Buscar

CORROSÃO - ATIVIDADE PONTUADA DE CORROSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais os principais meios corrosivos?
Dentro do estudo de corrosão é necessário falar um pouco sobre os meios que induzem a corrosão. Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados: atmosfera, águas naturais, solo, produtos químicos, substâncias fundidas e solventes orgânicos.
A ação corrosiva da atmosfera depende fundamentalmente dos fatores: Umidade Relativa; Substâncias poluentes-particulados e gases (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio); Além desses fatores devem considerados os fatores climáticos, como intensidade e direção dos ventos, variações cíclicas de temperatura e umidade, chuvas e insolações.
2. Quais as principais características que os meios corrosivos podem apresentar?
As principais características presentes num meio corrosivo, são: àcidas, básicas ou neutras, e também pode ser aerada.
3. Quais os principais mecanismos da corrosão?
São mecanismos químicos: Há reações químicas diretas entre o material metálico, ou não metálico, e o meio corrosivo, não havendo geração de corrente elétrica. Sendo os casos mais comuns. (Corrosão de material metálico, em temperaturas elevadas, por gases ou vapores e em ausência de umidade, corrosão seca. Corrosão em solventes orgânicos isentos de agua. Corrosão de material não-metálicos. Reação com o oxigênio (oxidação seca). Formação de compostos químicos. Ataque de metais como níquel (Ni), por monóxido de carbono (CO), com formação de carbonila de níquel Ni (CO4). Ataques de metais como ferro (Fe), alumínio (Al) e cobre (Cu), por cloro (Cl) em temperaturas elevadas, com formação de cloretos. Ataques de metais por solventes orgânicos, na ausência de agua. Ataque de borracha, por ozônio (O3), havendo oxidação da borracha com perda da elasticidade. Deterioração do concreto por sulfato (SO4 2-).
Eletroquímico: O processo de corrosão eletroquímica é devido ao fluxo de elétrons, que se desloca de uma área da superfície metálica para a outra. Esse movimento de elétrons é devido a diferença de potencial, de natureza eletroquímica, que se estabelece entre as regiões. As reações que ocorrem na corrosão eletroquímica envolvem a transferência de elétrons. Portanto, são reações anódicas e catódicas (reações de Oxidação e Redução).
A corrosão eletroquímica envolve a presença de uma solução que permite o movimento dos íons. Principais mecanismos (Corrosão em agua ou soluções aquosas, atmosféricas, no solo e nos sais fundidos).
4. Defina camada passivadora.
A camada passiva, nesse caso, é uma espécie de película protetora que garante a característica inoxidável para o aço. Trata-se de uma proteção química inerente ao aço inox, que o protege do surgimento de ferrugem.
Além disso, a camada passiva possui capacidade de autorregeneração. Assim quando a superfície do aço inoxidável é danificada por um arranhão, por exemplo, a camada passiva se recompõe quase que no mesmo instante. Isso se deve à presença do cromo da camada passiva, que continua reagindo com o oxigênio do meio.
5. Quais os principais metais que formam camada passivadora de óxido, chamada de proteção eficiente?
Alumínio (Al); Ferro (Fe) em altas temperaturas; Chumbo (Pb); Aço inox; Titânio (Ti).
6. Quais os principais metais que formam camada passivadora de óxido, chamada de proteção ineficiente?
Magnésio (Mg); Ferro (Fe).
7. Quais os principais meios de proteção contra a corrosão?
Pinturas ou vernizes; Inibidores; Revestimento do metal, com outro metal com maior resistência a corrosão; Galvanização; Proteção catódica.
