Buscar

Trabalho Antropologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincares e Brincantes
 
 André Salvo 
Bruno Menezes 
 Jéssica Santos
Leonardo Silva 
 Letícia santos
Marcos Sarlo
Campos dos Goytacazes - RJ
2017
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincares e Brincantes
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação Física do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira.
Campos dos Goytacazes - RJ
2017
TRÊS MARIAS
As cinco-marias têm origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam.
Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos).
Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.
O jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. 
Como é o jogo
O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.
A ideia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
Regras gerais: 
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou. Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte. 
Formas de jogar: Com uma mão só, pegando do chão. 
Onde se joga: Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama. 
Material necessário: Cinco saquinhos ou pedrinhas pequenas e de tamanhos parecidos.
Jogadores: Pode ser jogado individualmente ou em pequenos grupos.
1ª Fase
- Jogar as cinco pedrinhas no chão;
- Escolher uma delas, que será jogada para o alto, enquanto se pega uma das quatro, sem tocar nas demais. Esperar a que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as outras que estão no chão.
2ª Fase
- Jogar as cinco pedrinhas e tomar de novo uma delas;
- Jogar as pedrinhas para o alto e pegar de duas em duas as demais.
3ª Fase
- Jogar as cinco pedrinhas no chão e tomar uma delas;
- Jogar as pedrinhas para o alto e pegar primeiro uma e depois três, de uma só vez.
4ª Fase
- Jogar as cinco pedrinhas e tomar uma delas;
- Jogá-la para o alto e, enquanto ela volta, pegar as quatro de uma só vez, parando rapidamente também a primeira.
Essa é uma das formas de jogar, mas existem várias outras, depende da região e criatividade de cada um.
Estimula: Coordenação motora, Agilidade, Lateralidade, Velocidade.
PIQUE BANDEIRA
Pique-bandeira, porta-bandeira,bandeira, bandeirinha, rouba bandeira, bimbarra, capture a bandeira, barra bandeira ou rouba lata, como muitas brincadeiras tem varias versões. 
Uma versão é que nem é dos anos 70 ou 80, pode ser que tenha chegado aqui nessa época, ou se popularizou nessa época. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Era de se pensar que essa brincadeira tenha surgido pelos anos 70, já que não tinha a quantidade de coisas que se tem a partir dos 90, então como as ruas eram mais tranquilas, não tinha tanta violência e se brincava mais nas ruas, poderia ser dessa época. Mas foi uma brincadeira bastante popular também na década de 80 e começo dos anos 90 quando aí os eletrônicos e as novidades somados a violência urbana diminuíram a popularidade dessas brincadeiras.
É um esporte tradicional, geralmente exercido por crianças ou às vezes por adultos.
Uma brincadeira que trabalha a noção de estratégia e trabalho em equipe: divididas em times, as crianças têm de atravessar o território inimigo e pegar a bandeira do adversário sem deixar que a sua seja roubada. Se um jogador for "pego", seus colegas se organizam para resgatá-lo sem deixar o objetivo principal de lado.
O jogo, dois times, cada um possuindo uma bandeira (que também pode ser uma bola), tem como objetivo capturar a bandeira do time adversário, localizada na "base" desse time, e trazê-la de volta ao seu território em segurança. Os jogadores do time oposto podem ser "pegos" por jogadores no território deles; estes jogadores serão pegos (dependendo das regras da partida)ou congelados (incapazes de deixar o local onde foi pego até que um membro do seu time o toque para o salvar e assim voltar para o seu território).
LOCAL
O local pode ser em uma rua, na quadra, em um campo ou em qualquer outro lugar que tenha espaço suficiente.
REGRAS
Jogadores: Podem participar quantos jogadores quiserem contanto que os dois times tenham o mesmo número de jogadores.
Jogadores pegos: Os jogadores que forem pegos deverão ser desclassificados do jogo ou congelados no local que foi pego.
Campo: Em cada campo são colocados duas bandeiras, chinelos, cones, pedras etc. Esta bandeira será colocada dentro de uma área demarcada.
Objetivo: Cada equipe tem como objetivo capturar a bandeira do adversário sem que seja colado, dentro da área onde fica a bandeira o jogador não poderá ser colado, e terá de levar a bandeira em segurança para seu campo, denominando a vitória. O campo terá que conter no mínimo sete passos de distância do centro do campo para cada lado.Os jogadores podem se salvar com qualquer contato de seu time mesmo em campo adversário.
 
