Buscar

fisioterapia na saude da mulher

Prévia do material em texto

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201512469408 V.1 
	Aluno(a): CINTIA FERNANDA LIMA SANTOS
	Matrícula: 201512469408
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/09/2017 16:04:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201512695069)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
		
	
	Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
	
	Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513146839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento da incontinência urinária de esforço, em alguns casos, deve ser cirúrgico. Para a correção desse distúrbios vimos os procedimentos que vem sendo realizados nos últimos anos. Sobre esses procedimentos, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas seguintes afirmações.
		
	 
	A cirurgia de Kelly-Kennedy apesar de apresentar baixos índices de complicações está em desuso atualmente.
	 
	A colpossuspensão laparoscópica tem apresentado melhores índices de cura quando comparada a colpossuspensão aberta.
	 
	Dor, infecção, formação de granulomas, formação de cálculo vesical, infecção urniária crônica, instabilidade vesical pós miccional e distúrbios miccionais são algumas das complicações mais frequentes após a realização da suspensão por agulha.
	 
	Suspensão Vaginal ou Colpossuspensão apresenta um baixo índice de cura objetiva e, por isso, não está indicada para a correção da incontinência urinária de esforço.
	 
	O Sling Suburetral é um procedimento que pode ser realizado com material sintético ou autolólogo e apresenta um bom índice de cura objetiva (87%).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513112296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às cirurgias mamarias, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A técnica do linfonodo sentinela visa preservar o maior número possível de linfonodos da axila.
	
	Na reconstrução mamaria com o uso do músculo grande dorsal, existe o risco de lesar o nervo torácico longo.
	
	A quadrantectomia é a cirurgia de retirada de um quadrante da mama, podendo ou não estar associada à retirada dos linfonodos axilares.
	 
	Na reconstrução do tipo TRAM é utilizado o retalho do músculo reto abdominal homolateral à mastectomia.
	
	A reconstrução imediata é contra-indicada em casos de tumores avançados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513098857)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na gestação ocorrem alterações nos sistemas do corpo da mulher em decorrência das ações dos hormônios e de compensações posturais e hemodinâmicas . Dentre as alterações abaixo marque a opção correta
		
	
	Hiperemia vias orais causada pelo Estrógenos leva a uma vasoconstricção e consequente epistaxi
	
	O Estrogênio e Progesterona baixos são responsável pelo início da lactação.
	
	No Pâncreas 1º T aumenta a produção de insulina, pois aumenta necessidade de glicose para o crescimento e desenvolvimento feto. glicose.
	 
	Ocitocina aumenta com o crescimento fetal; Promove as contrações uterinas. Após o parto estimula a ejecção do leite como resposta á sucção.
	
	A Pressão arterial começa a aumentar no 1º Trimestre até 24ªs-32ªs e depois diminui
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513120161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que a prevalência da constipação intestinal é maior na população do sexo feminino. Reflita sobre os fatores de risco para esse distúrbio e marque o item verdadeiro.
		
	
	Diabetes e raça parda
	
	Atividade física de impacto e dieta pobre em fibras
	
	Baixo nível socioeconômico e hipertensão arterial
	 
	Dieta pobre em fibras e baixo nível socioeconômico
	
	Hipertensão arterial e hipotireoidismo
	
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201512469408 V.1 
	Aluno(a): CINTIA FERNANDA LIMA SANTOS
	Matrícula: 201512469408
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 16/10/2017 11:04:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513282216)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MBRV, 28 anos, G1, P0, A0, 18sIG, apresenta edema em MMII e dispnéia. Nega diabetes, HAS ou anemia. Peso pré-gestacional 55,8kg e peso atual 59,4kg. Profissão: dentista. Refere dor no MSD e pescoço. A única intercorrência na gestação foi baixa implantação da placenta no primeiro mês de gestação, ao US já está com implantação normal. Faz uso de suplemento vitamínico apenas. Sedentária antes e durante a gestação. Foi ao fisioterapeuta pois quer ter uma gravidez tranquila. Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A baixa implantação da placenta no primeiro mês de gestação contra indica a realização de qualquer tipo de atividade física, mesmo de baixo impacto ou intensidade, até o final da gravidez.
	
	Pompagem sacral e massagem abdominal para desimpactação fecal são excelentes abordagens para a gestante.
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	 
	Além das dores que a gestante já apresenta, a profissão da mesma poderá predispor ao surgimento de outros desconfortos músculo-articulares durante a gravidez, por isso a fisioterapia é totalmente indicada.
	
	É importante que o fisioterapeuta informe à gestante que é comum a ocorrência de dispneia durante a gravidez, pois o útero impede a expansão completa dos retos abdominais durante a inspiração e desencadeia espasmos que geram a falta de ar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512780092)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513117800)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica.
		
	 
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvaturasagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	 
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513258261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Infertilidade corresponde à dificuldade de engravidar. Há dois tipos: primária, quando não há gestação anterior; e secundária, se já houve alguma gravidez. Dentre as patologias abaixo, marque aquelas que são possíveis causas de infertilidade: I) D.I.P. (doença inflamatória pélvica) II) Dismenorréia III) Salpingite IV) Endometriose V) Síndrome do ovário policístico
		
	
	Apenas os itens II e IV são corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	Apenas os itens ímpares são corretos.
	
	Todos os itens estão falsos.
	 
