Buscar

8 ASSOCIAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROFA. DRA. MARIA RAFAELA JUNQUEIRA BRUNO RODRIGUES
DIREITO EMPRESARIAL - AULA 9
ASSOCIAÇÕES 
PROBLEMA ESTRUTURAL DA ASSOCIAÇÃO, se eu desejo formar uma associação. Pessoas jurídicas estão inseridas de forma específica na Parte Geral do Código Civil. Art. 53 ao 61 do CC – Associações.
CONCEITO:
ART. 53, DO CÓDIGO CIVIL 
ART. 5º, XVII, CF/88
CARACTERÍSTICAS:
NÃO TÊM FINALIDADE LUCRATIVA- em que pese, praticar algumas atividades econômicas. Ex.: associação de time de futebol, o ideal é a prática de esporte sobre o título da bandeira do time. (pode vender uniformes- prestação de contas por parte da associação.Você que quer o lucro que pessoa jurídica vai dar. O lucro é revertida para a própria associação, para a sua retroalimentação. (SEM PROPORCIONAR GANHOS AOS ASSOCIADOS, não incorpora em nada aquilo que o associado tem como patrimônio- seu patrimônio não cresce. Todo proveito financeiro será revertido em prol da manutenção da própria associação)
APAE tem o telemarketing que cobra dos dativos, o valor não vai para nenhum associado, para pagar funcionários, tratamento médico, dentário, medicamentos..
PESSOAL – UNIVERSITAS PERSONARUM
		Pessoas com mesmos interesses que resolvem montar uma associação. Ideal que move pode ser cultural, moral, relativo à prática de algum esporte, cunho assistencialista. 
Art. 5º, inciso XX da CF – não pode obrigar ninguém a se associar. Prédios do Brasil – criam o condomínio (ente despersonalizado) para estruturar formalmente o quadro de composição de pessoas, às vezes dentro do mesmo espaço além do condomínio, tem a associação criada com a intenção paralela à essa atividade. Não quero me associar, sou condomina, impasse entre um e outro. Normalmente, deve-se compor amigavelmente. Envolve vários direitos, em que deve pegar o que está escrito no condomínio em relação à administração e ainda olhar o estatuto da associação e ver se um conflita com o outro. 
REQUISITOS – ELABORAÇÃO DE ESTATUTO
ART. 54, DO CÓDIGO CIVIL – requisitos para a associação.
SOB PENA DE NULIDADE – nula é zero, não produz efeito. Ao se analisar o ato constitutivo, se faltar um desses requisitos não vai ser nem registrado. Se for registrado faltando, também é nulo. Muitas vezes não adianta pleitear direitos monetários, pecuniários, se ele for nulo. Algo passível de anulabilidade( anula o ato, mas reconhece os efeitos) é uma coisa, algo nulo (nulo de pleno direito, não produz efeito) é outra. 
LEI Nº 11.127/2005
DENOMINAÇÃO, OS FINS E A SEDE DA ASSOCIAÇÃO
		Denominação (nome). Finalidade que não é lucrativa e que será perseguida pelos ideais dos associados. Sede (locus) é aonde ela será encontrada, caso haja alguma lesão a direito pela prática associativa. 
OS REQUISITOS PARA ADMISSÃO, DEMISSÃO E EXCLUSÃO DOS ASSOCIADOS
		Ex.: cara que queria se associar em uma associação que tinha como critério fundamental para a admissão ser portador de deficiência. (“ eu posso vir a me tornar um deficiente”) 
DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS
Um dos direitos é a utilização do nome da associação. Frequentar a sede, tirar os proveitos oriundos da associação.
Dever: associação ser mantida. Pagar mensalidade, participar das ações que a associação fizer para obtenção de recursos.
AS FONTES DE RECURSOS PARA SUA MANUTENÇÃO - Forma como vai se manter.
MODO DE CONSTITUIÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS
		Será assembleia? Reunião de quanto em quanto tempo? Existência de um livro de atas de assembleias.
		Associações grandes. Reunião de 3 cidades, tem uma confederação. 3 de cada região – federação. – instâncias. Nesse sentido, os órgãos deliberativos devem estar muito bem estabelecidos, pois envolve outros direitos (direitos de terceiros). Decisões são “interna corporis” , ou seja, são decididas no âmbito do próprio órgão. Quem delibera= decide.
CONDIÇÕES PARA ALTERAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES ESTATUTÁRIAS E PARA DISSOLUÇÃO
		Deve estar estabelecido no estatuto. Morte de algum associado = às vezes a exclusão vai se dar não por vontade própria do indivíduo. Abra-se a sucessão. Questão estatutária e legal.
