Buscar

Artigos jornalísticos e artigos científicos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Nossa Língua Portuguesa é rica em diversos aspectos, especialmente no que concerne aos gêneros e tipologia textual. Embora tais termos possam aparentar ser complexos, buscam somente o que se objetiva com a língua que é as mais variadas formas de comunicação. Dessa forma pode compreender-se que gênero textual é tudo aquilo que pressupõe, que gera comunicação, enquanto tipologia textual pode ser entendido como a forma de escrever ou seja de se organizar, transmitir a idéia e levar o leitor a compreendê-la. A grosso modo, pode-se dizer que tipologia são as características e o modo como escrevemos um gênero. 
 Uma notícia pode ser, por exemplo, um texto narrativo, enquanto uma entrevista pode ser um texto dialogal. O que difere o tipo de texto será a intencionalidade do interlocutor para o ato comunicativo. O que não se pode esquecer é que cada assunto é deve ser apresentado segundo as características inerentes a tipologia e ao gênero textual pretendido para que, dessa forma se possa conseguir a comunicação esperada. 
 Cada gênero tem uma forma específica de ser apresentada. O artigo científico, por exemplo, propõe uma reflexão acerca de determinado assunto, essa reflexão surge em decorrência da estrutura do mesmo. É um documento de cunho dissertativo, que se baseia em evidências de outros artigos publicados em periódicos sobre o assunto, usa linguagem mais técnica e tem por objetivo provar ou certificar determinada teoria para isso, vale-se de citações sejam diretas ou indiretas e referências bibliográficas que validem as hipóteses apresentadas. 
 Já o texto jornalístico apesar de poder ser dissertativo argumentativo ou expositivo tenciona demonstrar circunstâncias a partir de uma análise de suas causas e de seus efeitos. Dependendo de seu propósito e da intenção de quem escreve, pode ser imparcial ou não. Normalmente, as idéias são trabalhadas de forma objetiva, apresentando um caráter informativo, assemelha-se com o artigo porque usa de terceira pessoa e procura ser impessoal. 
 Dessa forma um texto sobre futebol pode ser tranquilamente diferenciado como sendo jornalístico uma vez que, as características e a forma como são apresentados divergem bastante de um artigo científico. Por exemplo: O texto sobre a vitória do Palmeiras apresentado de forma jornalística trataria o assunto com uma linguagem direta, adaptável, formal, impessoal e simplificada, além de no seu primeiro parágrafo conter informações que deixem o leitor a par do que será tratado. 
 Em resumo o artigo científico pode ser considerado algo mais formal e apropriado para uma categoria que venha a discutir a analisar o assunto do mesmo, enquanto o artigo de jornal tem por base principal a informação. Ainda que se apresentem de maneiras diferentes ambos atendem o que se busca ao final do uso de qualquer gênero ou tipologia textual que é comunicação.