Buscar

Apanhadão Met e Prática de Matemática e Ciência

Prévia do material em texto

• “Maria gastou 6,00 reais em três pacotes de bolacha. Quanto custou cada um deles?”
De acordo com os problemas do Campo Multiplicativo o enunciado acima está associado a qual ideia? De comparação entre razões (proporcionalidade)
• A regra de agrupamento que organiza um sistema decimal é: a cada 10 unidades de uma ordem forma uma nova unidade de ordem superior.
• O ESTUDO DE MEIO é um recurso didáticos aplicado no Ensino Fundamental e em outras áreas de estudo no ensino de ciências e também um recurso didático valioso pois amplia a visão do aluno e as suas experiências para além dos muros da escola. Você pode planejar esse tipo de atividade para que os alunos dos centros urbanos possam ter um contato mais próximo com a natureza, visitando parque de preservação ambiental, zoológico, jardim botânico, aquário entre outros locais.
• No ensino de ciências naturais é importante que o estudo sobre o crescimento e o desenvolvimento humano leve em conta as transformações do corpo e do comportamento nas diferentes fases da vida, nascimento, infância, juventude, idade adulta e velhice. Biológico, cultural, social.
• O tema transversal Meio ambiente trás a discussão a respeito dos problemas ambientais e fatores econômicos, políticos, sociais e históricos. São problemas sobre responsabilidade humanas voltadas ao bem estar comum e ao reversão da crise sócio-ambiental planetária. Esta discussão necessita da fundamentação em conhecimento. Assim, tanto as ciências humanas quantos as ciências naturais contribuem para conteúdos.
• Leia o enunciado: “José tinha 15 figurinhas. Ele ganhou mais 12 de seu pai. Com quantas figurinhas ele ficou?”. 
De acordo com os problemas do Campo aditivo o enunciado acima está associado à ideia de: Transformação, alterando o estado inicial positivamente.
• Segundo o PCN de Matemática (1997) atualmente o que se espera sobre o ensino de Geometria: a exploração conceitual e lógica dos fenômenos relativos as formas dos objetos e as relações espaciais.
•Um professor propôs aos seus alunos a reciclagem de papel como experimento na aula de ciências. Qual é o principal conceito envolvido na experiência proposta pelo professor? Químico.
• De acordo com as Orientações do PCN de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental, a atuação do professor deve possibilitar um ensino para a intervenção problematizadora, de modo que haja uma busca de informações em fontes variadas e uma elaboração de projetos, além da valorização da sistematização dos conhecimentos adquiridos a cada etapa.
•Para se compreender a natureza do número é necessário estabelecer uma distinção entre três tipos de conhecimento matemático: físico, social e lógico- matemático. Conhecimento físico: se refere aos objetos do mundo exteriores ao sujeito. São os elementos da natureza e os construídos pelo homem, cuja percepção é empírica, ou seja, que se apreende pela experiência. Conhecimento social: trata-se das convenções sociais que são, em sua maioria, arbitrárias e transmitidas de indivíduo para indivíduo, ou seja, é tudo aquilo que é ensinado. Conhecimento lógico- matemático: esse conhecimento não pode ser “ensinado e se apoia nas relações que o indivíduo estabelece entre objetos, fatos e acontecimentos. As semelhanças, igualdades e diferenças não estão nos objetos em si, mas na cabeça do sujeito, que estabelece relações entre elas.”
• Tão importante quanto o estudo da fisiologia dos aparelhos reprodutores, masculino e feminino, a gravidez, o parto, a contracepção e as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, é a compreensão de que o corpo humano é sexuado que a manifestação da sexualidade assume formas diversas ao longo do desenvolvimento humano e , como qualquer comportamento é modelado pela cultura e pela sociedade. Considerando o fragmento acima, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições: A sexualidade humana deve ser considerada nas diferentes fases da vida PORQUE trata-se de um comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, uma justificativa correta da primeira.
• Analise as assertivas abaixo sobre o ensino das operações a partir do modelo “arme e efetue” considerando a sua veracidade (F ou V).
(V) o que se nota é que muitas crianças não compreendem porque devem realizar uma conta de menor valor ou maior, ou seja, da unidade para a dezena e desta para a centena.
