Buscar

Direito ao Nome Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enem já tem 68 transexuais inscritos e autorizados a usar o nome social (O Globo – 23/05/14).
Pela primeira vez candidato poderá solicitar uso do nome social na prova.
Pelo menos 68 candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração do exame, 95 pessoas ligaram para o serviço de telefone 0800-616161 e, até a manhã desta sexta-feira (23), 68 já estão com o protocolo para poder usar o nome social. 
A possibilidade do candidato usar o nome social é uma novidade da edição 2014 do Enem. Segundo o site oficial, "o participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação, até o final do período de inscrição".  O edital do Enem 2014, no entanto, não faz nenhuma referência ao uso do nome social do candidato.
No ano passado, algumas candidatas transexuais que fizeram a edição de 2013 do Enem relataram que sofreram constrangimento na hora de apresentarem o documento de identidade aos fiscais das salas de prova. Como usam um nome social diferente do nome indicado no documento de identificação, duas estudantes transexuais disseram que só receberam o caderno de provas no primeiro dia depois de um longo processo de conferência de dados. Uma delas foi tratada como se houvesse perdido o documento de identidade.
O Enem serve para o estudante disputar uma vaga em uma universidade federal, bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni, bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies.

Outros materiais