Buscar

DESfio COLABORATIVO DIREITO PREVIDENCIARIO

Prévia do material em texto

DESfio COLABORATIVO DIREITO PREVIDENCIARIO
Olá aluno (a)!
Vamos pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo desta primeira unidade.
A partir de 1º de janeiro de 2015, os segurados da Previdência Social que recebem acima do salário mínimo tiveram o benefício reajustado em 6,23%. O índice foi divulgado em portaria conjunta dos ministérios da Previdência Social e da Fazenda.
O salário mínimo passou de R$ 724,00 para R$ 788,00 em 2015. Com o novo cálculo fixado pelo governo, o crescimento do mínimo foi de 8,84% e leva em conta a fórmula em vigor desde 2011 para definir a renda do trabalhador.
A partir destas informações:
1) Analise e indique qual dos princípios da seguridade social estudados, foi levado em consideração?
2) Considerando ainda a diferença entre os percentuais de reajuste dos benefícios e do salário mínimo, quais serão os impactos na renda do aposentado?
3) Em relação ao aposentado, em sua opinião o objetivo do princípio está sendo atingido na sua plenitude?
Compartilhe a sua opinião neste fórum e comente as opiniões dos seus colegas.
Esperamos por você!
Bons estudos!
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Olá, prezado (a)!
Estamos chegando ao final da nossa disciplina, e fico muito feliz por saber que juntos aprendemos e construímos conhecimentos para nossa carreira profissional.
Saiba que é imprescindível os caminhos da educação, sempre temos que buscar, correr atrás, pois seremos eternos aprendizes. Foco nos seus objetivos sempre.
Para fixar o que já foi estudado, vamos realizar a atividade? Pois bem, caso tenha alguma dúvida, consulte seu tutor.
E peço que sua dissertação será no máximo trinta (30) linhas. Vamos lá!
A Emenda constitucional N. 20 (1998), modificou o sistema de previdência social o sistema de Previdência Social como um todo, abrangendo o setor privado e o setor público.
As maiores alterações concentram-se no art. 201 (Regime Geral de Previdência Social) e no art. 40 (Regime Próprio da Previdência Social dos servidores públicos). Além do mais, o art. 202 da Constituição é totalmente modificado, sendo incluída uma nova redação para tratar do regime de previdência privada, que seria regulamentado posteriormente por meio de lei complementar. No entanto, a maior parte das alterações refere-se ao RGPS.
Uma das principais mudanças foi a desvinculação do valor dos benefícios em relação ao reajuste anual do salário-mínimo.
Sob a ótica do princípio constitucional da Irredutibilidade do valor dos benefícios (art. 194, parágrafo único, IV, CF/88) cuja finalidade é impedir a diminuição dos valores nominais das prestações previdenciárias e sabendo que o índice de correção do salário mínimo é maior que o reajuste do valor dos benefícios, analise o caso dos aposentados. O princípio em tela está sendo atendido ?
Não esqueça: sua dissertação será de no máximo 30 (trinta) linhas.
Aguardo sua resposta.
Ao enviar este relatório, você concorda: (1) que está enviando este relatório para ser usado e armazenado como parte dos serviços do SafeAssign™, de acordo com Política de privacidade da Blackboard; (2) que sua instituição pode usar seu relatório de acordo com as políticas da instituição; e (3) que seu uso do SafeAssign se dará sem direito a recurso contra a Blackboard Inc. e suas afiliadas.

Continue navegando