(V) Em adições com reservas, aquelas cujas somas das unidades (ou das dezenas ou centenas) ultrapassam nove muitas vezes o aluno não compreendem porque devem conservar a unidade e elevar a dezena (contas de vai) por exemplo.
(F) Os algoritmos arme e efetue são eficientes, pois possuem representações esclarecedoras do calculo realizado.
(F) Listas de exercícios garantem a aprendizagem das operações, por isso, o modelo arme e efetue está presente no ensino de adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Na história do ensino de matemática, durante muito tempo, a Natureza interdisciplinar e significativa dos conteúdos não foi considerada, ou seja, apostava-se em uma listagem de conceitos e atividades com fim em si mesmo, que pouco contribuía para o aluno encontrasse aplicação ao que estava vendo e teoricamente aprendendo: Matemática moderna
• Ensinar matemática depende do papel mediador do professor em encontrar um caminho ao aproximar experiências que seus alunos trazem para a sala de aula, do que a execução de um plano, extremamente minucioso e elaborado.
• A nova expectativa sobre o papel do docente, que denomina “professor protagonista” e “professor pesquisador” são definidas pelas seguintes características: II- espera-se alguém autor consciente de seu papel como formador, exigindo do professor uma postura rigorosa de formação constante. III- Tem capacidade de buscar em fontes diversas os conhecimentos necessários para subsidiar suas dúvidas e necessidades.
• Nossos olhos foram feitos para enxergar figuras únicas, tanto e que com a sobreposição das figuras em pelo menos 24 quadros por segundo já conseguimos enxergar apenas uma figura. A (O) ilusão de ótica e tudo aquilo que acreditamos ver de uma maneira, mas na realidade é de outra, de modo a gerar uma confusão aos nossos olhos.
• O ábaco é um dos muitos instrumentos de cálculo que ajudam na compreensão do sistema de numeração decimal, além de ser um ótimo auxiliar na compreensão do algoritmo convencional. “Esse material pode ser feito pelos alunos com auxilio do professor conforme exemplifica a figura como também pode ser encontrado pronto para comprar no comércio, em geral em seu formato horizontal com argolas de correr”. Pode-se ensinar a conta de armar, ou algoritmo convencional. Mostrar a criança o valor posicional dos números.
• O trabalho com projetos na escola de ensino fundamental é um recurso didático bastante importante, pois, na pesquisa sobre diversos assuntos é possível integrar as disciplinas num contexto de aprendizagem coerente aos alunos. Os projetos também são interessantes porque são dirigidos á realização de um propósito como resolver um problema prático do tipo fazer uma comida ou ligar um aparelho. Sobre esse tipo de trabalho pode-se afirmar que: Os projetos visam incentivar uma postura investigativa dos alunos em relação aos problemas cotidianos e atuais. Os projetos têm por objetivo proporcionar momentos de reflexão aprofundada sobre um tema e os conceitos a ele relacionados.
• No ensino de Ciências Naturais, os conteúdos serão apresentados em blocos temáticos, dada a natureza da área, para que não sejam tratados como assuntos isolados. Em cada temática são apontados conceitos, procedimentos e atitudes centrais para a compreensão da temática em foco. Sobre os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais, pode se afirmar que: indicam perspectivas de abordagem e organiza conteúdos sem um padrão rígido favorecendo um tratamento interdisciplinar entre eles.
 •De acordo com César Coll (1996) dentreas múltiplas facetas do conteúdo, há que se destacarem três: o conceitual, procedimental e atitudinal. Considerando que tais conteúdos devem ser contemplados nas aulas de matemática, defina cada um deles:
Conceitual> significa as noções e ideias comuns interligadas por uma estrutura lógica, que vão das mais simples as mais complexas. Por isso, numa relação conceitual, tem-se o cuidado de garantir pré-requisitos básicos para conquistar novas aprendizagens. Um exemplo dessa relação seria ensinar o conceito de qualidade antes de apresentar um símbolo, o número, ou fazê-lo ao mesmo tempo.
Procedimental> é o conjunto de diferentes ações coordenadas que visam alcançar um objetivo. Trata-se de técnicas, métodos e habilidades que são ensinadas para que o aluno possa dar conta dos desafios propostos pela escola e, como objetivo maior, utilize-os nas diferentes situações que venha vivenciar também fora dela.
