Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 151988)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em uma determinada comunidade, a letalidade do sarampo foi de 10% no ano de 2010. Durante esse ano ocorreram 50 óbitos da doença. a) Calcule o número de casos de sarampo nessa comunidade no ano de 2010. b) Explique a importância do cálculo do coeficiente de letalidade.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: a) Letalidade=10% número de óbitos= 50 L= número de óbitos/número de casos x 100 10= 50/x x=5 x 100 500 casos de sarampo b) O coeficiente de letalidade é importante para avaliar a gravidade de uma doença, considerando as variáveis idade, sexo, condições socioeconômicas da região além de outras características de interesse. Para se estimar essa medida calcula-se o coeficiente de letalidade dividindo-se o número de óbitos devidos à determinada doença pelo número de pessoas que foram afetadas pela doença, multiplicando-se o resultado por 100.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 872161)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente, como exemplificar esse cenário?
		
	
Resposta: Por uma serie de inciativas que vem sendo adotadas, no sentido de ampliar a vigilancia das epidemiologias com objetivos de atender a um conjunto de açoes que proporcionam conhecimentos, a detectação e prevenção da saúde e controle de doenças.
	
Gabarito: Do total de 211.727 artigos identificados na base, 1.925 (0,9%) eram referentes ao Brasil. O autor observou que no período de 1985 a 1989, 91 artigos foram publicados. E no período de 2000 a 2004 foram publicados 1.096, representando um crescimento de 12 vezes na quantidade de artigos. De acordo com os resultados do estudo, o crescimento da produção científica no Brasil foi mais acelerado do que o crescimento mundial nas duas décadas analisadas, evidenciando o avanço da pesquisa epidemiológica no Brasil.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 647642)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	Michel Foulcault.
	
	William Farr.
	
	Robert Koch.
	 
	Louis Pasteur.
	 
	John Snow.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 240615)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
		
	
	Atenção Secundária à Saúde - Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo patológico foi desencadeado.
	 
	Atenção Terciária à saúde - Corresponde às medidas adotadas após as consequências da doença, representadas pela instalação de deficiências funcionais.
	 
	Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	A atenção primária à Saúde tem por objetivos: Promoção da saúde e prevenção de doenças; Interceptar as causas patológicas antes mesmo que atinjam o indivíduo.
	
	Atenção Primária à Saúde - Realizada no período pré-patogênico. Compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 109477)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 828746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O coeficiente que mede a proporção de pessoas com uma determinada doença e que morrem em consequência dela, é chamado de:
		
	
	Taxa de ataque.
	 
	Letalidade.
	
	Incidência.
	
	Morbidade.
	
	Mortalidade Infantil.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 281708)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	 
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre.
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	 
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 122789)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralizaçãoestá relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 126160)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O indicador positivo da saúde denominado DALY (Disability-Adjusted Life Years) é definido como uma medida:
		
	
	dos anos com qualidade de vida não vividos por motivo de doença, incapacidade ou morte.
	 
	do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
	
	da carga global de doença¿ (GBD global burden of disease).
	 
	dos anos vividos com qualidade de vida.
	
	dos anos vividos sem considerar o estado ou nível de saúde desses anos.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 126109)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, uma série de iniciativas vem sendo adotadas no sentido de ampliar o conceito de Vigilância Epidemiológica com objetivo de atender aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à descentralização de responsabilidades e à integralidade da prestação de serviços. PORQUE A Lei Orgânica da Saúde (Lei número 8.080 de 19 de Setembro de 1990) incorporou um conceito mais amplo de Vigilância Epidemiológica, que passou a ser entendida, como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Continue navegando