	Apenas o item I é falso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512779866)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
	 
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201512469408 V.1 
	Aluno(a): CINTIA FERNANDA LIMA SANTOS
	Matrícula: 201512469408
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 31/10/2017 15:00:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513277409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. A cinesioterapia dos músculos do assoalho pélvico é o recurso mais usado pelo fisioterapeuta na prevenção e tratamento das disfunções uroginecológicas. Assinale a alternativa correta
		
	
	O reequilíbrio pélvico é fundamental nos casos de perda urinária, já que os músculos do assoalho pélvico se inserem no sacro e cóccix, e alterações na posição e na angulação desses ossos poderiam interferir na sua capacidade de contração. Dessa forma, esse reequilíbrio só deve ser indicado para mulheres que apresentam dificuldade de movimentação dessa região, após cirurgia de assoalho pélvico.
	
	Não se deve orientar o treino dos músculos do assoalho pélvicos associados a atividades em que há perdas urinárias, pois isso favorece a piora do quadro
	
	Sabe-se que os músculos do assoalho pélvico são constituídos por fibras tônicas e fásicas, entretanto, na incontinência urinária de esforço, deve-se trabalhar apenas com as fibras fásicas, já que estas são as mais prejudicadas.
	
	A indicação do treino dos músculos do assoalho pélvico é apenas para incontinência urinária de esforço.
	 
	Pode-se dizer que as etapas para ganho ou restabelecimento da funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico compreende: informação, correção postural, facilitação proprioceptiva e percepção corporal, programas de fortalecimento, desenvolvimento da habilidade de contração do assoalho pélvico diante do aumento da pressão abdominal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512737002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente de 68 anos de idade apresenta linfedema de membro superior direito, após mastectomia radical, e linfadenectomia axilar direita. Considerando a drenagem linfática terapêutica, avalie as seguintes afirmações:
I. A drenagem linfática tem aplicação terapêutica sobre a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, a qual só é possível através da membrana capilar linfática, que é mais permeável que a membrana capilar sanguínea.
II. A drenagem linfática deve ser realizada em pacientes que desenvolvem linfedema do membro superior após remoção dos linfonodos axilares, a fim de evacuar vias linfáticas, com objetivo de receber um maior volume de líquido da região edemaciada.
III. A captação, manobra realizada com o objetivo de estimular a reabsorção do líquido acumulado no interstício, deve ser realizada em sentido centrífugo, visto que o direcionamento do fluxo linfático ocorre após a liberação das vias linfáticas.
IV. Na insuficiência do sistema linfático, a drenagem linfática pode ser realizada com uma pressão de moderada a forte, para que as proteínas dos espaços intersticiais sejam removidas pela drenagem venosa.
V. Após a dissecção de um grupo de linfonodos, o sistema linfático pode compensar o fluxo linfático com a formação de anastomoses linfolinfáticas e linfovenosas, proporcionando uma alternativa para a drenagem linfática.
É correto apenas o que se afirma em: (ENADE, 2013)
		
	 
	I, III e IV.
	 
	II, IV e V.
	 
	I, II e V.
	 
	I, II e III.
	 
	III, IV e V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512666771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o exame físico, na incontinência urinária, pede-se para a paciente tossir, tentando reproduzir a perda urinária e deve ser feito um exame ginecológico para descartar fistulas vesico-vaginais e _____________________ genitais, estes muito frequentes quando há incontinência urinária, apesar de não estarem associados à intensidade nem ao tipo de incontinência. Complete a frase:
		
	
	infecções;
	
	histerectomias.
	
	agenesias;
	
	contaminações;
	 
	prolapsos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512695056)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A incontinência urinária é caracterizada como qualquer perda involuntária de urina. Deve-se a falha nos mecanismos interligados de continência da mulher. São fatores predisponentes de incontinência urinária, EXCETO:
		
	
	Efeito de medicamentos, doenças neurológicas.
	
	Obesidade, gestações múltiplas e menopausa.
	
	Envelhecimento e cirurgias pélvicas prévias.
	
	Traumas locais, tabagismo, depressão.
	 
	Uso de líquido em excesso e bebidas estimulantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513277789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o estudo de caso à seguir e indique quais as alternativas verdadeiras e falsas. L.M.C., 43 anos, queixa-se de incontinência urinária há 1 ano com sensação de urgência prévia à perda. O urologista diagnosticou hiperatividade do detrusor (ao estudo urodinâmico). G2, PC2, A0. Peso do maior RN 4kg. Urina 4x/dia e 2x/noite. Nega HAS, diabetes, doenças neurológicas, CA, depressão, dor pélvica, incontinência anal, constipação, menopausa, histerectomia ou distúrbios sexológicos. A sensibilidade na região genital é normal, reflexos clitoridiano e anal normais, reflexo de tosse presente, sem laceração ou cicatrizes perineais. Trofismo normal. Grau 3 da escala de Oxford para fibras lentas e rápidas de bulbo esponjoso e elevadores do ânus.
		
	 
	A paciente se beneficiará com eletroterapia de baixa frequência por via vaginal para inibição do detrusor, durante 20 minutos.
	 
	A paciente apresenta incontinência urinária de esforço.
	 
	Devemos ensinar à paciente a realizar contrações do AP todas as vezes que sentir urgência urinária, pois ocorrerá um relaxamento reflexo do detrusor quando houver a contração muscular do AP.
	 
	As gestações prévias, a constipaçãoe o reflexo de tosse presente são fatores de risco para o tipo de incontinência que a paciente apresenta.
	 
	A paciente não poderá realizar treino muscular do AP por biofeedback pois apresenta grau 3 da escala de Oxford.

Continue navegando