Buscar

Direito - Estácio

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho I
Semana 15
CASO CONCRETO:
1-Juliana é enfermeira chefe de um hospital em Recife e trabalha em plantão noturno das 18:00h às 06:00h. Considerando a sua jornada de trabalho responda justificando sua resposta:
A empregada tem direito a receber adicional noturno em que percentual?
R: Ela tem direito de receber 20% de adicional noturno (EMPREGADA URBANA).
Pode o empregador transferi-la para o turno diurno?
R: Sim, pois faz parte do jus variandi do empregador e trata-se, inclusive de medida de proteção à saúde do trabalhador.
Se for possível, ela deixará de receber o adicional?
R: A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.
QUESTÃO OBJETIVA
1-Acerca do acordo de compensação, considerando a jurisprudência uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a legislação trabalhista, assinale a alternativa CORRETA:
a) Não há meio de compensação em nosso ordenamento jurídico.
b) A compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva.
c) O acordo individual para compensação de horas nunca é válido por acordo individual escrito, sendo, necessário obrigatoriamente a participação do sindicato.
d) O mero não atendimento das exigências legais para a compensação de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tácito, implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária, ainda que não dilatada a jornada máxima semanal, sendo devido as horas suplementares e o respectivo adicional.
e) A prestação de horas extras habituais não descaracteriza jamais o acordo de compensação de jornada.

Continue navegando