Buscar

web 01 D.Cv 3 Respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

WEB 1
O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro: 
Quais as condições de validade do contrato? 
Resposta: As condições de validade do contrato é a ordem especial específico dos contratos: o consentimento recíproco ou acordo de vontades e a ordem geral, comuns a todos os atos e negócios jurídicos, como a capacidade do agente, o objeto lícito, possível, determinado ou determinável, e a forma prescrita ou não defesa em lei (CC, art. 104); 
 
O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual? 
Resposta: Princípio da autonomia da vontade (ou da autonomia privada, ou da liberdade contratual) tal principio envolve, além da liberdade de contratar ou não contratar, a liberdade das partes escolherem com quem querem contratar, a liberdade de criação do contrato, podendo as partes também fixarem o conteúdo do contrato, e seus interesses, sempre preservando o quanto permitido em lei. 
Sendo assim, a liberdade de contratar, nos dias atuais, já não é mais absoluta como no século XIX, pois encontra-se limitada pelos interesses sociais, ou seja, pela supremacia da ordem pública.
Se no passado o princípio da Autonomia de Vontade prevalecia, sem qualquer abrandamento, hoje encontra-se subordinado ao interesse coletivo, como delimita a norma do artigo 421 do Código Civil:  “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”.
O que vem a ser a função social do contrato?
Resposta: A função social dos contratos no artigo 421.
Nos dizeres de NELSON ROSENVALD (in PELUSO, César [coord]. 2007, p.312] a boa-fé objetiva é endógena e a função social do contrato exógena. Ou seja, o princípio da boa-fé objetiva diz respeito às partes, a boa-fé liga os contratantes, enquanto que a função social do contrato diz respeito a relação dos contratantes com a sociedade, isto é,  quais os efeitos que o contrato produz entre os terceiros que não figuram na relação contratual, enquanto que a boa-fé deve diz respeito aos efeitos que o contrato produz entre contratantes.
Este é o mesmo entendimento de JORGE CESA FERREIRA SILVA (2004, p.119), para o doutrinador  autonomia privada e a função social do contrato integram normas exógenas, pois “são imperativos do ordenamento para a relação”, já a boa-fé objetiva e o equilíbrio contratual têm uma origem endógena, pois são voltadas a disciplinar as condutas dos contratantes dentro da relação. 
Ainda nesse sentido temos os doutos ensinamentos de HUMBERTO THEODORO JUNIOR (2004, p. 31) de que “a função social do contrato consiste em abrandar a liberdade contratual em seus reflexos sobre a sociedade (terceiros) e não apenas no campo das relações entre as partes que o estipulam (contratantes). Já o principio da boa-fé objetiva fica restrito ao relacionamento travado entre os próprios sujeitos do negócio jurídico”.
 
Referências:
https://jus.com.br/artigos/40621/funcao-social-do-contrato
https://jus.com.br/artigos/40621/funcao-social-do-contrato
https://blogjatefalei.wordpress.com/2014/10/24/principios-contratuais-a-autonomia-da-vontade/
http://www.civilize-se.com/2013/08/requisitos-de-validade-do-contrato-no-direito-civil.html#.WYvTK9KGNdg
https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=8707
https://www.ivofpmartins.adv.br/single-post/2013/12/15/Contrato---pressupostos-e-requisitos