A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade pratica Quimica Geral

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade pratica Química Geral
Centro Universitário Uninter
 Rua, s/n–– CEP:– –- Brasil
e-mail: 
Resumo. O relatório tem por objetivo realizar dois experimentos, o primeiro consiste em dissolver substancias em água e identificar se são capazes de conduzir eletricidade (eletrólitos). O segundo experimento consiste utilizar um método chamado titulação para medição de concentração de uma solução desconhecida.
Palavras chave: (reagente, acido, base, eletrólito, titulação)
1
Procedimento Experimental
Virtual Lab Química: 2.3 – Eletrólitos fortes e fracos (página 45 do arquivo anexado na Aula 12).
Coletado no almoxarifado (três reagentes: NaCl, Na2CO3 (100%) e NaHCO3 (100%).
Para cada sal selecionado no almoxarifado, foi seguido o seguinte procedimento: transferir o recipiente para a região realçada próxima da balança. Arraste um bequer para a região realçada próxima ao frasco de sal na área da balança. A seguir, tare a balança clicando em Tare. Apanhe a colher e retire um pouco de amostra. Selecione a maior amostra possível, arraste a concha até a balança e deposite seu conteúdo no papel. Isso colocará aproximadamente 1 g de amostra na balança. Agora arraste o papel de pesagem com a amostra e deposite-a no béquer. 
Mova o béquer até o agitador. Apanhe a proveta vazia de 25 mL perto da pia e segure-a embaixo da torneira até encher. Coloque a água no béquer. Ative o medidor de condutividade localizado à direita na bancada, coloque a sonda na proveta e registre a condutividade da solução na Tabela de dados. Repita os mesmos procedimentos para os outros dois reagentes.
Ao finalizar o processo com os três reagentes, retorne ao almoxarifado. Obtenha mais três amostras (dois sais e uma solução): KNO3, NH4Cl e NH3, e retorne ao laboratório. Siga o passo 3 para KNO3 e NH4Cl. Para a solução de NH3, siga este procedimento: coloque um béquer no agitador. Apanhe a solução de NH3 na prateleira do almoxarifado, arraste-a até a proveta de 25 mL e despeje-a nela. Arraste a proveta até o béquer no agitador e transfira a solução de um para o outro. Coloque a sonda do medidor de condutividade na proveta e registre os dados na tabela.
Ao finalizar o processo com os três reagentes, obtenha mais duas amostras: HCl e HCN. Meça a condutividade de cada solução seguindo o procedimento número 4 e registre os dados na tabela. 
Virtual Lab Química: 6.3 – Conceitos em titulações ácido-base (página 157 do arquivo anexado na Aula 12).
As titulações fornecem um método de medir a concentração de uma solução desconhecida. Em uma titulação ácido-base, isso ocorre dispensando-se um titulante de concentração conhecida em um titulado de volume conhecido (a concentração de um titulante desconhecido também pode ser determinada por titulação com um titulado de concentração e volume conhecidos). As curvas de titulação (gráficos de volume × pH) têm formas características e podem ser usadas para determinar a força ou a fraqueza de um ácido ou base. O ponto de equivalência da titulação, ou o ponto no qual o titulado foi completamente consumido pelo titulante, é identificado pelo ponto no qual o pH muda rapidamente quando um pequeno volume de titulante é acrescentado. Há uma acentuada inclinação ascendente ou descendente nesse ponto da curva de titulação. Também é comum usar um indicador que muda de cor quando se atinge o ponto de equivalência ou se está próximo dele. Neste atividade, é possível observar essa curva de titulação por meio da titulação do ácido forte HCl com a base forte NaOH.
Ao inicia o Lab se encontra uma bureta contém NaOH. A posição horizontal da alavanca laranja indica que a torneira está fechada. Abra a torneira da bureta, puxando para baixo a alavanca laranja. A posição vertical libera solução mais rapidamente, e há três velocidades intermediárias. Gire a torneira para uma das posições mais rápidas. Observe a curva de titulação. Quando o volume atingir 35 mL, cesse a titulação. O béquer contém HCl de 0.3000 M e a bureta, NaOH de 0.3000 M.
Análise e Resultados
 Virtual Lab Química: 2.3 – Eletrólitos fortes e fracos (página 45 do arquivo anexado na Aula 12).
Perguntas a serem respondidas no relatório: 
1) Quais substâncias, podem ser consideradas como eletrólitos? R= NaCL, NaHCO3, NaCO3, KNO3, NH4CL, HCL.
2) Quais as evidências obtidas no experimento que justificam sua resposta da questão 1? R= as substancias listadas conduziram corrente após dissolvidas em água.
3) De acordo com a resposta da questão 1, o que ocorre com estas substâncias fazendo-as se comportar como eletrólitos? R= são substancias que quando dissolvida em água, formam uma solução capaz de conduzir corrente elétrica.
4) Escreva as equações químicas balanceadas para cada eletrólito identificado na questão 1, de acordo com o exemplo fornecido no passo 9 da prática 2.3 do Virtual Lab Química. R= 
NaCl (s) → Na+ (aq) + Cl– (aq) 
Na2CO3 (s) → 2Na+ (aq) + CO32– (aq)
NaHCO3 = 1 Na2CO3 +  1 CO2 + 1 H2O
KNO3 = N2 +2O + K2O
 NH4Cl= NH3 + HCl
5) Como a condução de eletricidade é realizada em eletrólitos líquidos? R=Os eletrólitos são soluções que permitem a passagem dos elétrons, mas isso não garante que eles possam trafegar livremente. Nos eletrólitos os elétrons trafegam "presos" aos íons. 
 Virtual Lab Química: 6.3 – Conceitos em titulações ácido-base (página 157 do arquivo anexado na Aula 12). 
Perguntas a serem respondidas no relatório: 
1) Identifique cada uma das substâncias envolvidas na reação como ácida ou básica e justifique sua resposta com as evidências obtidas nos experimentos. R= HCL é acido forte; NaOH é base forte.
 2) Qual reação ocorre quanto uma substância ácida é colocada em contato com outra substância básica? Como ela ocorre? R= Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que chamamos de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor ao ocorrer. As reações de neutralização se baseiam na reação entre os íons H+ (do ácido) e os íons OH- (da base), formando água como um dos produtos.
3) Escreva a equação química, balanceada, que caracteriza a reação química. R= H + + OH – H2O.
4) O que é o ponto de viragem de um indicador? Qual pH caracteriza o ponto de viragem neste experimento? R= É quando o indicador mostra o momento de parar a reação, que é quando há a mudança brusca de cor. O ponto de viragem se da com pH 3.
 5) Uma solução de pH 7 é considerada neutra. Explique o porquê. R= Sim. A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.
Tabela 1: Condutividade de substâncias.
	NaCL=43.89
	Na2CO3=66.55
	NaHCO3=32.63
	KNO3=37.53
	NH4CL=57.69
	NH3=0.89
	HCL=39.30
	HCN=0.00