Buscar

questionario tsp4 av1

Prévia do material em texto

1)O cognitivismo surge na decada 50 como critica ao Behaviorismo. Explique:
Para os cognitivistas, a ideia de estimulo resposta é pouco para se compreender a aprendizagem, pois, devido à complexidade do ser humano, não é possível comparar todos os nossos processos mentais aos dos animais. Existem aspectos como a percepção, memória e pensamento, que nos diferem dos animais, fazendo com que o ser humano seja atuante na construção de sua percepção de mundo e consequentemente no processo de aprendizagem.
2)Defina os conceitos de esquema, equilibração, adaptacao e assimilacao na espitemologia genética de Piaget. 
Esquema: São estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio;
Assimilação: É quando a informação entra e associamos a um repertório cognitivo anterior;
Acomodação: Muda/altera o esquema;
Equilibração: É o próprio desenvolvimento em funcionamento.
3) Discorra sobre a construção da inteligência e hereditariedade na teoria de Piaget 
O conceito de inteligência para Piaget não se refere ao conteúdo, nível de QI, mas está associado à flexibilidade na resolução de problemas, o que vai gerar melhor adaptação ao indivíduo.
4) Qual o objeto de estudo da Psicologia Cognitiva?
A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.
5) Explique como a percepção de mundo da pessoa afeta a construção da memória: 
lembrança estaria conectada com a percepção do presente, de modo que, incidindo sobre o que vemos e sentimos, contribui para entendermos melhor as situações e nos posicionarmos de forma mais eficaz perante o mundo. A lembrança, longe de ser inútil, atuaria como complemento da percepção, sendo, portanto, essencial à vida. Nossa memória se constrói à medida que vamos assumindo nossa existência, produzindo a nossa personalidade.  se admitimos que haveria conexão entre perceber e lembrar, o acúmulo de percepções e lembranças deve provocar efeito negativo na articulação entre passado e presente. 
Daí a estratégia de que naturalmente nos valemos: esquecer rapidamente a maior parte daquilo que percebemos para evitar a acumulação desordenada de informações supérfluas. Mas, se é fato que as lembranças permanecem, muito daquilo que gostaríamos de apagar acaba por interferir em nosso pensamento e em nosso comportamento, provocando situações confusas nas quais não conseguimos discernir com razoável clareza o que devemos fazer, pois não temos elementos adequados para saber como agir. Esse fenômeno, frequente em nossa vida cotidiana, pode chegar em alguns casos a níveis insuportáveis, afetando patologicamente a capacidade de adaptação da pessoa às situações que deve viver.
6) Teça configurações sobre como as cognições podem produzir desfuncionalidades orgânicas e comportamentais 
7) Discorra sobre os aspectos positivos e negativos das leis do Efeito e Uso e Desuso na construção das nossas cognições : 
A lei do efeito: Uma vez que o caminho for aprendido, o comportamento será evocado quando algum problema semelhante se apresentar. 
O aspecto positivo disso é que, além da possibilidade de se criar soluções de forma mais rápida para novos problemas, mediante associações de experiências anteriores, uma vez que nosso cérebro tem uma tendência a economizar energia para execução das atividades, nós não precisamos aprender tudo de novo concernente à uma atividade cada vez que eu for executá-la, fazendo com que muitos dos meus comportamentos aprendidos aconteçam de forma automática. Que é o que ocorre quando estamos habituados a realizar alguma tarefa diariamente. O aspecto negativo é que, já que nosso organismo é habituado a realizar atividades diárias de forma automática, nosso estado de atenção diminui e passamos a reproduzir nossos comportamentos sem pensar sobre eles, podendo nos expor à situações de risco. 
Lei do uso e desuso: Quanto mais eu emito determinado comportamento, mais esse comportamento se fortalece, e o mesmo acontece de forma contrária.
O aspecto negativo dessa lei é que, se um comportamento é reforçado sempre que realizado, nós acabamos por enfraquecer comportamentos que não praticamos, o que acaba não estimulando a flexibilidade cerebral, pois não criamos novas sinapses, ocasionando assim uma rigidez de pensamento e, consequentemente, comportamental. Assim, não somos impulsionados a pensar e criar novas maneiras de solucionarmos nossos problemas, pelo motivo de estarmos emitindo os mesmos comportamentos e reproduzindo as mesmas respostas initerruptamente.
8)Explique como ocorre a aprendizagem através do condicionamento clássico:
Através de um pareamento entre dois estímulos, resultando em uma resposta aprendida. Um determinado estímulo que ocorre naturalmente evoca automaticamente uma resposta. Ex. Um cão, ao ver sua comida (EI), saliva (RI). 
Para ocorrer uma aprendizagem de um condicionamento clássico, apresenta-se um estímulo neutro que vai ser pareado com esse estimulo incondicionado. 
Apresenta-se um sino/som (EN), antes de todas as vezes que a comida for apresentada (EI).
A aprendizagem vai ocorrer quando o cão salivar antes mesmo de ver sua comida, apenas com o toque do sino.
Como resultado deste emparelhamento, uma associação entre o estímulo anteriormente neutro (Sino/som) e o estímulo incondicionado (comida) é formada. Neste ponto, o estímulo neutro, uma vez torna-se conhecido como o estímulo condicionado (EC). O sujeito já foi condicionado a responder a este estímulo.
9) Explique como ocorre a aprendizagem através do condicionamento operante :
Uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento, através de acréscimos e retiradas de estímulos.
Exemplo, quando um rato de laboratório pressiona um botão azul, ele recebe uma bolinha de comida como recompensa, mas quando ele aperta o botão vermelho ele recebe um leve choque elétrico. Como resultado, ele aprende a pressionar o botão azul, mas evitar o botão vermelho.
Reforço: Aumenta a frequência do comportamento
(+) Soma/acrescenta um estímulo bom
(-) Subtrai/retira um estímulo aversivo
Punição: Diminui a frequência do comportamento
(+) Soma/acrescentar um estímulo aversivo
(-) Subtrai/retira um comportamento 
10) Explique os processos de Dessensibilização sistemática e contra-condicionamento:
Contracondicionamento: Emparelhamento de estímulos que eliciam respostas contrárias àquelas produzidas pelo estímulo condicionado.
Diante de estímulos que geram respostas indesejadas, novas respostas são promovidas gerando experiências agradáveis. 
Dessensibilização sistemática: é uma técnica eficaz para suavizar o processo de extinção de um reflexo condicionado. Tal técnica consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos, ou seja, consiste em expor o indivíduo gradativamente a estímulos que eliciam respostas de menor magnitude, ou seja, iniciando-se com o elemento mais baixo na hierarquia de ansiedade, até chegar ao ponto mais alto dessa hierarquia,  o estímulo condicionado original.

Continue navegando