apol de comunicação empresarial
15 pág.

apol de comunicação empresarial


DisciplinaAborda7 materiais24 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1- 3
Você acertou!
Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Gerenciar os impactos da obsolescência é um grande desafio, ainda mais para empresas que trabalham com estratégias inovadoras e precisam lançar novos produtos constantemente. É necessário que os sistemas contratados desempenhem uma agenda de atualização, tanto para novas características a serem atendidas pelos softwares, quanto para atualizações de segurança ou adequação a equipamentos. As plataformas de software precisam ter alto grau de conectividade e portabilidade, e sistemas mais antigos tem dificuldades em se adequar às novas realidades (Aula 01, p. 
	
	B
	1 \u2013 2 \u2013 3
	
	C
	3 - 2 - 1
	
	D
	3 - 1 - 2
	
	E
	2 - 3 - 1
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
A globalização e os cenários de alta mudança trazem também impactos nas formas de comunicação organizacional. Cada vez mais, os líderes precisam compreender os ambientes em que suas empresas estão inseridas para saberem como lidar com as questões de seu dia-a-dia. Suas estratégias de comunicação interna e externa deverão levar em consideração a situação econômica em que sua empresa está inserida, local e globalmente. Desafios e obstáculos como o gerenciamento de horários de reuniões entre colaboradores que estão em diferentes países, idioma a ser escolhido para suas conversações, aspectos culturais e até mesmo legais devem ser considerados. Sobre as formas de comunicação, analise os elementos a seguir, e enumere, as explicações que se relacionam a cada um deles.
I - Comunicação Institucional
II - Comunicação de Produto
III - Comunicação Financeira
IV - Comunicação de Crise
(  ) Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
(  ) Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
(  ) É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
(  ) Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	IV, II, I, III.
	
	B
	III, IV, I, II.
Você acertou!
A sequência correta é III, IV, I, II. I. Comunicação Institucional: É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
II. Comunicação de Produto: Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários. III. Comunicação Financeira: Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
IV. Comunicação de Crise: Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
	
	C
	II, I, IV, III.
	
	D
	I, III, IV, II.
	
	E
	III, I, II, IV.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir :
A globalização trouxe inúmeras mudanças na forma de se gerir negócios. Hoje em dia, empresas podem não ter sua unidade de produção concentrada em lugares específicos, por exemplo. É comum que cada item de um produto seja desenvolvido em uma localidade, por motivos de competitividade. Centrais de telemarketing, por exemplo, podem estar do outro lado do planeta atendendo ou promovendo ligações com os países mais longínquos, como se estivesse na mesma cidade. As fronteiras estão desaparecendo. Se, por um lado, isso pode representar grandes oportunidades para empresas que têm condições de atuar de forma global, por outro, pode também ser uma grande ameaça às empresas que não têm condições ou que não estejam preparadas para a nova realidade.
De acordo com estas afirmações, também podemos afirmar que:           
Nota: 20.0
	
	A
	A Globalização é um fenômeno restrito aos países desenvolvidos.
	
	B
	A Globalização é um fenômeno reversível, pois depende de ações políticas dos países envolvidos.
	
	C
	A Globalização é um fenômeno irreversível, pois é fruto do desenvolvimento tecnológico que transpõe fronteiras e de movimentos econômicos de interação entre países.
Você acertou!
Irreversível, pois não há como se reverter o fenômeno da globalização, que só tende a ficar mais acirrado.
	
	D
	A Globalização é especialmente benéfica para os países em desenvolvimento, pois facilita transações de exportação e importação.
	
	E
	A Globalização é um fenômeno ineficiente com data de expiração prevista para a próxima década.
Questão 4/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale \u201c1\u201d para as informações quantitativas e \u201c2\u201d para as informações qualitativas listadas abaixo.
(      ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(      ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(      ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(      ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(      ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-1-2-2;
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: \u201cO serviço prestado não foi apreciado pelo cliente\u201d, \u201cA quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior\u201d e \u201cAs medidas de segurança adotadas foram mínimas no período\u201d. As informações quantitativas são: \u201cAs vendas superaram em 24% o ano anterior\u201d e \u201c) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do