FORMA DE GESTÃO E DE APROVAÇÃO DAS CONTAS (LEI Nº 11.127/05) – devem ser públicas. Devem ser mostradas para os associados e disponibilizadas publicamente. Às vezes, Estado como fiscal da lei, “custus legis” através do MP confisca as prestãções de contas, principalmente quando a associação, pelo seu caráter, consegue receber subsídios. Ai, além de prestar as contas, elas também deverão ser aprovadas publicamente e depois ela se submete na devida proporção à todos os órgãos públicos que esteja submetidas. (Tribunal de Contas)
EXCLUSÃO E RETIRADA DE ASSOCIADO
TEM QUE HAVER JUSTA CAUSA (ART. 57, DO CÓDIGO CIVIL)
RECONHECIDA EM PROCEDIMENTO QUE ASSEGURE DIREITO DE DEFESA E DE RECURSO, PREVISTOS NO ESTATUTO
		Justa causa deve ser reconhecida em um procedimento que assegure direito de defesa e de recurso = recurso é um direito de defesa (estaria redundante) . Direito de defesa deve ser baseado em dois princípios constitucionais:
CONTRADITÓRIO 
Poder ir bater de frente com os argumentos utilizados pela parte que entrou contra você. Oportunidade de igualdade de manifestação a respeito. Contradizer aquilo que a pessoa alega de argumentos a favor dela e contra você. NCPC – reconvenção seja feita na contestação. CPC anterior, a reconvenção era uma ação que corria de fora. 
AMPLA DEFESA – buscar o mais amplamente possíveis meios para provar o que se alega a seu favor. Perícias, outros conceitos, outros lugares, processos decididos de maneira similar.
		Contraditório está abraçado com a ampla defesa. A defesa é tão ampla que permite ao cara que na mesma peça que vai contestar, entrar com a reconvenção. Duas coisas diversas, mas de um mesmo momento processual, é preciso muito juízo, pé no chão e conhecimento para elaborar o petitório, pq a contestação é um petitório ao inverso. Contestar por itens a petição inicial e no outro item ele vai entrar com a reconvenção e fundamentá-la legalmente e no final, fazendo os pedidos, pede a citação da parte para que conteste a reconvenção. Autor reconvinte pede para o reconvido contestar a ação. Atos muito complexos.
		ART. 343 CPC – Não será um petitório apartado, mas sim, dentro. Vai compor a contestação. Quanto mais recursos (recursos probatórios) você terá o condão de reverter tudo o que está alegado. Necessidade de outros conhecimentos. Se não tiver a contestação da reconvenção, o reconvindo vai ser revel (vai aceitar como verdadeiros os fatos alegados). 
		Quando se transformar em um processo judicial, isso vai para outro âmbito do Direito – via judicial. 
		Art. 336 
PRINCÍPIO DA EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS OU EFICÁCIA IRRADIANTE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS (Supremo Tribunal Federal se posicionou) 
PRINCÍPIO DA EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Começa a ser discutido, começa a surgir nos Tribunais, quando começam haver conflitos em princípios. 
Ex.: criança que tem aids, família não quer que fiquem juntas. Criança anacéfala, juiz dá direito ao aborto, mas uma mãe tem uma filha. 
PRINCÍPIO DA EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS OU EFICÁCIA IRRADIANTE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
TEORIA DA APLICAÇÃO DIRETA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ÀS RELAÇÕES PRIVADAS, ESPECIALMENTE EM FACE DE ATIVIDADES PRIVADAS QUE TENHAM UM CARÁTER PÚBLICO.
		A escola, seria obrigação do Estado. APAE tinha classes para crianças de Síndrome de Down , vem a Lei Maior e diz que deve haver a inclusão nas salas de aulas comuns dessas crianças. Não interessa se é norma programática ou não. Não interessa os conflitos de princípios que podem existir. 
EXS: MATRÍCULAS EM ESCOLAS, CLUBES ASSOCIATIVOS, RELAÇÕES DE TRABALHO, EXCLUSÃO E RETIRADA DE ASSOCIADO
Cada caso será analisado. Vem o STF 
PRINCÍPIO DA EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS - CONTINUAÇÃO
ENTENDIMENTO STF:
“AS NORMAS DEFINIDORAS DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (ART. 5º DA CF ) TÊM APLICAÇÃO IMEDIATA = EFICÁCIA HORIZONTAL IMEDIATA 
Alexandre de Morais
– para cada direito do artigo 5º, ali mesmo você acha a garantia para ele. Ex.: direito de ir e vir . Garantia : habeas corpus. 
