Buscar

Biossegurança Atividade Apostila 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biossegurança Atividade Apostila 3
ATIVIDADE
Você sabia da existência de uma política nacional de resíduos sólidos? Consulte-a e aponte cinco itens que você considera mais interessantes.
Estratégia 1: Implantar a coleta seletiva com a participação de cooperativas e outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, como prestadores de serviços devidamente contratadas pelas administrações públicas municipais e desenvolvidas em parceria com os atores da sociedade civil com o devido pagamento aos catadores pela coleta, triagem e destino final adequado na cadeia de reciclagem. Estratégia 2: Implantar os sistemas de logística reversa pós-consumo, de forma progressiva, a partir de 2012 por meio de Acordos Setoriais, termos de compromisso adicionais e/ou Decretos., promovendo, em todas as etapas do processo, a participação e inclusão de associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, habilitadas e validadas pelo Comitê Interministerial da PNRS, com o devido pagamento aos catadores pelos serviços prestados de acordo com os valores praticados no mercado, por tonelada. Estratégia 3: Implantar medidas que incentivem o desenvolvimento tecnológico para a reutilização e reciclagem dos diversos materiais que compõe os RSU e sua aplicabilidade em produtos novos, passíveis de reciclagem e com o uso de materiais reciclados, mantendo-se as principais propriedades do produto original. Estratégia 4: Instituir incentivos fiscais, financeiros e creditícios voltados à segregação dos resíduos na fonte geradora, ao incremento de coleta, criação, melhoria e qualificação de centros de triagem, de reutilização e reciclagem, preferencialmente com participação de cooperativas e associações de catadores, bem como aumento da eficiência dos processos existentes, com desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais nas cadeias produtivas de reutilização e reciclagem no país, observado, conforme o caso, o impacto da implantação da nova tecnologia na manutenção e ampliação dos postos de trabalho, estabelecendo critérios técnicos de mensuração e acompanhamento periódico do processo. Estratégia 5: Instituir o tratamento tributário diferenciado com redução, isenção e soluções para a bitributação, visando o estímulo à reutilização e reciclagem de maneira geral.
Como é a sua prática diária em relação aos resíduos que gera em sua casa, faculdade, trabalho? Aponte ações positivas que devem servir de exemplo e ações que devem ser repensadas e modificadas. SEPARAR LIXO de acordo com sua classificação papel metal vidro0 plástico, reciclar,reutilizar materiais para amenizar a produção diária de lixo por pessoa. 
Questão
O que significa gerenciamento dos RSS?
Significa ações de organização no manejo dos resíduos sólidos, ações esta quesigam rigidamente as políticas, para que não haja infecção ou contaminação.
ATIVIDADE
1- De acordo com a RDC ANVISA n.º 306/04 e Resolução CONAMA n.º 358/05, como se classificam os seguintes RSS?:
a- lâminas de bisturi classeIA BIOLOGICOS INFECTANTES
b- peças anatômicas classe IA BIOLOGICOS INFECTANTES
c- resíduos de áreas administrativas classeIIB
Do que se trata o Programa de Gerenciamento de RSS e quais os profissionais envolvidos na sua elaboração, implantação e desenvolvimento?
Trata-se de um Documento que aponta e descreve ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.profissionais da saúde como enfermeiros médicos e dentistas, biomédicos entre outros os profissionais da limpeza também tem grande papel para que este projeto possa ser realizada.
3- Quais os riscos envolvidos no manejo dos RSS? Quais os riscos potenciais que os resíduos do serviço de saúde oferecem? Que parâmetros foram estabelecidos para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores?
Acidentes Os acidentes ocorrem principalmente devido às falhas no acondicionamento e à segregação dos materiais perfurocortantes sem utilização de proteção mecânica. Meio ambiente Destaca-se: • Potencial de contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas pelo lançamento de RSS em lixões ou aterros controlados. • Riscos aos catadores: a) Por meio de lesões provocadas por materiais cortantes ou perfurantes; b) Por ingestão de alimentos contaminados; c) Por aspiração de material particulado contaminado em suspensão. • Risco de contaminação do ar, dada quando os RSS são tratados pelo processo de incineração descontrolado que emite poluentes para a atmosfera contendo, por exemplo, dioxinas e furanos, que são poluentes orgânicos. 3 Biossegurança Hospitalar 12 Destinação de resíduos dos serviços de saúde Cerca de 56% dos municípios dispõem seus RSS no solo, sendo que 30% deste total correspondem aos lixões. O restante deposita em aterros controlados, sanitários e aterros especiais. Formas de tratamento adotadas pelos municípios: • Queima a céu aberto (cerca de 20%); • Incineração (11%); • Tecnologias de microondas e autoclave para desinfecção dos RSS somente 0,8% dos municípios; • Municípios que não tratam de forma alguma seus RSS (cerca de 22%).
Componentes Químicos • Substâncias ou preparados químicos tóxicos, corrosivos, inflamáveis, reativos, genotóxicos, mutagênicos; produtos mantidos sob pressão (gases, quimioterápicos, pesticidas, solventes, ácido crômico); limpeza de vidros de laboratórios, mercúrio de termômetros, substâncias para revelação de radiografias, baterias usadas, óleos, lubrificantes usados, etc.
Componentes Biológicos • Contêm agentes patogênicos que podem causar doença. • Lembrete: Para que a infecção ocorra é necessária a inter-relação entre os seguintes fatores: a) Presença do agente b) Dose de infectividade c) Resistência do hospedeiro d) Porta de entrada e) Via de transmissão
Componentes Radioativos • Utilizados em procedimentos de diagnóstico e terapia. Esses componentes contêm materiais emissores de radiação ionizante.

Continue navegando