Buscar

Nano e ultrafiltração

Prévia do material em texto

Nano e ultrafiltração
Nanofiltração
	É uma técnica de separação situada entre a Osmose Reversa e a Ultrafiltração. Retém sais bivalentes com 0,001 um molecular e pressão de trabalho de 10 a 25 BAR. É comum em purificação de aguas, descoloração e eliminação de micropoluentes. É utilizado para serparar componentes específicos desejáveis e indesejáveis do processo. 
	A nanofiltração também é utilizado nos processos de extração de produtos vegetais em solução alcólicas e aquosas. Extração de produtos vegetais em soluções alcoólicas e aquosas. Desmineralização parcial. Redução significativa de DQO (Demanda Química de Oxigênio) no permeado. Clarificação de suco de frutas. Desmineralização de soros. Concentração de derivados do leite. Clarificação de água salgada. Redução dos DQO (Demanda Química de Oxigênio) no permeado. Reciclagem de água residual de lavanderias. Eliminação de pesticidas, nitratos etc , em águas fontes subterrâneas. Eliminação de metais pesados em água de despejo. Separação e concentração de elementos constituintes ativos.
Esta tecnologia permite separar as moléculas de acordo com seus tamanhos específicos. A separação é obtida através da membrana e aplicação de um gradiente de pressão. É frequentemente usada na separação de substâncias orgânicas, tais como micropoluentes e íons polivalentes.
Ultrafiltração
Consiste na aplicação de pressão hidrostática fazendo o líquido (permeado) fluir pelos poros da membrana. Os sólidos e grandes moléculas suspensos em solução são retidos, enquanto que a água, de menor tamanho molecular, passa pelo poro da membrana pelo diferencial de pressão, também chamado de pressão trans-membrana.
Vantagens do processo:
utiliza baixas pressões hidrostáticas;
não ocorre mudança de fase;
não utiliza reagentes químicos;
mantém força iônica e pH da solução concentrada;
evita desnaturação e inativação das enzimas.
Desvantagens:
Concentração por polarização (acúmulo de moléculas grandes perto da superfície da membrana),
Formação de camadas de géis na membrana (reduz-se através da manutenção de escoamento turbulento ou laminar com alta vazão)
fouling (deposição) na membrana (especialmente agentes anti-espumantes usados nas fermentações ocasionam depósitos).
Os setores de desenvolvimento das indústrias utilizam este processo de separação para purificar e concentrar macromoléculas em soluções, especialmente soluções protéicas. A dimensão de corte de peso molecular nos processos de Ultrafiltração fica entre 0,01 e 0,1µm. Como resultante a pressão de trabalho deve estar entre 3 a 10 BAR. Esta tecnologia permite a separação de partículas fluídicas com dimensões e peso moleculares menores que as de corte da membrana.
Elementos Retidos: Macromoléculas de 0,01 a 0,1 micron; Coloides; Bactérias e Vírus. Algumas aplicações da Ultrafiltração: Concentração e clarificação de suco de frutas. Pasteurização de xaropes de glicose. Purificação de líquidos. Concentração de produtos derivados do ovo. Tratamento de efluentes em queijarias. Padronização, desproteinização do leite. Concentração do soro de leite. Tratamento de efluentes de tipografia, tinturarias etc. Reciclagem de água de lavagem. Tratamento de ácidos, efluentes de látex e gelatinas. Regeneração dos banhos de desengorduramento. Pré-tratamento da água antes de uma Nanofiltração ou uma etapa de Osmose Reversa.
_______. Métodos de Filtração. Tia Brasil. http://www.eq.ufrj.br/biose/nukleo/aulas/Enzimol%20Aplic/eqb706_aula_08.pdf
Aquino. Alexandre. As diferenças entre nanofiltração, ultrafiltração, microfiltração e osmose reversa. Revista Meio Filtrante. 2011. http://www.revistatae.com.br/3201-noticias

Continue navegando