NORMAS PROGRAMÁTICAS X EFICÁCIA HORIZONTAL IMEDIATA 
COLISÃO DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS = PONDERAÇÃO DE INTERESSES, RAZOABILIDADE E CONCORDÂNCIA PRÁTICA/HARMONIZAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS/ DO FATO.
PRINCÍPIO DA EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS - “CASE”
STF – RE 201.819/RJ – REL. MIN. GILMAR MENDES – J. 11/10/2015
REINTEGRAÇÃO DE ASSOCIADO EXCLUÍDO DO QUADRO DE SOCIEDADE CIVIL, AO ENTENDIMENTO DE QUE HOUVE OFENSA ÀS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL E DO CONTRADITÓRIO, BEM COMO AO SEU DIREITO DE DEFESA, EM VIRTUDE DE NÃO TER TIDO A OPORTUNIDADE DE REFUTAR O ATO QUE RESULTARA NA SUA PUNIÇÃO.
ENTENDEU-SE SER, NA ESPÉCIE, HIPÓTESE DE APLICAÇÃO DIRETA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ÀS RELAÇÕES PRIVADAS.
		Exclusão de um dos sócios. Sociedade civil é composta de funcionários de uma mesma área, e nesse sentido, um deles foi expulso e com punição. Então, ele alegou que não pode se defender das ofensas sofridas. O Supremo cita que houve descumprimento dos princípios e portanto, dos princípios da eficácia horizontal dos direitos fundamentais e portanto ele determina a reintegração do associado, para ter seu direito do contraditório e da ampla defesa resguardados. 
EXCLUSÃO E RETIRADA DE ASSOCIADO
A QUALQUER TEMPO PODE-SE DAR A RETIRADA – ART. 5º, XX, CF/88
IMPOSIÇÃO DE CONDIÇÕES PARA RETIRADA – POSSIBILIDADE DE SE ESTABELECER = CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES SOCIAIS ASSUMIDAS
Para excluir, tem que ter a justa causa. Ele deve ter o contraditório e a ampla defesa sob pena de ferir o princípio da eficácia horizontal dos direitos fundamentais (aplicação imediata/radiante da norma)
As vezes essa retirada vai ser imposta sob a condições: o cara era diretor e tinha as chaves da associação, controle remoto da garagem, do portão. Para retirar, deve fazer a entrega expressa das chaves da sede assim como do controle remoto. Deve haver a quitação com relação às mensalidades e anuidades que se propôs. 
Condições todas determinadas no Estatuto.
	Se o indivíduo pode o mais que é associar-se, pode o menos que é não associar-se. Quem quer montar a associação, dissemina essa ideia e faz isso entre conviventes e convida-os e estruturem juntos essa associação (redes sociais e correios eletrônicos, eles fazem essa chamada pelas redes sociais e por intermédio dos e-mails). Ninguém pode ser compelida a se associar. Pessoa que fez o convite, marca uma reunião e sai uma ata : “ata de fundação da associação” e aqueles que tiverem realmente a intenção de formar a associação em conjunto com quem teve a ideia. Assinam a ata e elaboram o estatuto da associação. A ata de fundação vai compor o documento quando o ato constitutivo for registrado = costume que as pessoas encontraram como viés estrutural para a formação da associação. 
Do momento da assinatura, a pessoa se submete a direitos e obrigações que tem que cumprir. A pessoa tem vínculo com o ideal que está sendo formado. 
Ata de fundação, estatuto= presidente, vice-presidente, primeiro e segundo tesoureiros, secretários (formam os órgãos deliberativos) 
Pessoa assinando, se compromete e estabelece que vai cumpri-las até o fim.
O Estatuto é Contrato – Contrato segue a cláusula pacta sunt servanda , a não ser como viés de exceção pode ser alegada cláusula rebus sic stantibus (locução latina que pode ser traduzida como "estando assim as coisas") – modificação da realidade em que foi inserido esse contrato. 
Ação de execução de obrigação de fazer / obrigação de não fazer (omissão)
DESTITUIÇÃO DOS ADMINISTRADORES E ALTERAÇÃO DO ESTATUTO
CATEGORIAS COM VANTAGENS ESPECIAIS PARA ASSOCIADOS – ART. 55, DO CÓDIGO CIVIL 
SE O ESTATUTO FOR OMISSO, O TRATAMENTO DADO SERÁ O MESMO EM RELAÇÃO A DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS. POR ISSO FALAMOS EM ISONOMIA DOS ASSOCIADOS. 
NÃO HÁ PROTEÇÃO LEGAL QUANTO À CRIAÇÃO DE CATEGORIAS ESPECIAIS.
