Buscar

Apresentação conservantes e flavorizantes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski
Acadêmicos: Fabricio, Miqueias, Vivian
Bromatologia
Farmácia 3° Termo 
Introdução 
 Alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais, essenciais à sua formação, manutenção e desenvolvimento(ANVISA,2017). 
 
Sabor e aroma são propriedades bastante peculiares de cada alimento, percepção do sabor é ditada pelas papilas gustativas presentes na língua, que são capazes de reconhecer o doce, o azedo, o salgado e o amargo. Já o aroma é percebido por células presentes nas narinas, que conseguem identificar uma gama de cheiros e odores diferentes.
Uso de Flavorizantes
De um modo geral nos alimentos naturais, o sabor se deve a uma grande variedade de compostos químicos presentes como, por exemplo, os açúcares, que conferem um sabor doce e os ácidos, responsáveis pelo sabor azedo. Nos alimentos industrializados (balas, biscoitos, refrigerantes, sucos, sorvetes, gomas de mascar, gelatinas, iogurtes e outros).
 
flavorizante é qualquer substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma dos alimentos (Decreto n°55.871 25/03/1965)
Tipos e classificações dos flavorizantes
Podem ser naturais, sendo extraídos de frutos, folhas etc., ou sintéticos. No entanto, o uso dos flavorizantes sintéticos são mais vantajosos, pois esses compostos químicos são mais baratos e os aromas naturais mais delicados são formados por misturas muito complexas e difíceis de serem extraídas. Por exemplo, o sabor natural do morango é uma mistura de mais de 100 substâncias, já o flavorizante respectivo possui somente 6 substâncias.
 
flavorizantes possuem menor valor nutricional que as substâncias naturais, a ANVISA, por meio da Resolução nº 104, de 14 de maio de 1999, passou a regulamentar e a fiscalizar o uso desses flavorizantes. Assim, os fabricantes devem especificar no rótulo se usaram algum tipo de flavorizante por meio da letra F. Essa letra é seguida de um algarismo romano, que significa:
F I: essências naturais;
F II: essências artificiais;
F III: extrato vegetal aromático;
F IV: flavorizante quimicamente definido.
São permitidos por lei quatro tipos de flavorizantes, que devem aparecer por extenso no rótulo do produto, eles são:
Aroma natural ou natural reforçado;
Aroma reconstituído;
Aroma imitação;
Aroma artificial;
Benefícios em utilizar flavorizantes 
Para melhorar sabor ou cor;
A imediata identidade do sabor;
O desenvolvimento rápido da completa sensação de sabor; 
A sensação bucal aceitável;  
E não existência de sensações desagradáveis;
Malefícios em utilizar flavorizantes
Alergias;
Crescimento retardado;
Câncer; 
CONSERVANTES
São substâncias químicas adicionadas aos alimentos para manter suas características físicas e nutricionais por um tempo maior.
HISTÓRIA DOS CONSERVANTES
A conservação dos alimentos surgiu com a civilização. O homem pré-histórico desenvolveu métodos simples de conservação, como a secagem de pedaços de mamute ao sol;  Com a descoberta do fogo, surgiu a defumação, ainda hoje utilizada. Seguiu-se a descoberta da salga, os gregos, egípcios e fenícios salgava a carne e peixe para ser utilizada por mais tempo e era utilizada em grande escala. Comiam também caças provenientes de distantes regiões conservadas no mel. 
 
