Buscar

Introdução à Microeconomia e Estrutura de Mercado

Prévia do material em texto

Economia
Fórum II
Nome: Ana Paula Frazão
Divisão da Economia, os problemas econômicos, fundamentos da microeconomia, estrutura e sistemas de mercado.
 O campo da economia divide-se em dois subcampos: a macroeconomia e a microeconomia. A macroeconomia analisa o todo, é o estudo da atividade global de todos os indivíduos e empresas, e tem como assuntos: a inflação, contas públicas, PIB, desemprego etc. 
Já a microeconomia é mais específica, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas no mercado nos quais operam, e tem como assuntos: diferenças salariais entre homens e mulheres, as decisões de produtores e consumidores, do funcionamento de cada setor na economia, entre outros(as). 
Deste modo, de acordo com Nogami (2016, p.75) a microeconomia procura responder questões do tipo:
O que determina o preço dos diversos tipos de bens e serviços? 
O que determina a remuneração de um trabalhador? 
 O que determina o quanto de cada mercadoria será́ produzido? 
O que determina a maneira que um indivíduo gasta sua renda entre os mais diversos tipos de bens e serviços.
Nesse sentido, aborda-se as questões de demanda, oferta e elasticidade no mercado competitivo.
Demanda, Oferta, Elasticidade e Estrutura de Mercado
Demanda
Teoria da demanda (procura) – trata da teoria do consumidor (demanda individual); demanda de mercado. A demanda diz respeito, ao desejo de efetuar ou o desejo de adquirir um bem ou produto, não é sinônimo de comprar, e sim de desejo.
Assim, a demanda diz respeito a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir num dado período, sendo assim a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar a dados preços, dentre os diversos fatores que influenciam a demanda, os economistas costumam destacar os seguintes: 
 O preço do bem; 
 A renda, ou o salário do consumidor;
 O gosto e preferência do consumidor; 
O preço dos bens relacionados; 
 As expectativas sobre preços, rendas ou disponibilidade (NOGAMI, 2016, p.76).
Curva da Demanda
Oferta
Trata da oferta individual (teoria da produção e teoria dos custos de produção); e oferta de mercado. É tudo aquilo que o agente produtor coloca para vender, se o bem for mais caro, o agente vai querer vender. “Define-se por oferta individual de um determinado bem (ou serviço) a quantidade desse bem que um único produtor deseja vender no mercado, por unidade de tempo.” (NOGAMI, 2016, p.87)
Posto que Nogami (2016, p.88) afirma que “Da mesma forma que a demanda, a oferta de um determinado bem ou serviço depende de vários fatores, dentre os quais se destacam: 
O preço do bem;
 Os preços dos fatores de produção;
 A tecnologia; 
O preço dos outros bens; 
As expectativas; 
 As condições climáticas”.
Curva da oferta
Curva de Equilíbrio 
Quando compradores e vendedores se encontram em um determinado mercado para comercializar suas mercadorias  livremente e de forma competitiva, as curvas de oferta e demanda automaticamente se ajustam até encontrar um ponto de equilíbrio que determina o preço de mercado, (ANTONIO GUILHERME).
Elasticidade
Nogami (2016) afirma que o conceito de elasticidade pode esta na macroeconomia e na microeconomia. Em relação a macroeconomia “o conceito de elasticidade estaria associado, por exemplo, às relações existentes entre os níveis de renda e das importações de um país.” Já “do ponto de vista microeconômico, por exemplo, o conceito estaria associado às relações entre preço e quantidade demandada (ou ofertada) de um bem” (p.173). 
Estrutura do Mercado:
 Mercado – é uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, pondo em contato compradores e vendedores. Tipos de estrutura de mercado:
Concorrência Pura ou Perfeita;
Mercado de concorrência Monopolista ou imperfeita;
Monopólio;
Oligopólio;
Monopsônio;
Oligopsônio;
Concorrência Pura ou Perfeita
Mercado praticado por várias empresas em condições de igualdade de concorrência de produtos, não havendo barreiras para a entrada de outras.
É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), de tal forma que uma empresa isoladamente não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio. Diz-se que esse mercado onde funciona a “mão invisível”, conforme dito por Adam Smith. Nesse sistema o próprio mercado resolve os problemas econômicos fundamentais – o que, quanto, como e para quem produzir. 
Mercado de concorrência Monopolista ou imperfeita
Neste sistema de estrutura de mercado, tem-se inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de empresas ao mercado.
O mercado de concorrência imperfeita possui características bem marcantes. As duas principais são:
Existência de produtos diferenciados: quando as empresas introduzem certas características nos produtos com o objetivo de diferenciá-los dos concorrentes, criando pequenos nichos de mercado;
Existência de preços distintos para cada um dos produtos: o fator dos preços está diretamente relacionado com a diferenciação dos produtos, possibilitando que a empresa determine os preços ao invés de adequar-se aos valores que já estão sendo praticados no mercado.
