Buscar

Desmonte Trabalhoo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nomes : Danilo Sanches, José Laércio , Junior César , Raíza Leohanny , Rayane Assis
Galerias é Equipamentos utilizado em Minas Subterrâneas 
Perfuração 
A perfuração de rocha, dentro dos desmontes, é a primeira operação que se realiza é tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro de um determinado maciço para alojar as cargas explosivas e acessórios , iniciadores.
Principais equipamentos de perfuração Mina Subterrânea 
 Jumbo 
Usam perfuração percussiva (hidráulica) para desmonte de rocha na face. Número de lanças variável (1 a 3).
Diâmetro de furos: 35 – 100mm (em geral)
Comprimento de furação: 3,7 – 4,3m (até 6,4m)
Principais equipamentos de perfuração Mina Subterrânea 
Conjuntos de perfuração para furos longos
São conjuntos para perfuração percussiva radial montadas sobre pneus (em geral). Usados em minas ñ-carvão que precisam de furos longos (comprimento > 6m, verticais ou inclinados). Métodos de lavra: SLS, Subl.Cav, VCR... Executam furos longos para desmonte de rocha ou suporte do maciço (cable bolts).Quando equipados com perfuratrizes convencionais (tophammer):Diâmetro furo = 50 – 100mmHastes = 1,2 – 1,8mDesvios de furação = aprox. 10% (com retrac bits + estabiliz. = 5%)Quando equipados com perfuratrizes DTH (down-the-hole):Diâmetro furo = 75 – 200mmHastes = 1,5 – 3,6mDesvios de furação = aprox. 1%
Equipamentos de desmonte mecânico:
Roadheaders
máquina de abertura de galerias que usa point attack bits como elemento de corte;
-usada basicamente para desenvolvimento em minas de carvão;
-escava rochas de baixa dureza;-
equipamento montado sobre esteiras;
-durante a escavação, a cabeça com bits rotativos vai varrendo a seção da galeria e desmontando a rocha, até a obtenção da seção definitiva.
Shearer (cortadeira)
usada em carvão e alguns outros depósitos sedimentares;-drag bits ou picks como elementos de corte;-dupla terminação, ou seja, cilindro de corte em ambas as extremidades da shearer;-cilindros de corte ajustáveis hidraulicamente para ajustar-se à espessura da camada;-giro dos cilindros de corte levam o material a uma calha de remoção do minério fragmentado;
Raise drills
Máquinas usadas para a abertura de raises ligando dois níveis existentes em uma mina subterrânea, ou ligando um nível e a superfície.
Mineradores Contínuos;
rocha fragmentada é recolhida na face e segue por uma calha através do centro da máquina até a parte posterior, para ser transportada por shuttle-cars.-produzem até +/- 500 t/h;-a máquina precisa ser removida ciclicamente da face para parafusamento (escoramento) de teto, reduzindo sua capacidade de produção;-o escoamento descontínuo de minério por shuttle-cars também reduz produtividade.
Equipamentos de carregamento
Moto Scrap 
carrega e transporta automaticamente o material extraído;
Equipamentos de carregamento
Pá carregadeira pneumática de porte convencional
Carregadeira sob pneu convencional, é uma pá carregadeira que tem como objetivo carregar caminhões fora de estrada em pontos de cargas de minério, neste caso em especial em mina subterrânea 
Equipamentos de carregamento
 Carregadeira LHD
Podem apresentar perfil muito baixo (bom para mineração de carvão), mantendo a capacidade de concha com aumento na largura; Operador trabalha na lateral do veículo, com visibilidade para ambos os lados – a máquina opera para frente e para trás; Bom desempenho em rampas;
Equipamentos de transporte:
Shuttle-Car
um veículo sobre pneus para transporte de materiais sólidos em mina subsolo, usado primariamente em minas de carvão. O mecanismo de direção é posicionado lateralmente no veículo e a carga disposta no centro do equipamento.
Equipamentos de transporte:
correias transportadoras
Usadas em longas vias de transporte (grandes distâncias), requerem alto investimento e permitem alta capacidade de produção, com os mais baixos custos de operação e manutenção por tonelada.Outras características:-necessitam de ajuste de granulometria (britagem) do material, galerias retilíneas e inclinações moderadas;-muito usadas em minas de carvão;-alta disponibilidade.
