
Observação: Eu, VERONICA RODRIGUES DE OLIVEIRA, estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 14/03/2015 08:24:20

Continue navegando