 Monopólios, oligopólios, monopsônios e oligopsônios são exemplos de mercados de concorrência imperfeita. 
Monopólio
No monopólio a empresa pode decidir qual preço irá determinar, estipulando-o de acordo com seus objetivos, normalmente associados à expectativa de maximizar o lucro. Assim, em situações de monopólio o preço é sempre maior que em situações de concorrência, resultando em um mercado concentrado de forma absoluta com uma enorme dificuldade para a entrada de novas empresas. (ADMINISTRADORES.COM, 2019). 
O exemplo de mercado de concorrência imperfeita mais conhecido é o monopólio, quando apenas uma empresa possui toda a oferta de um determinado produto ou serviço. Este é o caso dos Correios no Brasil, que detém o monopólio garantido por lei para entrega de correspondências pessoais e comerciais, além da emissão de selos. (CAPITAL RESEARCH, 2019).
Oligopólio
Significa que um número pequeno número de empresas de grande porte controlarão a maior parte ou a totalidade no que é produzido e comercializado, ou seja, a oferta de um produto ou serviço é controlada por pequeno grupo de empresas. No oligopólio os produtores tornam-se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais empresas por saberem que, em setores de pouca concorrência, a alteração de preço de um afeta diretamente os demais. Ele gera uma competição em estratégia, com isso em estruturas oligopolizadas o preço tende manter-se em níveis altos. (ADMINISTRADORES.COM, 2019). 
Dentro da concorrência imperfeita os chamados oligopólios, são uma estrutura de mercado que são um meio termo da concorrência perfeita e o monopólio. Ele possui um número relativamente grande de vendedores, mas os produtos comercializados são bem diferenciados, possuindo um nicho particular que permite uma margem de manobra para estabelecer preços.  Este é o caso das companhias aéreas TAM, Gol e Azul, empresas dominam um serviço específico de mercado, que é a oferta de voos comerciais. (CAPITAL RESEARCH, 2019).
Não obstante, um outro exemplo de oligopólio no Brasil é o setor de telefonia móvel. Neste setor há poucas empresas concorrendo por espaço por uma demanda ampla.
Ainda convém lembrar nesse quesito de oligopólio, tem- se o cartel, que é uma estrutura caracterizada por uma organização formal ou informal de poucos vendedores dentro de um determinado setor, que determina a política de preços para todas as empresas que o compõe. É uma união de formas oligopolistas com o fim de evitar competição e maximizar o lucro de cada firma.
Monopsônio
Monopsônio é a estrutura de mercado em que um comprador controla substancialmente o mercado em que atua, sendo o principal demandante de um determinado bem ou serviço. Com isso, esse comprador possui poder de mercado e pode influenciar no preço damercadoria que será praticado nesse negócio em seu benefício.
A empresa compradora impõe um preço de compra do produto ou serviço; ex: Fumo, leite etc.
Oligopsônio
É uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
No mercado de concorrência imperfeita tem-se os chamados monopsônio e oligopsônio. A primeira é caracterizada quando existe apenas um comprador, enquanto a segunda, poucos compradores. Como as empresas atendem de forma bem específica, os compradores conseguem estipular quanto desejam pagar, as formas de pagamento e até outras fatores na hora da negociação. Já as empresas por não ter outros compradores, precisam ceder. Um exemplo prático é o gás natural no Brasil, que é fornecido pela Petrobras, a única que pode comprar o gás oriundo do gasoduto Brasil-Bolívia e de eventuais importações. (CAPITAL RESEARCH, 2019).
Demanda, oferta e Elasticidade nos preços da energia e dos combustíveis.
Destarte, em relação a demanda, oferta e elasticidade, podemos compreender que no que diz respeito ao preço da energia, é um bem básico da sociedade, que está sujeita as restrições do mercado. No caso da energia elétrica, isto significa que o preço da energia elétrica encontrará seu ponto de equilíbrio quando este preço for igual ao custo marginal de produzir uma nova unidade de energia, é o ponto de equilíbrio quando a oferta e a demanda se cruzam. Já a elasticidade, esta é muito importante para empresas e governo estabelecerem suas estratégias, pois o faturamento total das empresas é dado pelo produto do preço pela quantidade vendida. (ANTONIO GUILHERME).
