Buscar

quimerismo (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A quimera é uma figura mística muito presente nas lendas de diversos povos do mundo. 
São animais cuja aparência é híbridos, algo como a união de dois animais diferentes em um só. 
Sua origem vem lá da Grécia Antiga e a ideia é de que eles nasceram do casamento entre Tifão, um titã da mitologia, e Equidna, uma figura que era a mistura de uma mulher com rabo de serpente. Geralmente a quimera é considerada uma besta, criadora de caos.
O quimerismo está relacionado com o desenvolvimento embrionário 
É uma mutação genética que se dá a um animal que tem duas ou mais populações de células distintas
Quimeras são formadas a partir de quatro células-mãe ou dois ovos fertilizados 
Duas células ovo, o zigoto, que dariam origem a um indivíduo cada, acabam se aproximando muito e se juntam durante o desenvolvimento embrionário.
O resultado é que desta união sairá apenas um indivíduo, mas que vai apresentar células com material genético distinto, como se fossem de dois indivíduos e que provavelmente terão a coloração do corpo dividido bem ao meio no plano sagital, ou seja, o animal irá conter características distintas em um único organismo que já estava formado nos embriões. 
Cada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das correspondidas partes
As consequências podem ser, por exemplo, o indivíduo pertencer a mais de um grupo sanguíneo: que é o quimerismo sanguíneo, quimerismo imunitário, quimerismo por irradiação ou o hermafroditismo onde o mesmo indivíduo possui células masculinas e células femininas.
Quando essa absorção acontece logo no início da gestação dificilmente o fenômeno traz problemas de saúde para o animal. Quanto mais tarde a absorção acontece, mais complicado vai ficando o estado do animal afetado por ele. 
Quando uma das linhagens de células corresponde a um percentual muito pequeno dizemos se tratar de microquimerismo
O microquimerismo pode surgir de forma induzida ( transplante de medula) ou natural, por ocasião de uma gestação de gêmeos dizigóticos (Não-idênticos) .
Alguns estudos relacionam o quimerismo com alguns problemas de saúde, como doenças auto-imunes, especialmente em mulheres com células do filho na corrente sanguínea. 
O Quimerismo é raro, e as chances de uma mutação desse tipo ocorrer são de uma em um milhão ou até mais, dependendo do animal. O caso pode ocorrer em todas as espécies, as mais famosas no mundo são: A gata Vênus, a lagosta Halloween e o periquito Twinzy.

Outros materiais