Os gauleses da Armórica alimentavam-se com carne seca pulverizada, de fácil transporte. O mesmo hábito tinham alguns povos da Ásia Menor ao tempo dos imperadores Cômado e Pertinax , quando se conservavam carnes imersas na banha.
Grande parte dos produtos presentes nas prateleiras dos supermercados e inclusos no cotidiano de pessoas em todo o mundo contém conservantes, que garantem uma longa vida destes produtos que podem ficar perfeitamente estocados ou armazenados por meses e até anos.
OBJETIVO
A função dos conservantes é prevenir ou inibir o crescimento microbiano e evitar alterações químicas indesejáveis, mantendo assim a qualidade do produto e aumentando seu tempo de vida útil. Conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONSERVANTES
Antimicrobianos - atuam inibindo ou matando micro-organismos que possam alterar a qualidade do produto.
Antioxidantes - como o nome sugere, antioxidantes impedem que o produto oxide, que reaja com o oxigênio.
Inibidores enzimáticos - alguns produtos, principalmente alimentícios, possuem algumas enzimas que podem acelerar o processo de degradação do item. 
PROBLEMAS NO USO DOS CONSERVANTES
Proporciona o aparecimento ou agravamento do câncer;
Pode gerar dores de cabeça, tonturas, vômitos e fadiga;
Estômago e esôfago estão entre os locais mais afetados pela nitrosamina, substancia formada pela reação de nitrito e nitrato de sódio;
DESVANTAGENS DOS CONSERVANTES 
Alguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Os conservantes são capazes de interferir e até matar bactérias e outros micro-organismos
VANTAGENS NO USO DE CONSERVANTES 
A utilização de conservantes aumenta a vida útil dos alimentos e evita a contaminação do mesmo. Alguns contaminantes, principalmente em fármacos e alimentos, podem ser fatais se consumidos, alterando não só as propriedades físicas do produto, mas produzindo toxinas. Os conservantes são utilizados com o propósito de eliminar a presença de compostos e/ou microrganismos maléficos ao usuário.
ALTERNATIVAS PARA CONSERVAÇÃO 
Resfriamento/congelamento
Desidratação
Desidratação com sal
Pasteurização 
Selamento a vácuo ou atmosfera inerte
Compotas
TIPOS DE CONSERVANTES 
Naturais: Cravo-da-índia: o cravo-da-índia contém uma molécula chamada eugenol, que possui uma alta ação antioxidante.
Canela: na canela, além do eugenol, o cinamaldeído está presente. O composto tem ações aromática e conservante, com atividade fungicida e inseticida. Mas é sempre bom lembrar que ser natural não significa necessariamente ser 100% seguro. A canela não é recomendada para gestantes, pois pode possuir um efeito abortivo.
Industriais: 
Ácido sórbico e Sorbato de potássio - substâncias utilizadas na conservação de laticínios (produtos derivados do leite), carnes, produtos à base de peixe, pão, produtos de confeitaria etc;
Ácido benzoico - conservante muito utilizado em bebidas carbonatadas, saladas de frutas, geleias, doces, margarinas, balas, tortas de fruta e molhos;
Nitrito de potássio (KNO2) e nitrato de sódio (NaNO3) - Conservantes muito utilizados em carnes;
Bibliografia 
Disponível em http://alunosonline.uol.com.br/quimica/flavorizantes.html, acesso em 12/03/2017
Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/alimentos, acesso em 12/03/2017
Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/legislacao2 , acesso em 12/03/2017.
Disponível em http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/flavorizantes/, acesso em 12/03/2017.
Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-55871-26-marco-1965-396122-publicacaooriginal-1-pe.html, acesso em 12/03/2017.
Disponível em http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP[11218-1-0].PDF , acesso em 12/03/2017.
Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/flavorizantes , acesso em 12/03/2017.
Disponivel em http://escolakids.uol.com.br/conservantes.htm acesso em 13/03/2017
Disponivel em http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-conservacao-dos-alimentos.html , acesso em 13/03/2017.
disponivel em http://www.namu.com.br/materias/os-perigos-dos-conservantes-nos-alimentos, acesso em 13/03/2017.
Disponivel em http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-conservacao-dos-alimentos.html , acesso em 13/03/2017.
Disponivel em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/3769-conservantes-definicao-aditivos-bacteria-fungo-contaminacao-beneficio-vantagem-desvantagem-identificar-sal-vitamina-antioxidante-botulismo-alternativa.html
acesso em 13/03/2017.
Disponivelhttp://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1162&Itemid=118 acesso 13/03/2017.
OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais