Buscar

Apostila 6 - Economia - 2014 - ESTRUTURAS DE MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �1�
DISCIPLINA: ECONOMIA 	 Insumos: matérias fundamentais a produção: mão de obra, matérias primas.
APOSTILA 6 – 2014
PROF. AIRTON JOSÉ VEGETTE
ESTRUTURAS do MERCADO de INSUMOS e FATORES de PRODUÇÃO
O mercado de fatores de produção (mão-de-obra, capital, terra e tecnologia), também apresenta diferentes estruturas. 
Como o mercado de fatores depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mercado do produto, a demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada, por exemplo: a demanda de autopeças deriva da demanda de automóveis; se se reduz a demanda de automóveis, cai também a demanda por autopeças.
As estruturas no mercado de insumos e fatores de produção são as seguintes:
CONCORRÊNCIA PERFEITA NO MERCADO DE FATORES
Corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão-de-obra não especializada) é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
OLIGOPSÔNIO (oligopólio na compra de insumos)
O oligopsônio ou oligopólio na compra de insumos é o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores. Por exemplo: indústria de laticínios, em cada cidade existem dois ou três laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças.
MONOPSÔNIO ( monopólio na compra de insumos)
O nonopsônio ou monopólio na compra de insumos compreende uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É o caso da empresa que se instala em determinada cidade do interior e, por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão-de-obra.
d) MONOPÓLIO BILATERAL
O monopólio bilateral ocorre quanto um monopsonista, na compra de fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, só a empresa A compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica B. A empresa A é monopsonista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica B é monopolista, porque só ela vende esse tipo de aço.
Nesses casos, a determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista tentando pagar o preço mais baixo (usando a força de ser o único comprador), e o monopolista tentando vender por um preço mais elevado (usando o poder de ser o único fornecedor).

Outros materiais