Buscar

Atividade I PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade I: Aspectos históricos da psicologia aplicada
Qual o conceito de psicologia?
Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. Refere-se, na verdade, a um conjunto de funções  que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação, percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias). Estas três vias articulam-se em grandes sínteses mentais, tais como: atenção, linguagem e pensamento, inteligência, julgamento, raciocínio e personalidade (Meynard, 1958). Estas funções também são conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas. As cognições são as capacidades do intelecto, as afeições são os sentimentos e emoções, e a conação refere-se as nossas atividades, que são as respostas expressivas ou comportamentais. A conação como uma expressão de si para o outro traz sempre implicações, sejam boas ou más.
Explique resumidamente qual a evolução histórica da psicologia.
A historia da psicologia deu único pelos filósofos gregos que tiveram uma iniciativa de cria um sistema de Psicologia, que seria com uma base o estudo da alma, Sócrates afirmava que a característica humana era a razão e com isso abriu um caminho muito explorado pela Psicologia, Platão definiu que o lugar onde se encontrava a razão seria na cabeça de cada ser humano,
No Império romano foi relacionada ao conhecimento religioso, onde acreditavam que a perfeição do homem se dava a buscar em Deus.
	No Renascimento foi estipulada uma separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina,
	Na origem da Psicologia foi necessário compreender mecanismos e o funcionamento da maquina de pensar do homem o seu cérebro.
	Na psicologia Cientifica atrai novos estudiosos e pesquisadores que sob novos padrões de produção de conhecimento. No século XX as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século passado são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. O Behaviorismo tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento. A Gestalt é a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.
A Psicanálise tem para psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
Qual a forma de pensamento de Sigmund Freud?
Que a doença é a manifestação de “conflitos” localizados no psiquismo de todo homem. Não quer apenas curar, mas investigar o que é o homem enquanto tal, ou seja, o ser humano supostamente são.  Os sonhos tiveram grande peso nas formulações teóricas de Freud acerca do inconsciente: eles representavam a realização de um desejo.
Qual a importância da psicologia na área da saúde?
É um campo que estuda as influências psicológicas na saúde, como, por exemplo, quais os fatores responsáveis pelo adoecimento, porque as pessoas são saudáveis ou quais as mudanças de comportamento quando se começa a adoecer. Colabora também em desenvolver programas mais eficazes para fazer o individuo entender sua patologia, ensinando como as pessoas lidam com o estresse provindo de uma doença. Ajudando o paciente atravessar a experiência do adoecimento.
Qual a importância da psicologia para a sua vida profissional?
Nós que trabalhamos diretamente com as pessoas, sempre ouvimos o que os clientes tem a dizer, pois sempre conquistamos sua confiança e eles fazem daquele momento de relaxamento, de cuidados pessoais, também um meio de desabafo em momentos difíceis ou até mesmo pessoas que se sintam sozinhas. E com esse conhecimento podemos ajudar alguém e aconselhar buscar uma ajuda profissional caso seja identificado alguma patologia que tem relação com o seu estado emocional.

Outros materiais