ART. 59, DO CÓDIGO CIVIL ALTERADO PELA LEI Nº 11.127/05
ASSEMBLEIA GERAL = DESTITUIÇÃO DOS ADMINISTRADORES E ALTERAÇÃO DO ESTATUTO
Art. 55- iguais direitos (princípio da igualdade). Regra geral, é a igualdade. Mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais – fere a isonomia. Não há proteção legal contra a criança de categorias com vantagens especiais. Essas categorias são criadas no momento da criação do estatuto. 
Ex.: mensalidade de R$150,00 mensais, mas o associado quer pagar R$500,00 (comprometa-se mais com a associação , e então ele tem categorias especiais). Império do valor econômico
Associados fundadores ficam isentos de pagar a mensalidade por 1 ano. Associados fundadores jamais pagarão mensalidade, porque se comprometeram o capital de fundação dela. 
Se esse artigo já tivesse incomodado alguém, já teriam entrado com ação de inconstitucionalidade. Invalidação da norma. Categoria é uma coisa. Lei não cria impedimento quanto às elas. 
QUORUM PARA ASSEMBLEIA GERAL
ART. 60, DO CÓDIGO CIVIL
SE O ESTATUTO FOR OMISSO E NADA FALAR SOBRE O QUORUM PARA A CONVOCAÇÃO, UM QUINTO DOS ASSOCIADOS JÁ PODEM SE REUNIR PARA FAZER A DELIBERAÇÃO.
SE A ASSOCIAÇÃO ESTIPULOU UM QUÓRUM MUITO ELEVADO: 
- ARTIGO É UMA DEFESA DA MINORIA. 
- SE O QUÓRUM FOR MUITO DIFÍCIL DE SE ATINGIR, A MINORIA SERÁ PREJUDICADA, PORTANTO QUE SE FAÇA COM APENAS 1/5 DOS MEMBROS. ESTA OUTRA INTERPRETAÇÃO, PORTANTO, É O DIREITO DA MINORIA. APESAR DE ESTAR DEFINIDO NO ESTATUTO, BASTA QUE 1/5 ESTEJAM PRESENTES.
INSTRASMISSIBILIDADE DA QUALIDADE DE ASSOCIADO
ART. 56, DO CÓDIGO CIVIL:
SALVO DISPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA EM CONTRÁRIO
ART. 56, § ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL:
TRANSMISSÃO POR ATO INTER VIVOS
TRANSMISSÃO POR CAUSA MORTIS
OBS: TRANSMISSÃO PATRIMONIAL NÃO IMPORTA NA ATRIBUIÇÃO DE QUALIDADE DE ASSOCIADO = DEPENDENDO DE PREENCHIMENTO DE REQUISITOS PREVISTOS NO ESTATUTO
DESTINAÇÃO DOS BENS - DISSOLUÇÃO
DESTINAÇÃO – ENTIDADE DE FINS NÃO ECONÔMICOS DESIGNADA NO ESTATUTO
NO CASO DE OMISSÃO – DELIBERAÇÃO DOS ASSOCIADOS = INSTITUIÇÕES MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL DE FINS IDÊNTICOS – ART. 61, DO CÓDIGO CIVIL
ART. 61, § 1º, DO CÓDIGO CIVIL – RESTITUIÇÃO COM VALOR ATUALIZADO DAS CONTRIBUIÇÕES QUE TIVER PRESTADO AO PATRIMÔNIO DA ASSOCIAÇÃO. (cota que cada um investiu. Os associados tem direito à elas. Só não podem mexer no patrimônio da associação).
Estatuto é ato constitutivo que forma a associação. Ele é cheio de cláusulas. 
Capital integralizado = utilizado para montar a associação. 
Omisso = não constou uma cláusula que falasse sobre a destinação dos bens. 
Quando o passivo é maior que o ativo, os associados devem pagar tudo antes de promover a sua dissolução. Se não pagar = ação de execução de fazer por parte dos fornecedores. Pode ser promovida na Justiça Trabalhista, onde a reclamada será a associação, e o reclamante, o trabalhador. Direito Trabalhista, não prescreve nunca , porque trata-se de dívida de valor e não de dinheiro. 
Pode atingir o patrimônio de todos os associados. Associado é conivente juntamente os diretores.
Quando a associação perde o fim, a razão, ela acaba. Acaba, mas tem o patrimônio. Necessidade de destinação do patrimônio. Em que se pede a destinação das cotas que cabe a cada associado, e tem que ter respeitadas, tem os casos em que além das cotas existe o patrimônio da associação que não pode ser diluído entre os associados (é da associação). Ou o próprio estatuto prevê a destinação para entidade de fins não econômicos, ou no caso de omissão do Estatuto vai para União, Municípios, Estados que destinarão a uma associação similiar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais