Buscar

Questões de Instituições de Direto V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Instituições de Direto V
O dispositivo previsto no inciso XI do artigo 5º da Constituição Federal consagra direito fundamental a inviolabilidade domiciliar. R: Em caso de desastre, ou para prestar socorro, autoriza-se a entrada na casa, seja de dia ou de noite, tenha-se a não anuência do morador ou autorização judicial.
O artigo 5º da Constituição Federal é a fonte de garantias individuais de nossa pátria. É nele que está presente a maioria dos direitos dos cidadãos como pessoas livres. Sobre estes direitos e deveres. Está contida em nossa legislação: É inviolável liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia, na forma de lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
Relações de consumo: Havendo um fornecedor, um consumidor e um produto fornecido ou serviço prestado por esse fornecedor a esse consumidor, haverá relação de consumo. Havendo relação de consumo aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, não havendo relação de consumo aplica-se o Código Civil.
Quais os elementos da relação de consumo? Elementos Objetivos: PRODUTO: é todo bem material ou imaterial, móvel ou imóvel colocado no mercado de consumo. SERVIÇO: é toda atividade prestada mediante remuneração, podendo ter natureza bancária, de credito, financeira e securitária, estando excluídas a atividades decorrentes da relação de trabalho. ------- Elementos Subjetivos: FORNECEDOR: é toda a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, nacional ou estrangeiro podendo também ser um ente despersonalizado que fornece produto ou presta serviços no mercado de consumo com profissionalismo e habitualidade. CONSUMIDOR: é consumidor toda pessoa física ou jurídica que adquire produto ou serviço como destinatário final fático e econômico. Será destinatário final fático aquele que ocupa a última posição na cadeia produtiva, ou seja, adquiriu um produto ou serviço para uso próprio ou de sua família e será destinatário final econômico quando não buscar lucros com o bem adquirido.
A antiga lei de Introdução ao Código Civil, hoje chamada de Lei de introdução as normas do direito Brasileiro, contem princípios Gerais sobre as normas sem qualquer discriminação, indicando como aplicá-las, determinando-lhes a vigência e eficácia, suas projeções nas situações conflitivas, evidenciando os respectivos elementos de conexão determinantes das normas substantivas aplicáveis no caso de haver conflito de Leis no tempo e no espaço. R: Em caso de lacunas, a lei de introdução as normas de Direito Brasileiro estabelece mecanismo de Integração de normas, tais como: a analogia, os costumes, e os princípios gerais do direito.
O Controle de Constitucionalidade é instrumento que, por meio da revisão ou prevenção, visa a proteção de nossa Constituição Federal em relação a possíveis leis que sejam editadas em desacordo com seus princípios fundamentais. R: A Ação direta de Inconstitucionalidade possui vigência “Erga omnes” ( para todas as pessoas ).
A responsabilidade civil constitui instituto milenar que impõe ao responsável pelo dano ao dever de indenizar, ainda que dispensada a prova de sua culpa, como ocorre na responsabilidade objetiva. Entretanto, em regra, o Direito brasileiro não admite a teoria do risco integral, facultando aquele que tem o dever de indenizar a comprovação de excludente. 
Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato
I – em estado de necessidade; II – em legítima defesa; III – em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito
Para fins principalmente didáticos, o direito brasileiro foi dividido, em primeiro lugar, em dois grandes grupos. O direito publico e o direito privado. Entende-se por direito publico aquele que visa resguardar o direito da coletividade cidadã, enquanto o direito privado regula relações de caráter individual e interpessoal. Desta forma, O direito civil é um ramo do direito privado. 
Um empregado de uma empresa esta em seu horário de almoço, quando recebe a ligação de sua esposa. Na ligação a esposa pede para que este a leve a maternidade, pois acabara de entrar em trabalho de parto. A constituição Federal preservou um conjunto de direitos para preservar a paternidade e a maternidade: a) A licença à gestante, sem prejuízo do empregado e do salário, com a duração de 120 à 180 dias ----- b) A licença-paternidade, nos termos fixados em Lei. ------ c) Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. ----- d) Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escola. ------- ( todas alternativas estão corretas ).
A Constituição Federal prescreve inúmeros direitos e garantias fundamentais em seu artigo 5º. Tratam-se daqueles diretos inalcançáveis por lei inferior. Nos últimos 50 anos, o povo brasileiro enfrentou uma serie de restrições de liberdade tanto de expressão quanto de ir e vir, devido a um regime ditatorial vivido até meados da década de 1980. Com o fim do regime e a promulgação da Carta Constitucional de 1988, o legislador constituinte deu especial importância a garantia da liberdade de ir e vir, e a proteção às individualidades dos cidadãos, correto afirmar: A) A pratica do racismo é considerada crime na legislação brasileira. B) Ao falecer o condenado, a pena não será repassada a seus sucessores. C) No Brasil, não é permitida a pena de morte. D) As presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seu filhos durante o período de amamentação.

Continue navegando