8. Quais sãos os tipos de revestimento que servem para minimizar o processo de corrosão.
Utilizados para a proteção de materiais da ação do meio, pode ser METÁLICOS (Os metais mais utilizados no processo são o aço inoxidável, titânio e alumínio). Não METÁLICOS (São exemplos não metálicos anodização, cromatização, fosfatização, revestimento com argamassa de cimento). E ORGÂNICOS. Além de pinturas industriais, revestimento com plásticos e plásticos reforçados, revestimento com borrachas, revestimentos para tubulações enterradas ou submersas e o GRAFENO – um revestimento a parte engenheiros da universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de verniz negro, um compósito cujo componente principal é o grafeno, conhecido como material-maravilha.
9. Para que o processo corrosivo seja possível é necessário que além do contato do metal com um meio corrosivo, exista uma diferença de potencial suficiente para provocar a movimentação das cargas elétricas presentes.
Sim, pois para que haja a corrosão é necessário que tenha uma reação entre duas partes.
O que seria essa movimentação de elétrons, um recebe elétrons e o outro perde elétrons (do pólo negativo para o pólo positivo), para que possa caracterizar uma corrosão , que por consequência , poderá haver perda de espessura.
10. A medida quantitativa da corrosão pode ser feita por perda de espessura ou de peso dentro de um intervalo de tempo, sendo que o primeiro método é o mais preciso, sendo por isso o mais usado no controle e determinação da taxa de corrosão dos equipamentos industriais.
 Pode-se determinar a taxa de corrosão de várias formas, vou citar a seguir algumas delas.
Perda de massa por unidade de área por unidade de tempo. Ex: mdd- mg/dm2 .dia; g/m2 .ano etc.
Perda de espessura por unidade de tempo. Ex: mm/ano ou mpa; milésimo de polegada por ano ou mpy
Densidade de corrente de corrosão. Ex: mA/cm2	
11. Quais os principais métodos de evitar a corrosão? Como cada um deles funciona?
Revestimento: No cotidiano, é muito comum o uso do zarcão para revestir peças metálicas, tais como portões, grades, janelas, entre outros. O zarcão é uma tinta constituída de uma suspensão oleosa de tetróxido de chumbo (Pb3O4), que adere bem ao metal porque é um óxido insolúvel. Sua função é simplesmente impedir o contato do ferro com o oxigênio do ar. Se essa película protetora for riscada ou sofrer desgaste com o tempo, o ferro irá se oxidar, por isso a necessidade de manutenção constante.
Quando se necessita de uma proteção mais eficaz, podem-se usar revestimentos de polímeros. Outro exemplo são as folhas de flandres, isto é, as latas usadas como embalagens, que são constituídas de uma lâmina de aço coberta de estanho na parte do interior da lata.
O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho. Mas se a lata for amassada, o ferro e o estanho ficarão em contato com o alimento, sendo que o ferro irá oxidar-se primeiro. Por isso, ao comprar alimentos enlatados, tome muito cuidado para que a lata não esteja amassada.
Alguns óxidos, como o óxido de crômio (III) e o óxido de ferro (III), são usados para revestir peças metálicas e fornecem proteção porque são impermeáveis ao oxigênio e à água.
A galvanoplastia ou eletrodeposição metálica é uma técnica em que se reveste uma peça metálica com outro metal mais nobre, que é menos reativo e menos propenso à corrosão. Isso é feito por se colocar a peça que se deseja revestir como cátodo (polo negativo) em um circuito de eletrólise. Abaixo temos um esquema de uma douração, isto é, uma galvanoplastia em que se reveste um objeto metálico de ouro. Veja que no ânodo o ouro sofre oxidação, formando os íons Au3+ que migram para o cátodo, cobrindo a peça metálica.
O aço inoxidável é uma liga metálica especial feita de 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel, que possui como propriedade principal o fato de não enferrujar. Os metais cromo e níquel formam óxidos insolúveis que protegem o aço do oxigênio e da umidade do ar.
Essa liga é usada na produção de utensílios domésticos, como panelas e talheres, bem como em equipamentos para indústria, construção civil, peças de carro, entre outros. Porém, além de caro, a sua aplicação também é limitada.

Continue navegando