Buscar

Exercicio imunologia 3 questões

Prévia do material em texto

Bactérias
 Bactérias extracelulares: os principais mecanismos de ação são a ativação do sistema do complemento e ativação de fagócito e inflamação. A superfície do patógeno ativa o sistema do complemento da via alternativa. As bactérias também podem apresentar manose na sua superfície, podem se ligar à LLM que ativa o SC pela via da Lectina. Como consequência ocorre a opsonização e fagocitose das bactérias. Além disso, ocorre a lise osmótica das bactérias pelo MAC.
Neutrófilos e Macrófagos utilizam receptores da superfície para reconhecer as bactérias e também utilizam receptores FC (anticorpos), além de receptores do sistema do complemento (C3B) para reconhecer bactérias opsonizadas. Esses receptores promovem a fagocitose. Além disso, as células dendíticas, Macrófagos e os Neutrófilos secretam citosinas que favorecem a diapedese, e esses Leucócitos recrutados destroem as bactérias.
Imunidade adaptativa contra bactérias extracelulares: a imunidade humoral bloqueia a infecção para eliminar os microrganismos e neutralizar suas toxinas. Os mecanismos são a neutralização, opsonização, fagocitose e ativação do sistema do complemento pela via clássica. As células CD4+ auxiliares produzem citosinas que promovem a inflamação.
Imunidade inata contra bactérias intracelulares: é mediada pelas células NK, as bactérias ativam essas células quem induzem a fagocitose por Macrófagos. A principal resposta é mediada pelo Linfócito T, eles ativam os fagócitos TCDB (citotóxicos) que destroem as células infectadas.
Vírus
O principal mecanismo da imunidade inata contra os vírus é a destruição de células infectadas pela célula NK, sendo uma importante resposta imune no início da infecção. 
Quando ocorre a infecção muitas vezes a expressão MHC I é desligada nas células pelos vírus como um mecanismo de fuga isso permite que as células NK destruam as células infectadas porque existe ausência da molécula de classe I. 
O principal mecanismo da imunidade adquirida contra os vírus é a ação dos anticorpos que são eficazes contra os vírus apenas durante a fase extracelular. Os anticorpos antivirais ligam-se aos vírus e funcionam como neutralizantes impedindo a entrada do vírus nas células hospedeiras. Além disso, eles funcionam como opsonizadores e promovem a fagocitose, também pode ocorrer a ativação do sistema do complemento.
Helmintos
Os fagócitos podem secretar substancias microbicidas para matar organismos que são grandes e não podem ser fagocitados. 
O principal o mecanismo de defesa da imunidade adquirida é ativação das células TH2 que resulta na produção de anticorpos IgE e ativação de eosinófilos, eles se ligam à IgE e são ativados para degranular o que lesa os helmintos.

Continue navegando