POLÍCIA E LADRÃO
Keystone Kappers (também conhecido por Policia e Ladrão) foi publicado pela Activision em 1983 para o Atari 2600.
Esse jgo foi baseado na série do cinema mudo Keystone Cops de Mack Sennett, você é o oficial inglês Kelly Keystone e tem que perseguir o fugitivo Harry Hooligan pelos 3 andares do terraço de uma loja de departamentos, antes que ele escape pela saída, no final do terraço. O prédio possui três pavimentos e um terraço. Em suas extremidades encontram-se escadas rolantes para acessar os pavimentos superiores, que também podem ser acessados (somente o terraço que não) via escada rolante que se encontra no meio do prédio. Como empecilhos, você terá que desviar de bolas de brinquedos, carrinhos de compras, rádios e aviões de brinquedo. Você ganha pontos também recuperando bolsas e mala com dinheiro deixada pelo ladrão no caminho.
Keystone Kappers foi desenvolvido pelo programador Garry Kitchen, fabricado pela Activision e distribuído juntamente com o console por algumas empresas no Brasil (Atarimania, CCE, Cromax, Digimax, JVG, JVP, Tron).
Foram 750.000 unidades vendidas segundo Classic Gaming Expo.
No Brasil, foi um dos jogos mais famosos do Atari. Era conhecido como o jogo do "Polícia e Ladrão", famosa brincadeira infantil.
Número de jogadores: Seis ou mais jogadores
Material: Um espaço grande e determinado
Como se joga: Escolhe-se um número de jogadores em número igual para polícias e ladrões. Quando já estiverem escolhidos os polícias e os ladrões começa o jogo, os polícias contam até vinte e começam a apanhar os ladrões.
Quando um polícia apanha um ladrão tem de o levar para a cadeia e assim sucessivamente. Quando todos os ladrões estiverem presos, os jogadores trocam de papéis, os ladrões passam para polícia e vice-versa.
BOBINHO
Bobinho, ou Rodinha de Bobo, é como é chamada uma velha brincadeira de criança, e que atualmente tem sido tambémmuito usada pelos futebolistas profissionais no aquecimento das partidas. 
Esta "brincadeira", que é tradicional no Brasil seja nos treinos dos clubes, colégios, na rua ou na praia, funciona da seguinte maneira: Um grupo forma um círculo, e um ou dois deles ficam no centro deste circulo. Enquanto os que formam o círculo tocam a bola entre si, dando apenas um toque na bola, os que estão no centro do círculo, que são chamados de "bobos", tem que tentar interceptar os passes. Se conseguir, quem tocou a bola pela última vez será o novo bobinho. Em alguns lugares, existe a regra em que obriga o bobo a ficar mais uma rodada caso tome uma caneta. 
As rodinhas de bobo têm sido cada vez mais usada nos treinamentos e aquecimentos do futebol profissional, em que a ocupação de espaço tem sido cada vez mais utilizada, para aguçar os reflexos e a agilidade dos atletas. 
CARA OU COROA
CARA OU COROA
CARA OU COROA
Teve origem 300 a.C.
É a mais pura verdade que este parece mais um pré-jogo do que uma brincadeira propriamente dita, mas prometemos não julgar caso você queira desafiar a probabilidade e instituir o I Campeonato de Cara ou Coroa. O jogo, que surgiu na Roma Antiga, era conhecido como navia aut caput, "cara ou navio", em referência a moeda que trazia de um lado o rosto do deus da mitologia Janus e, do outro, uma embarcação. Além de ser usado para decidir quem escolhe o campo e quem começa com a bola antes de toda partida de futebol, o jogo já foi importante para resolver impasses maiores: nos Estados Unidos, em 1845, Asa Lovejoy e Francis Pettygrove jogaram a moedinha para saber quem escolheria o nome da nova cidade do estado de Oregon. Pettygrove levou a melhor e nomeou a cidade como Portland.
Referências bibliográficas:
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/cinco-marias/4e42e5b53cb3176863000020.html. Acesso em (29/05/2017).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco-marias Acesso em (29/05/2017).
http://brincadeirakids.blogspot.com.br/2010/11/5-marias-pedrinhas-ou-saquinhos-cheios.html Acesso em (29/05/2017).
http://escolakids.uol.com.br/historia-do-jogo-das-pedrinhas.htm. Acesso em (29/05/2017).
http://melhoresbrincadeirasdainfancia.blogspot.com.br/2015/09/pique-bandeira-origem-pique-bandeira.html. Acesso em (29/05/2017).
http://historiabrincadeira.no.comunidades.net .Acesso em (29/05/2017).
http://aprenderabrincarfeliz.blogspot.com.br/2007/11/polcias-e-ladres.html. Acesso em (29/05/2017).
http://super.abril.com.br/blog/superlistas/conheça-a-origem-de-6-brincadeiras-populares/. Acesso em 30/05/2017.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Keystone_Kapers. Acesso em (29/05/2017).
http://ovanguardista.ig.com.br/velha-infancia/2017-01-26/brincadeiras-crinaca-origem.html. Acesso em (29/05/2017).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bobinho. Acesso em (29/05/2017).
�

Continue navegando