Buscar

Radiografia: Introdução e Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diagnóstico por Imagem – Introdução à Radiografia
André Felipe Breda
Radiografia
	A radiografia é um registro fotográfico mediante a ação de raios X sobre estruturas e objetos por eles sensibilizados. Quanto mais próximo do filme estiver o objeto examinado, mais distintos serão os seus contornos. O objeto a ser estudado deve ser posicionado o mais próximo possível do filme e a uma distância padrão aceitável da fonte de radiação, geralmente 1 metro. Alguns raios X passam diretamente pelo corpo que está sendo examinado. Esses raios são úteis, já que sensibilizam o filme e produzem a imagem. Algumas das radiações incidentes são absorvidas dentro do corpo, e outras são espalhadas. Uma radiografia mostra não somente o contorno de um órgão interno, mas também o de outras estruturas do corpo sobrepostas a ele ou umas às outras.
	Nem todas as estruturas corporais permitem que os raios X passem por elas da mesma maneira. Substâncias densas, como os ossos, inibem a passagem da radiação, enquanto substâncias menos densas, como os gases, permitem que os raios atravessem-nas de forma praticamente inalterada. Substâncias como os tecidos moles permitem que uma maior quantidade de radiação atinja o filme, em comparação aos ossos, mas não tanto quanto os gases permitem. Essa absorção diferencial de raios X permite que uma estrutura seja distinguida de outra.
Densidade e Opacidade
	Densidade é o peso por volume de um tecido do corpo ou de um objeto. O osso é mais denso que o músculo, e o músculo é mais denso que a gordura. Quanto mais denso for um objeto, mais ele inibirá a passagem da radiação. Opacidade radiográfica é a medida do enegrecimento do filme causado pelos raios X. A parte do filme onde o raio X irá atingir imediatamente aparacerá em preto após o processamento. Se os raios X são impedidos de atingir parte do filme, essa área não afetada aparecerá transluzente (clara) no filme processado. Cinco opacidades radiográficas podem ser reconhecidas:
	→ Metal: Substâncias metálicas são muito densas e inibem a passagem de praticamente toda a radiação incidente. As áreas do filme cobertas por tal material aparecem brancas (radiopacas) na radiografia.
	→ Osso ou Mineral: O osso não é tão denso quanto uma substância metálica. Ele permite a passagem de pouca radiação comparado a outros tecidos corporais. Áreas do filme que foram cobertas por posso aparecem quase transluzentes (brancas) na radiografia.
	→ Líquido ou Tecido Mole: Os líquidos inibem a passagem e radiação incidente em maior proporção que os gases, mas não tanto quanto os ossos. Uma opacidade líquida se caracteriza por uma textura entre a brancura de uma opacidade óssea e a negritude de uma opacidade gasosa. Opacidades liquidas aparecem cinzentas na radiografia. Como os tecidos moles são constituídos em sua maior parte de liquido, a opacidade dos tecidos moles e a opacidade liquida se mostram semelhantes.
	→ Gordura: Opacidade gordurosa se caracteriza por opacidade entre a líquida e a gasosa. A gordura ajuda a delinear estruturas que de outra forma não seriam vistas. Por exemplo a gordura perirrenal pode delinear os rins, proporcionando uma opacidade que contrasta com os tecidos renais.
	→ Gás: Os gases, incluindo o ar, permitem que os raios X passem livremente através deles. Áreas do filme cobertas por órgãos que contêm gases, como os pulmões, aparecem escuras (radiotransparentes) numa radiografia.
Contraste
	Contraste significa diferença. As densidades dos vários tecidos resultam em diferentes opacidades radiográficas, conhecidas como contrastes radiográficos. Uma estrutura pode ser distinguida numa radiografia somente se ela contrasta com seus arredores, isso quer dizer que uma estrutura só é vista quando ela tem uma opacidade radiográfica diferente da opacidade das que a circundam.

Continue navegando