Buscar

Direito nas organizações


Continue navegando


Prévia do material em texto

Direito nas organizações
1. Avalie as afirmações categóricas a baixo e assinale a assertiva CORRETA : 
I. O princípio d a legalidade constitui uma das garantias de um típico Estado de Direito, na proteção dos direito s dos cidadãos; 
II. Segundo nosso sistema constitucional todos tributos para serem exigidos precisam respeitar o princípio republicano, federativo e o da não 
cumulatividade. 
III. A Constituição Federal, no intento de conferir caráter mais rígido às normas tributárias, instituiu o princípio da estrita legalidade, impossibilitando qualquer margem de discricionariedade em face aos tributos. 
 
D) Somente corretas as afirmativas I e III
2. É defeso ao Estado de Minas Gerais cobrar o imposto sobre a propriedade de veículo automotor relativamente à frota de propriedade da União, em virtude da limitação ao poder de tributar instituída pela Constituição Federal pela chamada:: 
C) imunidade recíproca – CERTO
3. "A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados? IPI para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, produtos da linha branca, que encerraria no próximo dia 31, foi prorrogada por mais três meses. A partir de 10 de novembro entra em vigor uma nova tabela cujas alíquotas passam a ser estabelecidas com base na efi ciência energética dos produtos, de acordo com a classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. "Nós estamos desonerando mais os produtos que consomem menos energia", explicou. A medida vale até 31 de janeiro de 2010. Segundo ele, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alíquota de 15%, e recuou para 5%, poderão manter essa mesma alíquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada classe "A", ou seja, com menor consumo de energia. As geladeiras da classe "B" passarão a ter uma alíquota de 10% e o restante voltará a ter um IPI de 15%."
(Extraído do site www.fazenda.gov.br, notícia de 29.10.2009).
Na notícia acima, identificamos um importante aspecto do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
 Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que explica e justifica tal aspecto, isto é, somente aquele que a notícia mencionada destacou.
e)A extrafi scalidade consiste na possibilidade de, por meio de alíquotas diferenciadas, estimular-se determinado comportamento por parte da indústria e, consequentemente, dos consumidores.
4) A Constituição Federal, em seu artigo 145, dispõe que o principio da capacidade contributiva:
C) É a aptidão da pessoa colocada na posição de destinatário legal tributário, para suportar a carga tributária, sem o perecimento da riqueza lastradora da tributação.
5) Avalie as afirmações a seguir:
I. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto 
o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.; 
II. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como 
necessária e suficiente à sua ocorrência. 
III. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se contribuinte, quando tenha 
relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador e responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei 
 
Todas as alternativas estão corretas. 
Nota: Por que todas estão de acordo com o artigo 113, § 1, do CTN). 
Exemplo: fato gerador - circulação de mercadorias, sujeita ao ICMS. 
6) Segundo o Código Tributário Nacional, a taxa pode ter como fato gerador:
E) a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
7) Para que uma prestação pecuniária compulsória possa ser conceituada como tributo, é preciso que, além de ser cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, tenha como objeto:
E) moeda corrente ou valor que nela possa ser expresso, não constituída 
sanção de ato ilícito e esteja na legislação.
8) A ação para a cobrança do crédito tributário, nos termos das normas do 
Código Tributário Nacional, prescreve em cinco anos, contados:
B) da data da sua constituição definitiva 
Direito nas organizações
Um administrador de empresas verificou no dia do pagamento dos seus empregados que não tinha dinheiro para recolher a contribuição previdenciária. E, orientado pelos diretores da empresa, não realizou os respectivos depósitos. A fiscalização,ao identificar que não foi feito o recolhimento contribuição previdenciária, mandou instaurar um processo por crime de apropriação indébita em relação a todos os dirigentes da empresa.
À luz da matéria estudada, comente o texto.
Explique o principio da legalidade
O princípio da legalidade representa uma garantia para todos os cidadãos, prevista pela Constituição, onde uma pessoa não será obrigada a fazer ou deixar de fazer algo, exceto se esta situação estiver prevista na lei.