Atitudinal> a palavra atitude nos remete de imediato às ideais de postura, ponto de vista, disposição interior, e à forma como se enfrenta um desafio problema. E essa ideia é exatamente o ponto central desse conteúdo. Na verdade, os conteúdos atitudinais englobam valores e normas. 
• Um portador numérico é instrumento ou situação que se apresente como mediador entre o aluno e o conhecimento; no caso da matemática, entre o educando e o uso dos números em suas diferentes propriedades. Dê exemplos de portadores numéricos que podem ser utilizados no ensino dos números naturais: A lousa, quadro numérico, calendários, fitas métricas, mural expositivo, organização da lousa, agenda escolar, tabelas numéricas e outros registros matemáticos.
• A organização do sistema de numeração decimal é bastante óbvia para nós adultos, mas para as crianças, é muito complicado porque algumas de suas características e propriedades não são visíveis na escrita do número. Descreva as características importantes do sistema de numeração decimal: Hoje denominamos numeração decimal composto por apenas dez símbolos (de 0 a 9) e que nos permite representar qualquer número. O valor representado a partir de um processo histórico de milhares de anos, o homem desenvolveu o sistema numeral que depende de sua posição na composição deste, por isso dizemos que nosso sistema é posicional. É também denominado decimal, pois o que diferencia uma posição de outra são os agrupamentos de dez em dez. Sendo assim, para formar uma dezena, utilizamos dez unidades; para uma centena, dez dezenas (ou dez agrupamentos de dez unidades), e assim por diante. 
O bloco de conteúdos e objetivos do sistema de numeração decimal, que desde cedo faz parte da vida do aluno e possui uma característica muito especial: ele é a base dos demais blocos, pois é composto de diversos conceitos-chaves: nele estuda a grafia dos numerais (o traçado correto de 0 a 9), o sentido quantitativo do registro com algarismos (quando representa uma quantia a ser contada, por exemplo), os algarismos como representação simbólica (como numeral de uma casa ou um telefone), e as noções de grandeza numérica ( quando 1 pode ser uma unidade, dezena ou centena por exemplo).
•Os fundamentos científicos devem contribuir para a formação de atitudes dos alunos. Não basta você ensinar, por exemplo, que não se deve jogar lixo nas ruas ou que é necessário não desperdiçar materiais, como água, papel ou plástico. Para que não sejam dogmas vazios de significados, é necessário que você informe aos seus alunos sobre as implicações ambientais dessas ações. Considerando o excerto acima, escreva como as etapas de problematização e leitura de textos informativos, podem contribuir para o trabalho de conscientização sobre o meio ambiente.
Problematização> busca de informações e fontes variadas; observação, experimentação, leitura de textos informativos, sistematização do conhecimento. 
Através da problematização o professor poderá colocar questões variadas aos alunos, levando-os ao questionamento que culminará na busca de informações variadas, pois o aluno realizam experimentação ao discutirem ideias.
• De acordo com os currículos oficiais para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) atualmente os conteúdos de matemática são divididos em 5 blocos. Quais são eles? 
>Sistema de numeração decimal (é composto por dez algarismos de 0 á 9; é posicional; de base dez devido agrupamentos; é aditivo e multiplicativo
O uso dos números (sistema de numeração decimal) é utilizado em situações cotidianas: Quantificar, ordenar (tabela de futebol), codificar (RG, CPF, Placa no ônibus), medir (peso, altura)
• Hipótese que envolve a leitura e a comparação de números: o primeiro é quem manda, ou seja, se o número começa com 8 é maior que 7 (87 é maior que 78) e a magnitude do número devido a quantidade de algarismos.
•Algarismo o que compõe o número de 0 á 9 e Algoritmos são estratégias de cálculos sistematizados que se beneficiam da organização do sistema decimal.
•Domínios dos fatos básicos: trata-se de operações em que são empregados números de um só algarismo.
> Operações: problemas de combinação (combinar dois estados para obter um terceiro), transformação (altera o estado inicial positiva ou negativa) e comparação (comparar quantidades positivas ou negativas.)
> Espaço e forma (geometria): espera-se que ao término do Ensino Fundamental I o aluno faça uso de elementos de posição como referência para situar-se e movimentar-se em espaços que lhe sejam familiares, assim como para definir a situação de um objeto em um determinado espaço. Ainda deseja-se que o aluno seja capaz de estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.
A apreensão do espaço pela criança segue três etapas: espaço vivido (exploração inicial), espaço percebido (noção das localizações do objeto), espaço concebido (abstrato)
> Grandezas e medidas: calendários, horas, massa corporal, peso, litro, entre outras formas de medidas.
O conceito de medidas e grandezas são inseparáveis> medida significa quantificar/ comparar uma determinada característica do objeto, sua massa, valor, etc. e a Grandeza se refere à característica medida.
Objetivos: comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e com uso de instrumentos convencionais.
> Tratamento de informações: ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens, saber analisar e interpretar informações, fatos e ideias , ser capaz de coletar e organizar informações. Estabelecer relações, formular pergunta e poder buscar, selecionar e mobilizar informações. Habilidades básicas muito úteis para a vida escolar e para a vida social mais ampla, pois possibilita instrumentos para que exerça sua cidadania.
•Na vida cotidiana, os alunos desenvolvem uma série de explicações a cerca dos fenômenos naturais e dos produtos tecnológicos, os quais podem ter uma lógica interna diferente da lógica das Ciências Naturais, embora as vezes a ela se assemelhe. De alguma forma essas explicações satisfazem as curiosidades dos alunos e fornecem respostas as suas indagações, além de servir de ponto de partida para o trabalho de construções de compreensão dos fenômenos naturais, que na escola de desenvolve. O trecho acima se refere a qual etapa do ensino de Ciências Naturais? Explique sua definição e importância: Problematização> é necessário que os modelos trazidos pelos alunos se mostrem insuficientes para explicar um dado fenômeno, para que eles sintam necessidade de buscar informações e reconstruí-las ou ampliá-los. Em outras palavras, é preciso que os conteúdos a serem trabalhados se apresentem como um problema a ser resolvido. 
Uma problematização que o professor poderá promover é a desestabilização dos conhecimentos prévios, de modo a criar situações em que se estabeleçam os conflitos necessários para a aprendizagem, ou seja, aquilo que estava suficientemente explicado não se mostra como tal na nova situação apresentada. Coloca-se assim um problema para os alunos, cuja solução passa por coletar novas informações, retomarao seu modelo e verificar seu limite.
•A visita ao parque de preservação ambiental, zoológico, jardins botânicos, aquários, centros de pesquisa em ciências, trata-se de um estudo de meio. Explique a sua definição e importância para o ensino de ciências naturais.
Relacionar os conceitos ensinados como o ambiente físico e social onde os alunos vivem é de uma extrema importância. Essa relação permite que o conhecimento se torne significativo para os alunos, tornando o ensino motivador para eles e também para os professores. Para todos os conteúdos de Ciências, há interessantes opções de locais para se fazer estudos de meios. Tão importante quanto entender o que está sendo estudado na escola, é entender o sentido e a importância prática do que se está estudando para que esse conteúdo possa ser relacionado no cotidiano do aluno, e não apenas em livros didáticos. Por essa razão que os estudos dos meios são importantes pois aproximam o aluno de seu objetivo de estudo, com o intuito de criar a partir daí uma percepção mais aprofundada e crítica de sua própria realidade, de modo que o conhecimento está cada vez mais deixando de ser exclusividade da sala de aula e fazendo parte do dia-a-dia do educando, que assim consegue perceber sentido naquilo que aprende. E também uma experiência sensorial direta do ambiente em um dado instante não sendo um processo passivo de recepção informativa.
• Nas aulas de ciências naturais a professora deu uma lanterna para cada dupla de alunos. Num ambiente escuro pediu para cada aluno observasse os olhos de sua dupla para verificar se a pupila estava ou não dilatada. Em seguida pediu para que ascendessem a lanterna para observarem a contração que a pupila faz na presença da luz, ficando com o diâmetro um pouco menor em relação à primeira observação no ambiente escuro. A experiência proposta pela professora esta relacionada a qual bloco temático? Quais são os principais objetivos de ensino da atividade.
Bloco temático “Ser humano e saúde”, corpo humano. Objetivo: de acordo com os PCN de Ciências Naturais, esse tema é orientado pela concepção de corpo humano como um sistema integrado como ambiente e reflete a historia de vida do sujeito. O conhecimento do seu próprio corpo para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do ambiente.
