Buscar

Para preparação da Nutrição Parenteral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para preparação da Nutrição Parenteral, numa farmácia de manipulação que presta serviço para hospitais ou dentro de uma unidade centralizada de preparo dentro do hospital, os requisitos a serem atendidos quanto à estrutura física devem atender à Portaria Ministerial nº 272 de 08 de abril de 1998, e estar em conformidade com os critérios de circulações internas e externas, de instalações prediais ordinárias e especiais, de condições ambientais de conforto e de segurança. 
A farmácia destinada à preparação de NP deve ser localizada, projetada e construída de forma a se adequar às operações desenvolvidas e de assegurar a qualidade das preparações, possuindo, no mínimo os seguintes ambientes: 
• Área de manipulação;
• Sala de limpeza e higienização dos produtos farmacêuticos e correlatos;
• Sala de manipulação;
• Vestiários (Dois – um vestiário para retirada da roupa da rua e outro vestiário para colocação do uniforme, de sala limpa, utilizado dentro da sala de manipulação da NP);
• Área de armazenamento; 
• Área de dispensação.
Os ambientes devem ser protegidos contra a entrada de aves, animais, insetos, roedores e poeiras. Devem possuir superfícies internas (pisos, paredes e teto) lisas, sem rachaduras, resistentes aos saneantes, que não desprendam partículas e serem facilmente laváveis. 
As áreas e instalações devem ser adequadas e suficientes ao desenvolvimento das operações, dispondo de todos os equipamentos e materiais de forma organizada e racional, objetivando evitar os riscos de contaminação, misturas de componentes e garantir a sequência das operações. 
Os ralos devem ser sifonados e fechados e nas áreas de manipulação, limpeza e higienização é vedada a existência de ralos. 
A iluminação e ventilação devem ser suficientes para que a temperatura e a umidade relativa não deteriorem os produtos farmacêuticos e correlatos, bem como a precisão e funcionamento dos equipamentos. 
Os vestiários, lavatórios e os sanitários devem ser de fácil acesso e suficientes para o número de funcionários. Os sanitários não devem ter comunicação direta com as áreas de manipulação e armazenamento. 
A área de manipulação de NP deve ter dimensões que facilitem ao máximo a limpeza, a manutenção e as operações.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/area-fisica-de-manipulacao-da-nutricao-parenteral-e-suas-especificacoes-tecnicas/25999

Outros materiais