Buscar

Técnicas de Coleta - Maíra Nunes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A RELEVÂNCIA DA PESQUISA QUALITATIVA NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Para distinguir o piscar mecânico e fisiológico de uma piscadela sutil e comunicativa, é preciso sentir a marginalidade, a solidão e a saudade. É preciso cruzar os caminhos da empatia e da humildade (DA MATA, 1978, p.35).
ABORDAGEM QUANTITIVA:
Objetiva apresentar indicadores que captam dados observáveis da realidade através de demonstrações estatísticas e matemáticas. Essa abordagem pode ser combinada a técnicas qualitativas de pesquisa.
POSITIVISMO: Paradigma que se caracteriza pela busca da objetividade na construção do conhecimento científico. Pregou a neutralidade na construção do conhecimento científico, logo a separação entre sujeito e objeto do conhecimento.
Vivenciamos, atualmente, uma crise desse paradigma.
ABORDAGEM QUALITATIVA:
Desde que o objeto de pesquisa é escolhido pelo pesquisador, não se pode mais crer em uma neutralidade científica. As pesquisas qualitativas lidam com valores, significados, linguagem, construções simbólicas, crenças, motivações, hábitos culturais. Há rigor científico na abordagem dessas questões: coerência (argumentação lógica); consistência (qualidade argumentativa); originalidade (inovação que abre caminhos ao avanço do conhecimento); objetivação (a busca incessante pela complexidade do objeto em investigação).
AS TÉCNICAS DE COLETA NA FASE DA OBSERVAÇÃO
OS TIPOS DE ENTREVISTA
A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados (BONI; QUARESMA, 2005, p.72).
ENTREVISTA ESTRUTURADA;
ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA;
ENTREVISTA ABERTA;
ENTREVISTAS COM GRUPOS FOCAIS;
 HISTÓRIA DE VIDA;
 ENTREVISTA PROJETIVA
OS TIPOS DE ENTREVISTA
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DAS ENTREVISTAS
O objetivo da entrevista, em uma pesquisa, é coletar informações e dados que não são obtidos através da pesquisa bibliográfica e de outras técnicas de coleta.
A preparação da entrevista é uma etapa fundamental na pesquisa e requer: o planejamento da entrevista (de acordo com o objetivo a ser alcançado); a escolha e a disponibilidade dos entrevistados; condições favoráveis ao entrevistado; a preparação do roteiro ou formulário com as questões pertinentes.
É fundamental que as entrevistas sejam planejadas com critério acadêmico e método.
ENTREVISTA ESTRUTURADA
As perguntas são previamente estruturadas como questionário e há o cuidado de não fugir a essas questões.
 O questionário consegue abranger várias pessoas ao mesmo tempo, obtendo um grande número de dados; além disso, nem sempre exige a presença do pesquisador no ato da coleta. 
 A possibilidade do anonimato de quem fornece as respostas pode garantir maior liberdade de expressão da parte do entrevistado.
 A entrevista estruturada é utilizada nos censos (por exemplo, IBGE), nas pesquisas de opinião, nas pesquisas eleitorais, nas pesquisas de audiência etc. 
OS TIPOS DE ENTREVISTA
ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA
A entrevista semiestruturada combina perguntas abertas e fechadas. 
Nessa modalidade de entrevista, o pesquisador define previamente algumas questões, mas conduz o diálogo de um modo que possibilite uma abertura do entrevistado para discorrer sobre os assuntos.
Nos casos em que achar necessário, o pesquisador pode intervir com perguntas adicionais, bem como pode intervir para direcionar mais o assunto de interesse da entrevista. 
ENTREVISTA ABERTA
A entrevista aberta é empregada quando o pesquisador precisa obter informações aprofundadas sobre um determinado tema ou questão.
 O pesquisador introduz o tema e permite que o entrevistado discorra livremente sobre o tema, sem maiores interferências.
 É geralmente empregada para a compreensão de especificidades culturais de um grupo ou em estudos comparados.
ENTREVISTA PROJETIVA
A entrevista projetiva emprega elementos audiovisuais (cartões, fotos, filmes etc), a fim de aprofundar informações sobre grupos ou locais. 
OS TIPOS DE ENTREVISTA
ENTREVISTA COM GRUPOS FOCAIS
Como o próprio nome já sugere, essa técnica de entrevista se diferencia das demais por ser realizada em grupo. O pesquisador escolhe os participantes de acordo com os objetivos da pesquisa. A técnica da entrevista em grupo tem como diferencial a possibilidade de interação entre os participantes, que formulam suas respostas, levando em conta as respostas dos demais. 
HISTÓRIA DE VIDA
Trata-se de uma entrevista em profundidade. Tem como objetivo registrar as experiências vivenciadas por grupos, pessoas ou comunidades. A história de vida pode ser completa (relato de um tempo mais longo de experiência vivenciada), ou pode ser tópica (tendo como foco um setor de experiência vivenciada pelos entrevistados). Nos relatos colhidos através das histórias de vidas, há um rico material de análise para um pesquisador. É possível colher das experiências individuais relatadas, aspectos relevantes de memórias coletivas, significados culturais, simbólicos e sociais de um grupo ou comunidade em investigação.
CONSIDERAÇÕES DE BOURDIEU:
Construção da cumplicidade entre pesquisador e entrevistado;
 Quebra de hierarquia cultural entre pesquisador e entrevistado;
 A estratégia dos pesquisadores ocasionais (pessoas habilitadas com as técnicas de pesquisa e acessíveis a determinador grupos sociais).
 Atenção à qualidade da entrevista: é preciso fornecer condições favoráveis aos entrevistados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais