Buscar

Estudo Clinica Psicanalitica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Clinica Psicanalítica – AV 3
Diferença entre neurose e psicose.
Neurose: um fragmento da realidade é evitado por uma espécie de fuga. Não repudia a realidade, apenas a ignora.
Psicose: a fuga inicial é sucedida por uma fase ativa de remodelamento da realidade. A psicose repudia a realidade e tenta substituí-la.
Tanto a neurose quanto a psicose são, pois, expressão da rebeldia do id contra o mundo externo, de seu desprazer ou [...] de sua incapacidade de adequar-se à necessidade real.
Acting out – Passagem ao ato. É definido como um ato em que o sujeito “atua” uma pulsão,
fantasia ou desejo.
PROVA DA AV 3’	
Acting out: trata-se de um processo continuo e construtivo na clinica que pode vir tanto do analista quando do analisando cujo objetivo compreende na busca de uma construção simbólica de representação de coisa.
Ações que representam, quase sempre um caráter impulsivo, passam da fala para o ato.. nesse processo, geralmente, há marcas do material recalcado.
Atenção flutuante: O analista não procura seguir a ordem dos fatos durante o discurso do analisando, estando atento a alguma palavra ou associação que traga um material significativo para analise.
Projeção: Trata-se de uma defesa de origem muito arcaica para designar a operação, pelo qual um fator é deslocado, passando do aparelho psíquico para o meio externo. O sujeito passa para o outro o que está em seu imaginário, delírio e alucinação.
Recalque: Operação psíquica que tende a desaparecer da consciente um conteúdo desagradável: ideia afeto, etc. O conteúdo está inconsciente.
Resistencia: Compreende atos e palavras do analista que, durante o tratamento psicanalítico, se opõe ao acesso ao conteúdo inconsciente. O analisando fala em oposto às suas descobertas, na medida em que elas revelam os desejos.
Contratransferência: Afetação do analista diante do discurso do sujeito. Este fenômeno pode comprometer o manejo da analise. 
Interpretação: Possuem como um dos objetos a identificação e diferenciação das estruturas psíquicas da neurose e psicose.
Associação livre: O analista não procura seguir a ordem dos fatos durante o discurso do analisando, estando atento a algumas palavras ou associação que traga um material significativo para análise.
Trabalho do sonho: Compreende uma montagem de vários elementos condensados e identificados com traços arcaicos e representações de coisas.
Quais são as técnicas psicanalíticas?
Associação livre: e os sonhos formam o que Freud chama de via régia para o inconsciente. É tudo que lhe vier a cabeça.
Atenção flutuante: È o que você escuta entre o inconsciente e o consciente. Freud formula essa técnica em 1912, da seguinte maneira: “Não devemos atribuir uma importância particular a nada daquilo que escutamos, sendo conveniente que prestemos a tudo a mesma atenção flutuante”.
Uso do divã: É um manejo técnico, proporcional a um relacionamento. Não se deita imediatamente. Somente quando começa a articular, se questionar, só ai o analista o convida para o divã.
Escuta do inconsciente: 
Atos falhos - revelam pensamentos inconscientes, crenças ou desejos. Ex.: quando quero falar uma coisa e digo outra no lugar.
Chistes, Lapsos, sonhos, sintomas e mecanismos de defesa.
Sintomas: são as queixas e demandas na clínica, o que está ainda encoberto e havendo repetição pode evidenciar um mecanismo de defesa.
A transferência é um fenômeno que ocorre na relação paciente/terapeuta, onde o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis... permite que o analista se aproprie do saber inconsciente que se insinua na fala do sujeito. Resistencia, amor.
A contratransferência seria a resposta psicológica do terapeuta ao paciente, vista como resultante de conflitos neuróticos a serem superados.
Recalque do neurótico, nega conservando o elemento no inconsciente.
Foraclusão do psicótico é um modo de negação, que não deixa traço ou vestígio algum. Conceito forjado por Jacques Lacan para desig­nar um mecanismo específico da psicose, através do qual se produz a rejeição de um significante fundamental para fora do universo simbólico do sujeito. Quando essa rejeição se produz, o significante é foracluído. Não é integrado no inconsciente, como no recalque, e retorna sob forma alucinatória no real do sujeito. No Brasil também se usam "forclusão", "repúdio", "rejeição" e "pre­clusão".
Interpretação — ação do analista sobre algum material simples que apareceria no discurso do paciente, como um chiste, uma associação ou uma parapraxia (ato falho).
Construção em Análise: Elaboração, passado e presente, associações, recordações, sugestões, interpretação, defesas, repetição e transferências.
Qual a diferença da interpretação e construção em análise?
- Interpretação: interpretação do material inconsciente do analisando.
- Construção em análise: Reconstrução da história (que ele havia) esquecido e que dizia respeito aos seus sintomas atuais.
1 - Uma mulher chega ao consultório de seu analista e lhe conta um sonho em que foi abduzida por um disco voador e chegou em um planeta mais bonito que a Terra, onde tudo era perfeito e organizado. O sonho quando contado, corresponde a: 
- Conteúdo manifesto
2 - Analise a citação de Freud: "na histeria, a representação inconciliável torna-se inofensiva pelo fato de sua soma de excitações ser transportada para o corporal". Freud está falando de qual tipo de histeria? 
- Histeria de conversão
3 - Marta relatou ao seu analista que sonhou que estava em um parque de diversões comendo algodão doce. No dia anterior ela passou em frente a um parque de diversões quando ia do trabalho para casa. Esses tipos de elementos, com os quais nos deparamos em nossa realidade e que aparecem no sonho, são denominados: 
- Restos diurnos
4 - Por que esqueço os sonhos quando acordo? 
Por que quando acordo a censura fica mais ativa e me faz esquecer, mandando de volta o desejo para o inconsciente.
5 - Quais os tipos de Neurose?
- Neurose fóbica: Já nascemos com ele 
- Obsessiva: Tem a evitação do afeto 
- Histérica: Somatização e dissociação. O histérico é um sedutor e manipulador
- Angústia: Está ligada a obsessiva. 
- Comportamento: O ato de afeto é reprimido
6 - A psicose na psicanalise tem três termos:
- Esquizofrenia: Apresenta várias manifestações, afetando diversas áreas do funcionamento psíquico. Os principais sintomas são: delírios, alucinações, alteração do pensamento, diminuição da motivação
- Paranoia: Os principais sintomas são: Esforço e ansiedade, Medo, Desconfiança, Amargura, 
- Melancolia: tristeza, abatimento, prostração, desânimo etc..

Continue navegando