Buscar

RELATÓRIO APS Cordas Vibrantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MATO GROSSO DO SUL
RELATÓRIO 3: Cordas Vibrantes
Relatório apresentado à disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas do 4° semestre do curso de Engenharia Civil como requisito parcial para aprovação.
							
Orientador (a): 
CAMPO GRANDE
22 DE SETEMBRO DE 2017
INTRODUÇÃO
	O estudo e o controle de oscilações são dois objetivos são dois objetivos importantes da física e da engenharia, o vento faz um edifício oscilar ligeiramente o movimento pode passar despercebido, mas se as oscilações se repetem mais de 10 vezes por segundo tornam – se desagradáveis e podem causar tonturas e náuseas nos ocupantes, isso ocorre quando uma pessoa esta de pé a cabeça tende a balançar mais que os pés, ativando os sensores de movimento do ouvido interno. Para reduzir a oscilação são utilizados vários dispositivos, por exemplo, uma grande peça (de 5,4 x 105 kg) que está pendurada nos 92ο andar de um dos edifícios mais altos do mundo.
	Nosso mundo esta repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para outro. Muitas são simplesmente curiosas ou desagradáveis, mas outras podem ser economicamente importantes ou perigosas, podem se utilizar como exemplo quando o vento fustiga uma linha de transmissão de energia elétrica, a linha às vezes oscila (“galopa”, no jargão dos engenheiros elétricos) com tanta intensidade que pode se romper interrompendo o fornecimento de energia elétrica a toda uma região. Nos aviões, a turbulência do ar que passa pelas asas faz com que elas oscilem, causando fadiga no metal, o que pode fazer com que as asas se quebrem. Uma propriedade importante do movimento oscilatório é a sua frequência, o numero de oscilações completas por segundo. O símbolo de frequência é e a unidade de frequência no SI é o hertz (Hz), definido como.
OBJETIVO
Avaliar a relação da frequência com modos de vibração e força, A partir o coeficiente angular determinar os valores constantes e avaliar a diferença %.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Frequência de um movimento periódico, ou oscilatório, é o numero de oscilações por segundo. No SI, ela é medida em hertz:
1 hertz = 1 Hz = 1 oscilação por segundo = 1 s-1			(1)
	Período T é o tempo necessário para uma oscilação completa, ou ciclo. Ele esta relacionado a frequência através da equação:
T=									(2)
	Movimento Harmônico Simples (MHS) o deslocamento x(t) de uma partícula a partir da posição de equilíbrio é descrito pela equação:
		m 	(deslocamento), 				(3)
Onde m é a amplitude do deslocamento, a grandeza é a fase do movimento e é a constante de fase. A frequência angular esta relacionada em ao período e a frequência do movimento através da equação:
		 		(deslocamento angular),			(4)
	Derivando a Eq. 3, chega – se as equações da velocidade e da aceleração de uma partícula em MHS em função do tempo:
		m		(velocidade)			(5)
e 		2m)		(aceleração)			(6)
	Oscilador Linear uma partícula de massa que se move sob a influencia de uma força restauradora dada pela lei de Hooke F= - exibe um movimento harmônico simples com:
		 			(frequência angular)			(7)
e 					(período)				(8)
um sistema desse tipo é chamado de oscilador harmônico simples linear.
 
METODOLOGIA
	Antes de iniciar o experimento anota se o comprimento do fio de nylon que esta presa em um ponto e na outra preso em 8 massores com peso 5 gramas, após liga se gerador de áudio e foi calibra se a amplitude e frequência até que fosse possível verificar uma ondas com dois nós, após isso anota se a frequência e prossegue se o experimento calibrando se a amplitude e frequência para verificar até que fosse possível verificar duas ondas com três nós, repetiu se até ser possível verificar com seis ondas e sete nós.
	Após fazer todas as anotações de todos os dados, se repetiu para verificar duas ondas e três nós e retira se dois massores a cada repetição até não ter nenhum massor anota os dados. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme demostrado na Tabela 1, onde esta sendo exibido o conjunto de dados relativo ao experimento no método como oito massores, onde observa se as frequências observadas de cada repetição.
Tabela 1 
	F =
	μ =
	l
	f(Hz)
	98
	196
	294
	392
	490
	588
	N
	1
	2
	3
	4
	5
	6
Comprimento do fio nylon 0,53
Tabela 2 
	Quantidade de ondas
	Nos
	Comprimento das ondas
λ (m)
	Frequência v (Hz)
	(m/s)
	1
	2
	0,530
	98
	51,94
	2
	3
	0,353
	196
	51,94
	3
	4
	0,265
	294
	51,94
	4
	5
	0,212
	392
	51,94
	5
	6
	0,176
	490
	51,94
	6
	7
	0,150
	588
	51,94
Comprimento do fio nylon 0,53
Tabela 3
	L
	μ =
	n = 2
	f(Hz)
	196
	286
	302
	487
	0
	F=n
	1
	2
	3
	4
	0
Gráfico 1 Velocidade x Frequência
Grafico 2 - Velocidade x Comprimento da onda λ (m)
CONCLUSÕES
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Continue navegando