Buscar

comparação henri e fayol

Prévia do material em texto

RESUMO 
Contudo a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da máquina), a superescalização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomando isoladamente e como parte da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado. Mesmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa Foi Taylor que implantou diversos conceitos que até hoje o utilizamos na Administração isso fica explícito. As funções da empresa são repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa. Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração científica com a teoria clássica. 
Palavra chave: Mecanismo, Abordagem, Limitação, Comandar, Organizar. 
ABSTRAT 
However the Scientific Administration had several defects among them: the mechanicism of its approach, a superescalization that robotizes the worker, a microscopic view of the man who takes it in isolation and as part of the industrial machinery, an absence of any scientific proof of its affirmations and principles, an incomplete approach involving only a formal organization, a limitation of the field of application to the factory, omitting the rest of a company's life, an eminently prescribed and normative approach and typically a closed system. Even so, these limitations and restrictions do not conform to the fact that Management is an appraiser. As functions of the company are distributed in six in which the Administrative encompasses as universal functions of the Administration that are: predict, organize, command, coordinate and control. These functions also extend into the other five spheres as a technique for structuring the enterprise. For Fayol the company is analyzed in a structure from top to bottom its vision is more managerial with final results in the production while the one of Taylor is in the production and not worker for results in the productive quantity. Fayol complements the Scientific Administration with the classical theory.
Key words: Mechanism, Approach, Limitation, Command, Organize.
Sumario 
Resumo ........................................................................................................ 01 
Abstrat ......................................................................................................... 02
Carrefour no Brasil ....................................................................................... 03
conteudo ...................................................................................................... 04
Frederick Taylor ............................................................................................ 05
Elementos da Administração Taylor ............................................................... 06
Principios da Administração de Taylor ........................................................... 07
Henri Fayol ................................................................................................... 08
Elementos da Administração Fayol ................................................................ 09
Principios da Administração Fayol ................................................................. 10
Conclusão ..................................................................................................... 11
Referencia bibliográfica ................................................................................ 12
Carrefour no Brasil
 No Brasil, o Carrefour é a segunda maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012. O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja Carrefour do continente americano. Com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas, Big, Eldorado, Continente e Atacadão.[2] A rede expandiu-se tornando o Carrefour uma das maiores empresas varejistas do país. A disputa pela liderança no setor varejista é acirrada, todavia, quando da aquisição da rede Atacadão, chegou-se a anunciar a tomada da liderança por parte do grupo Carrefour. Seus maiores concorrentes são o Grupo Pão de Açúcar, o Walmart e a Cencosud que entrou na briga com a aquisição das redes GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic.
No Brasil, a Rede Champion virou Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. A bandeira Carrefour Bairro está presente somente no país. Em 7 de setembro de 2016, a rede champion volta ao varejo com as unidades carrefour sendo champion novamente e com nova identidade visual
A empresa interrompeu suas operações de vendas pelo comércio eletrônico no dia 7 de dezembro de 2012, com a justificativa de reestruturação do grupo no Brasil. No dia 26 de julho de 2016 (após 4 anos inativo), a empresa retorna com a venda comércio eletrônico, com início para apenas a região sudeste do Brasil.
LOGÍSTICA - CARREFOUR
 ID Logistics implementa voice picking em CD do Carrefour no Rio de Janeiro. O sistema de comando de voz para separação de estoque já utilizado no Centro de Distribuição do Carrefour em Osasco foi implementado também no CD do Rio de Janeiro. Esse sistema acelera o procedimento e corta gastos com papel e impressão
A ID Logistics, operadora logística do Carrefour, implementou no Centro de Distribuição da rede de hipermercados no Rio de Janeiro o serviço de voice picking, que funciona com um hardware, orientado por um gerenciamento de estoques (WMS), que transmite os pedidos por um comando de voz para cada funcionário na separação no Centro de Distribuição. O sistema já é utilizado desde 2005 pela rede em seu maior Centro de Distribuição na América Latina, que fica em Osasco (SP).
A eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papeis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos”, afirma Davi Venancio de Oliveira, gerente de Logística do Carrefour do Rio de Janeiro. E indaga, “Em qual operação logística de grande porte que não se busca a todos os momentos ganhos de qualidade, organização e produtividade?.
O Centro de Distribuição do Carrefour no Rio de Janeiro tem 9 mil metros quadrados e movimentação de cerca de 750 mil caixas por mês. “Estamos fortalecendo nossa parceria com este cliente, com uma solução tecnológica inovadora, que aumenta os níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel”, O funcionário recebe os comandos por um talkman (receptor de rádio) ligado a um headset (fone de ouvido e microfone), começando pelo endereço do picking, para depois coletar as quantidades até completar o pedido. O processo de separação é direcionado para a doca de expedição para que o pedido possa ser enviado à loja que o solicitou. Este procedimento exclui a necessidade dos colaboradores trabalharem com papel e acelera a entrega dos pedidos.
FREDERICK TAYLOR
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. De acordo com Taylor, a implantação da AdministraçãoCientífica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo. 
Os elementos da Administração Taylor.
·	estudo de tempo e padrões de produção;
·	supervisão funcional;
·	padronização de ferramentas e instrumentos;
·	planejamento das tarefas;
·	o princípio da exceção;
·	a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;
·	fichas de instruções de serviço;
·	a idéia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;
·	sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura;
·	sistema de delineamento da rotina de trabalho.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.
4. Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
HENRI FAYOL
 A Administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Mas ocupa tamanho lugar nas funções dos altos chefes que, as vezes, pode parecer que as funções administrativas estejam concentradas exclusivamente no topo da organização, o que não é verdade.
A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organização formal.
Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FAYOL
·	 Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão são os aspectos principais de um bom plano de ação.
·	Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa.
·	 Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todas os empregados no interesse dos aspectos globais.
·	Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.
·	Controle: Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência.
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
8. Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.
13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.
14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
Conclusão
No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais.O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial. Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então.
Referencias
·	https://www.carrefour.com.br/institucional/grupo-carrefour 
(Página Hipermercado Carrefour Brasil (em português)
·	http://www.administradores.com.br/artigos
(Artigos relacionado a teoria geral de administração)

Continue navegando