Equipamentos de transporte:
caminhões subterrâneos
distância vertical entre operador e teto – mínimo de 0,5 m;é comum escolher-se o maior veículo que pode ser acomodado dentro das restrições de espaço das galerias (o ganho com maior produção compensa os maiores custos operacionais e de aquisição);raio de giro deve ser sempre verificado;
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
A técnica "drill and blast" é indicada para a execução econômica de túneis rodoviários, ferroviários e metroviários, além de obras de adução e mineração e de shafts e poços. A metodologia consiste na perfuração em rocha e detonação de explosivos nas frentes de escavação de túneis em maciços rochosos.
É nele que técnicas como préfissuramento, pós-fissuramento, fogo cuidadoso (smooth blasting) e perfuração linear são estabelecidas. Veja as principais etapas da execução de túneis com drill and blast.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
 Perfuração
Com a utilização de jumbo hidráulico, é realizada a perfuração da frente de avanço. O número, posição e diâmetro dos furos são determinados no plano de fogo.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
 Carregamento
O tipo de explosivo determinado pelo plano de fogo determinará a forma de execução do carregamento. Dentre os explosivos possíveis para a realização do serviço, podem ser usados os encartuchados (carregado manualmente), bombeados (carregado com bombas injetoras) ou granulado (Anfo - Ammonium Nitrate Fuel Oil - ou "óleo combustível nitrato de amônio", em português).
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
 Detonação
O método mais moderno utiliza iniciadores eletrônicos, que dão maior precisão e segurança às detonações. Contudo, na maioria dos casos, essa etapa ainda é iniciada com chama direta no estopim. A queima é feita em um tempo conhecido até o acionamento das espoletas, que iniciam o processo de detonação.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
Ventilação
Na ausência de um fluxo natural de ventilação dentro dos túneis deve-se manter uma ventilação artificial que garanta a limpeza dos gases produzidos pelas detonações e equipamentos utilizados. O sistema de ventilação é geralmente formado por ventiladores e dutos de ventilação que levam o ar limpo até a frente de serviço, forçando o ar poluído a sair.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
Abatimento de choco
Com a utilização de equipamentos próprios, os chamados scalers, é realizada a retirada das rochas fraturadas pela detonação, mas que permanecem presas ao teto do túnel. Essa atividade é importantíssima para garantir a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
Limpeza
A carga do material detonado para caminhões basculantes é feita com a utilização de escavadeiras ou carregadeiras. Estes caminhões transportam o material detonado para um local previamente definido no projeto.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
Aplicação de chumbadores
Nessa etapa, mais uma vez são realizados furos no maciço (desta vez radiais à seção). Os furos são preenchidos geralmente com resina epóxi de pega-lenta ou pega-rápida. Chumbadores de aço são então inseridos de forma manual ou mecânica. A função desses elementos é contribuir para suportar o maciço, evitando que os blocos cedam, causando instabilidade na escavação.
Técnica drill and blast para desmonte de rochas
Revestimento
O principal revestimento utilizado para túneis (sejam eles rodoviários, ferroviários de adução, entre outros) é o concreto projetado. A espessura e resistência do concreto a ser aplicado devem ser determinadas pelo projeto, em função da geologia do maciço e da geometria da seção escavada. O revestimento é aplicado com o auxílio de bombas de concreto projetado, podendo ter a aplicação
direcionada tanto manualmente quanto por robôs.
Plano de Fogo de Mina Subterrânea 
Chama-se “plano de fogo” o plano que engloba o conjunto dos elementos que permitem uma perfuração e detonação correta de um túnel, galeria, poço etc., através do equipamento previsto para este serviço e dos tempos necessários ao cumprimento do cronograma. A primeira parte de um plano de fogo refere-se à determinação do explosivo e sua forma de detonação
CORTORNO
ALARGAMENTO
PILÃO
PISO (SAPATEIRA)
PILÃO
Plano de Fogo de Mina Subterrânea 
Pilão em Pirâmide
Pilão em V ou em Cunha
Pilão Norueguês
Plano de Fogo de Mina Subterrânea 
Pilão Coromant
Pilão Queimado (Burn Cut)
Plano de Fogo de Mina Subterrânea 
 A profundidade do furo determina a escolha do equipamento de perfuração. Emespaços confinados somente ferramentas de perfuração curtas poderão ser usadas
Plano de Fogo de Mina Subterrânea 
Mina Subterrânea

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando