Buscar

Borreliose de Lyme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Borreliose de Lyme
 As borrelioses fazem parte de um grupo de doenças infecciosas decorrentes de espiroquetas do gênero Borrelia, sendo a de Lyme causadora da doença de Lyme , doença gerada a partir de espiroquetas pertencentes ao complexo Borrelia burgdorferi , que tem como principal forma de transmissão a picada do carrapato do gênero Ixodes. O quadro clínico apresenta um amplo espectro , variando – se entre manifestações cutâneas , articulares , neurológicas e cardíacas.
Histórico
 Os primeiros achados de casos de borreliose de lyme são de Afzelius, Suécia e Áustria respectivamente. Sendo os casos , descritos com pacientes apresentando placas eritematosas, únicas ou múltiplas de crescimento centrífugo, aos quais denominaram eritema crônico migratório. Em 1977 na cidade de Lyme , foram descritos vários casos de pacientes jovens com artrite e lesões cutâneas idênticas ao ECM. A partir disto , surgiu a doença denominada borreliose de Lyme, uma associação entre a artrite e o ECM.
 Seu agente etiológico permaneceu desconhecido até o ano de 1982, quando foi – se observada a presença de espiroquetas no intestino de carrapatos da espécie Ixodes dammini.
Epidemiologia
 A Borreliose de Lyme apresenta uma distribuição variada estando presente em todos os continentes , sendo considerada endêmica em determinados países. Nos EUA , é considerada um problema de saúde pública, ocorrendo em média 20.000/ano. Já no Brasil , os três primeiros casos de eritema migratório foram relatados no ano de 1987, na região metropolitana de Manaus. Posteriormente outros 12 novos casos de EM foram relatados , também em Manaus. Após estes episódios, outros casos de EM, com achados histológicos sugestivos e sorologia positiva para borrelia sp., foram identificados em outras regiões do Brasil, porém diante da impossibilidade de identificação do agente etiológico, esses casos passaram a ser chamados de borreliose – símile.
Agente etiológico
 O agente etiológico da BL é a borrelia burgdorferi Sensu Lato, sendo este complexo responsável por englobar 14 espécies, salientando que 4 destas estão relacionadas com a BL. Os principais vetores da B. burgdorferi Sensu Scrito são carrapatos do gênero Ixodes, sendo que no Brasil já foi demonstrada a presença de borrelia sp. em carrapatos dos gêneros Amblyomma e Rhipicephalus, mas, ainda, sem a demonstração da participação desses vetores na transmissão da BL. 
 Os carrapatos infectam-se durante o repasto sanguíneo em animais portadores da B. burgdorferi. Nos Estados Unidos, os principais reservatórios são os cervos de cauda branca e os camundongos. Títulos sorológicos elevados de anticorpos específicos para B. burgdorferi já foram encontrados em gado bovino, caprino e em cães, o que sugere que esses animais também possam atuar como reservatórios. No Brasil, os reservatórios ainda não foram identificados, embora já tenham sido detectados anticorpos anti-B. burgdorferi em cães, marsupiais, equinos e búfalos, sem, contudo, ter sido elucidada a participação desses animais na transmissão da doença. A duração média do ciclo de vida dos carrapatos varia de um a três anos e seu desenvolvimento inclui quatro estágios evolutivos: ovo, larva, ninfa e adulto. Em todos os estágios evolutivos, os carrapatos podem estar infectados, embora as ninfas e os carrapatos adultos sejam os principais transmissores da B. burgdorferi.
Modo de transmissão
 As espiroquetas alojam – se nas microvilosidades e espaços intercelulares do epitélio intestinal médio dos carrapatos e sua transmissão ocorre durante o repasto sanguíneo, pela inoculação da saliva infectada. Na maioria dos casos a infecção é adquirida através de picadas das ninfas , as quais são indolores , o que justifica o fato de muitos pacientes não identificarem a presença de carrapatos. A infecção pode evoluir para a cura espontânea ou para manifestações iniciais da borreliose e/ou quadros tardios , com distúrbios neurológicos , cardíacos, oftalmológicos, articulares ou cutâneos.
Quadro clínico
 A doença pode ser classificada em 3 estágios , começando a partir de lesões predominantemente cutâneas, progredindo para manifestações articulares , neurológicas , cardíacas e oftalmológica, podendo ainda haver manifestações reumatológicas e cutâneos crônicos caracterizando o terceiro estágio , apesar destes estágios é possível observar concomitantemente as manifestações dos diversos estágios. Clinicamente, ela caracteriza-se, inicialmente, por máculas ou pápulas eritematosas, que aumentam de tamanho, formando placas isoladas ou múltiplas, com bordas descontínuas e centro claro, cianótico e/ou descamativo, que se expande centrifugamente, podendo atingir grandes diâmetros. Dias ou semanas após o início das manifestações cutâneas, podem surgir novas lesões de EM, resultantes da disseminação hematogênica ou linfática das espiroquetas. Essas lesões podem aparecer na vigência da lesão primária ou após o seu desaparecimento. Além disso , podemos destacar outra manifestação cutânea importante da fase inicial da BL , é o linfocitoma cutâneo , também denominado linfadenose cutânea benigna ou linfocitoma cútis , clinicamente caracterizado por nódulo ou placa eritematosa, única de um a cinco cm de diâmetro. Na fase aguda podem ocorrer ainda manifestações sistêmicas, tais como astenia , artralgia, mialgia, rash cutâneo, adenopatia, esplenomegalia e sinais de irritação meníngea.
 No comprometimento articular, o quadro inicial caracteriza-se por oligoartrite soronegativa, com edema e dor, principalmente, nas grandes articulações, em particular, nos joelhos. Tardiamente, podem ser observadas artrites crônicas e erosivas, que, se não tratadas, levam à destruição progressiva da cartilagem e do osso. Entre os comprometimentos cardíacos podemos destacar bloqueios atrioventriculares , miopericardite e disfunção ventricular esquerda. Entre os neurológicos , os distúrbios mais comuns são: encefalites, paralisias de nervos cranianos, meningites e mielites. Além disso existem as manifestações oftalmológicas , entre as quais estão presentes as conjuntivites , neuropatia do nervo óptico , iridociclite e pan – oftalmite , podendo – se apresentar também a diplopia e alteração da mobilidade ocular. Além destas manifestações clínicas , na fase tardia da borreliose, pode surgir alteração cutânea característica, denominada acrodermatite crônica atrófica.
Doenças dermatológicas associadas à infecção por borrelia
A esclerodermia em placa é uma doença inflamatória do tecido conjuntivo, pertencente ao grupo das colagenoses e clinicamente caracterizada por placas com esclerose e atrofia. Pode ser desencadeada por traumas físicos, alterações imunológicas ou infecções.
O LE é uma doença cutânea pouco frequente, que se manifesta por lesões esbranquiçadas, papulosas, escamosas e atróficas. É mais comum no sexo feminino, localizando-se, comumente, nas regiões perianal e genital.
A anetodermia caracteriza-se por lesões ovalares, atróficas, com aspecto enrugado, localizadas, principalmente, no tronco. Consiste em alteração das fibras elásticas por mecanismo desconhecido, admitindo-se a possibilidade de causas genéticas, autoimunes e infecciosas, entre as quais está a infecção por B. burgdorferi.
Diagnóstico
 O diagnóstico da BL baseia-se nos aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais. O laboratorial fundamenta – se , em provas sorológicas e/ou no encontro do agente etiológico, sendo importantes também os exames histológico , imunohistoquímico , a PCR e cultura.
 A detecção de anticorpos IgM ou IgG anti-B. burgdorferi é comumente utilizada para o diagnóstico sorológico e a investigação epidemiológica. Entre os principais exames sorológicos estão o ELISA e a imunofluorescência indireta , entretanto estes resultados podem apresentar resultados falso – positivos, em vista da reação cruzada com outras enfermidades, tais como colagenoses , leishmaniose e sífilis , dessa forma em áreasnão endêmicas , o diagnóstico definitivo necessita da realização de um exame para que o agente seja explicitado.
 No caso da observação de infiltrados inflamatórios perivasculares , superficiais e profundos , é necessária a utilização da coloração pela hematoxilina – eosina dos cortes histológicos. A FFM é uma técnica que consiste em examinar a lâmina em vários planos, simultaneamente sendo estes horizontal e vertical, aproximando – se e distanceando a objetiva do microscópio com aumentos de até 400x, sob uma forte iluminação , para que possa ser facilitada a observação. Apesar de a técnica da PCR detectar sequências de ácido nucleico da Borrelia com alta especificidade, a sensibilidade desse método é variada , enquanto que na cultura utilizando – se o método BSK, ou variações dele , apresenta especificidade de 100%, mas sua sensibilidade é relativamente baixa.
Tratamento
 O tratamento da B.L , pode ser realizado com fundamento no estágio em que a doença se encontra. No caso do eritema migratório, linfocitoma cútis e outras manifestações iniciais , o tratamento é realizado com doxicilina , enquanto que em crianças com menos de 12 anos é utilizada amoxicilina. Em caso de manifestações cardíacas , neurológicas ou oftalmológicas , deve – se utilizar cefitriaxona por via endovenosa , tendo como outras opções terapêuticas a cefotaxima EV , ou penicilina. Em caso de manifestações articulares , utilizar doxicilina usada também para acrodermatite crônica atrofiante.

Outros materiais