• Para desenvolver a capacidade de observação dos alunos, é necessário, portanto propor desafios que os motivem a buscar os detalhes de determinados objetos de modo que o mesmo objetivo seja percebido de forma cada vez mais completa e diferente de maneira habitual. Responda o que a observação em ciências e como ela pode ser: A observação na área de Ciências Naturais é um procedimento guiado pelo professor, previamente planejado, com diversas formas de incentivos para a busca de detalhes no processo de observação: a comparação de objetos semelhantes, mas não idênticos e perguntas específicas sobre o lugar em que se encontram objetos determinados, sobre suas formas ou outros aspectos que se pretende abordar com os alunos. Existem dois modos de se realizar observação: no 1º estabelece-se contato direto com os objetos de estudo, ambientes, animais, plantas, máquinas e outros objetos que estão disponíveis no meio. No 2º ocorre mediante recursos técnicos e seus produtos. São os casos de observações feitas por meio de microscópios, telescópios, fotos, filmes.. etc.
Para desenvolver a capacidade de observação dos alunos, é necessário, portanto desafios que os motivem a buscar os detalhes de determinados objetos, de modo que o mesmo objeto seja percebido de forma cada vez mais completa e diferente da maneira habitual.
•De acordo com os Parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais qual é a principal contribuição do bloco temático meio ambiente para a formação do sujeito?
• Na aula de Ciências Naturais a professora perguntou aos alunos: Porque ficamos arrepiados quando sentimos frio? Qual a roupa que os animais usam? Em seguida, entregou aos alunos figuras de animais diversos e placas com os escritos: penas, pelos e escamas. Propôs ao grupo uma dinâmica de grupo: associar os animais às suas “roupas”. 
Apesar de simples atividade proposta pela professora pode ser explorada de modo a ampliar os conhecimentos dos alunos. Para tanto, responda: como a professora poderia direcionar a atividade de modo a ampliar os conhecimentos do grupo acerca das características dos animais?
• Ciências Naturais: 
• Tradicionalista: professor no centro do processo
• Empirista: não precisa do professor para ensinar, exclui o professor do processo de ensino aprendizagem
• Progressista: político
• Construtivista: Ciência, tecnologia e sociedade> professor como facilitador.
Tendência Construtivista: hipóteses cientificas que as crianças constroem sobre o mundo. Formação de cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade. 
Deve-se ensinar Ciências como um instrumento que contribui para a autonomia investigativa.
São 4 blocos temáticos propostos para o Ensino Fundamental, e deve ser trabalhado interdisciplinarmente: 
>Ambiente: relação homem/ natureza
> Ser humano e saúde: é orientado pela concepção de corpo humano como um sistema integrado que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito. O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo.
>Recursos tecnológicos: deve ser dado enfoque ás transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários á vida humana, como aparelhos, máquinas, instrumentos e processos que possibilitem essas transformações e as implicações sociais do desenvolvimento e do uso de tecnologias (lápis, fogo, etc). 
“Do ponto de vista dos conceitos, este bloco reúne estudos sobre matéria, energia, espaço, tempo, transformação e sistema aplicados às tecnologias que mediam as relações do ser humano com o seu meio”.
• Os conteúdos não devem ser trabalhados como assuntos isolados e rígidos, de modo que possibilite diferentes sequencias. Conexão entre conteúdos dos diferentes blocos, das demais áreas e dos temas transversais.
•O desenvolvimento dos três primeiros blocos (Ambiente, Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos) se dá ao longo de todo Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Já o bloco Terra e Universo, somente será destacado a partir do 6º ano.
•Etapas recomendadas para as aulas de ciências naturais:
1- Problematização: busca de informações em fontes variadas (observação direta ou indireta, experimentação, leitura de textos informativos, sistematização de conhecimentos)
>Etapas previstas para o planejamento de um projeto segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (1997). 
Etapas: 
a)definição do tema; 
b)escolha do problema; 
c)conteúdos e atividades necessárias ao tratamento do problema; 
d)intenções educativas ou objetivas; 
e)fechamento do projeto; 
f)avaliação.

Continue navegando