Buscar

fisioterapia ortopedica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de Ciências e Empreendedorismo
Fisioterapia Ortopédica
Santo Antonio de Jesus, 2017
Docente: Evellin Santiago
Discentes: 
A Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Atua na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias entre outras.
3
4
São usados recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além das técnicas da cinesioterapia.
Tem como objetivo o alívio do quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.
Manifestações Clinicas
Lombalgia: Conjunto de manifestações dolorosas na região lombar, decorrente de alguma anormalidade local.
Vários fatores de risco contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes lombares, como: genéticos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez e trabalho repetitivo, entre outras.
5
Os tratamentos mais indicado são a acupuntura, a fisioterapia convencional (massagem, exercícios de alongamento, eletroterapia), a terapia manual e a cinesioterapia .
6
http://www.muoverefisioterapia.com.br/lombalgia.html
http://www.hong.com.br/wp-content/uploads/2016/01/acupuntura-hernia-de-disco.jpg
http://vertebrata.com.br/blog/terapias-e-tratamentos-para-dor-nas-costas-e-na-coluna/
7
Osteoporose:  é a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.
Os objetivos dos exercícios fisioterapêuticos podem ser a prevenção de deformidades, como a posição corcunda, melhora do tônus muscular e manter a boa amplitude das articulações.
8
Alongamento
Fortalecimento muscular 
9
https://www.tuasaude.com/fisioterapia-na-osteoporose
10
Bursite: é uma inflamação da bursa sinovial, um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior de uma articulação, evitando o atrito entre o tendão e o osso.
https://www.tuasaude.com/tratamento-para-bursite
11
A fisioterapia para bursite deve ser diária e consiste no uso de aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Tens, ultrassom, corrente galvânica ou microcorrentes, por exemplo, para diminuir a inflamação e a dor da região afetada.
http://mobilitafisioterapia.com/terapias-por-aparelhos
Ler/Dort: A lesão por esforço repetitivo  é um conjunto de lesões nos sistemas musculoesquelético e nervoso que tem como causa movimentos repetitivos, esforços ou posições desagradáveis feitos por um grande tempo. É um Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho .
http://www.centraldafisioterapia.com.br/especialidades/fisioterapia-ortopedica-lesao-por-esforco-repetitivo
12
13
http://www.centraldafisioterapia.com.br/especialidades/fisioterapia-ortopedica-lesao-por-esforco-repetitivo
14
São realizados exercícios de aquecimento que aumentam a temperatura dos músculos e tendões facilitando o deslizamento das estruturas do membro, e exercícios para tirar as tensões que também devem ser realizados durante as pausas no trabalho para que os músculos e tendões estejam sempre relaxados. O fisioterapeuta faz Reeducação Postural Global (RPG) para que o paciente conquiste uma postura correta e as dores diminuam. 
15
http://soac.com.br/wp-content/uploads/ergonomia.jpg
16
Artrose no joelho: é uma doença degenerativa, caracterizada pela degradação da cartilagem da articulação do joelho.
http://www.fotosantesedepois.com/artrose-no-joelho/
http://www.fotosantesedepois.com/artrose-no-joelho/
O tratamento fisioterapêutico irá consistir na utilização de aparelhos e técnicas anti-inflamatórias, de modo a reduzir a inflamação e a dor, e ainda, na realização de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular.
 
http://www.fotosantesedepois.com/tratar-dor-no-joelho/
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais