Buscar

Questôes de Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- De acordo com as Propriedades das Emissôes Radioativas. Relacione a primeira coluna de acordo com a primeira. E marque a sequência correta.
(1) Alfa 
(2) Beta
(3) Gama 
(2 ) Essa partícula tem massa ínfima em relação ao próton ou nêutron, e possui uma carga negativa. Ela é capaz de atravessar vários centímetros de uma camada de ar.
(3 )As radiações dessa partícula são penetrantes, e conforme a energia atravessam paredes de chumbo de vários centímetros de espessura.
(1 ) Essa partícula é a mais pesada, tendo maasa 4 carga elétrica +2. por esse motivo, ela é altamente ionizante, deixando um rastro espesso de íons positivos e negativos pelo seu trageto.
a)( ) 3,2,1 b)(x )2,3,1 c)( ) 1,3,2 d)( ) 1,2,3
2- De acordo com as Propriedades dos Raios X. Marque V para Verdadeiro e F para Falso e assinale a sequência correta.
(V ) A Energia intrínseca os Rx são classificados em duros (muito energético), médios e moles (pouco energéticos). O nome duro e mole está relacionado à capacidade de penetração dos raios x.
( F) A absorção de radiação é proporcional à densidade estrural dos tecidos, assim os músculos, tecido adiposo, vísceras absorvem mais que ossos, cartilagens e dão uma sombra na imagem.
(V ) Certas partes dos sistemas biológicos podem ser artificialmente opacificados aos Raios X, através do uso de contraste, possuem pouca transparências ao Raio X, e quando ingeridos ou injetados , dão o constrate necessário.
a) ( ) V,V,F b)( ) F,V,F c)(x ) V,F,V d)( ) F,F,V
3-Sobre os efeitos causados pelas emissões radiotivas sobre a Natureza, especialmente os seres vivos, é INCORRETO afirmar:
A ( ) Os seres vivos estão permanentemente expostos à radiação do meio ambiente. Essa radiação é conhecida como Radiação de Fundo, e tem várias origens. As mais comuns são radiações cósmicas, Costra terrestre e Explosões Nucleares.
B (x ) A razão pela qual as emissões radiotivas são tão eficientes em lesar os tecidos biológicos reside na sua baixa energia. Já as energias envolvidas nos processos biológicos são grandes.
C ( ) Os efeitos biológicos das radiações podem ser observados em vários níveis, nos organismos. É evidente que a lesão inicial é molecular, e se alastra até sintomas de lesão no corpo inteiro .

Outros materiais