Quando a demanda é elástica, diminuições de preço aumentam o consumo e o faturamento total. Em contrapartida, sendo a demanda inelástica, diminuições de preço podem provocar a diminuição da receita total. Assim, dependendo da elasticidade do produto, aumentar o preço de venda reduz a receita. (ANTONIO GUILHERME)
Já na questão dos combustíveis, Almeida et al (2016) apud Santos (2012) afirma que Santos,” teve como objetivo estudar a sensibilidade da demanda por gasolina, etanol e gás natural comprimido no Brasil usando painéis dinâmicos para estimar as equações de demanda pelos combustíveis especificados e, assim, obter as elasticidades de curto e longo prazo. Concluíram que as demandas por gasolina e gás natural são inelásticas, enquanto o etanol possui demanda elástica. O autor enfatiza que a dinâmica do mercado de combustíveis no Brasil parece atrelar-se mais ao etanol que à gasolina e ressalta que a implementação da tecnologia flex-fuel afetou de modo significativo as forças de mercado por meio da sensibilidade dos agentes consumidores.”
Petrobás, vale e votorantim
Nesse sentido, as empresas Petrobrás, Votorantim e Vale, são vistas dentro de uma perspectiva de empresas de concorrência imperfeita. Em relação a Petrobrás, “pode nos parecer que mercado monopolista seja uma realidade apenas no passado, no entanto, o Brasil tem um péssimo exemplo do que é mercado monopolista, uma vez que a estatal Petrobrás, é a única empresa com direitos para explorar as reservas petrolíferas no país, além de ser, basicamente, a única fornecedora de combustíveis ao povo brasileiro, o resultado disso vemos muito bem em nosso dia-a-dia, com preços totalmente desproporcionais ao que seria no caso de um mercado com a devida ampla concorrência.”(AK PEREIRA, 2017).
Já a empresa Vale “é possível perceber que o tipo de mercado onde esta empresa esta inserida é o oligopólio. Pois conforme Vasconcellos (2005) o oligopólio apresenta as seguintes características: pequeno de produtores fabricando produtos homogêneos, alguns produtores detêm parcela elevada da produção e que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado, as decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas e existem barreiras à entrada podem ser tecnológicas, ou o alto valor do capital necessário à produção como no caso da Vale, que é intensiva em capital.” (ADMINISTRADORES.COM, 2009).
E a Votorantim “embora conhecida por ser a empresa que detém o controle de cimento no Brasil, os negócios da Votorantim vão além incluem celulose, papel, mineração e também no ramo financeiro, com o Banco Votorantim. No ramo de cimento no qual exerce monopólio possui 40% do mercado, no Brasil, porém exporta para vários países.” (WIXSITE).
Além delas, há de se mencionar organizações inseridas em um contexto de concorrência imperfeita em diversos setores oligopolizados, como: indústria automobilística – GM, Fiat, Ford, Renault, BMW, Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda etc. Já na indústria alimentícia, temos: Sadia, Nestle, Bunge, etc.; enquanto que na indústria farmacêutica temos os seguintes exemplos: Eurofarma, Novartis, etc.
Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim. A competição perfeita pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.
- Grande número de produtos e demandantes do produto.
- Produtos homogéneos.
- Não existem barreiras á entrada no mercado.
- Transparência do Mercado.
- A não intervenção do estado.
Exemplos de Mercados de Concorrência Perfeita
Coca-Cola
Pepsi
Samsung
Apple
Nesse sentido, o setor que mais se aproxima da concorrência perfeita no Brasil é o setor de hortifrutigranjeiros.
Portanto, as estruturas de mercado relacionam-se com as características de mercado, cujo principal é o número de vendedores e de compradores e as diferenças ou igualdades dos produtos que estão sendo negociados.
Resumo sobre a estrutura de mercado
RefERÊncia
 ALMEIDA, E.T. et al. Uma Análise da Demanda por Combustíveis Através do Modelo Almost Ideal Demand System para Pernambuco. Rev. Econ. Sociol. Rural vol.54 no.4 Brasília Oct./Dec. 2016.
 NOGAMI, Otto; PASSOS, Carlos Roberto Martins. Princípios da Economia. São Paulo: Cengage, 2016.
Economia aplicada à geração. Disponível em: Disponível em:http://www.antonioguilherme.web.br.com/Arquivos/economia.php. Acesso em 02 de mai.2020.
Estrutura de Mercados: Mercado de bens e serviços. 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/estruturas-de-mercado. Acesso em 02 de mai.2020.
Saiba o que é concorrência imperfeita e confira tudo sobre o assunto. 2019. Capital Research. Disponível em:https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/concorrencia-imperfeita/. Acesso em 03.de mai. 2020.
Microeconomia – Estrutura de Mercado: Sintetizando o conhecimento sobre estruturas de mercado. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/60731/microeconomia-estruturas-de-mercado. 2017. Acesso em 04 de mai. 2020.
Estudo de caso: estrutura da organização de Mercado da Vale do Rio Doce. 2009.Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/estudo-de-caso-estrutura-da-organizacao-de-mercado-da-vale-do-rio-doce. Acesso em 04 de mai. 2020.
Estruturas de Mercado. Disponível em: https://estruturasmercado.wixsite.com/lawyer-pt/monop-lio. Acesso em 04 de mai. 2020.

Continue navegando