Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atualmente, o conceito de superdotação busca outras dimensões de identificação e avaliação em que são observadas as capacidades intelectuais da criança, sem necessariamente comprová-las por testes padronizados de inteligência. Esse critério baseia-se no desempenho e/ou capacidade nas seguintes áreas descritas:
Escolha uma:
a. Capacidade intelectual específica. Aptidão acadêmica geral. Pensamento criativo e produtivo; Capacidade de liderança. Artes visuais ou de representação.
b. Capacidade intelectual geral. Aptidão acadêmica específica. Pensamento criativo ou produtivo; Capacidade de liderança; Artes visuais e de representação. 
c. Capacidade intelectual específica. Aptidão acadêmica específica. Pensamento criativo ou produtivo. Habilidade violenta. Artes visuais ou de representação.
d. Capacidade intelectual geral. Aptidão acadêmica geral. Pensamento criativo e improdutivo; Capacidade de liderança. Artes plásticas e de representação.
Feedback
A resposta correta é: Capacidade intelectual geral. Aptidão acadêmica específica. Pensamento criativo ou produtivo; Capacidade de liderança; Artes visuais e de representação..
QUESTÃO 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O teste da orelhinha, ou triagem auditiva neonatal, trata-se de um teste rápido, fácil e indolor.
PORQUE
O teste dura de 10 a 20 minutos e é feito com o bebê acordado, com o uso de um fone de ouvido que emite sons e causam estímulos sonoros no bebê.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa..
QUESTÃO 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Segundo Gomes, 2009, inteligência refere-se à capacidade intelectual enraizada na função cognitiva do cérebro, localizada no córtex frontal.
Esse domínio inclui habilidades mentais que conduzem, a conhecer, entender, aprender – pensamento analítico e uso da observação (indução, dedução, transposição), pensamento verbal (linear) e espacial (não linear), estabelecimento de relações, memória, julgamento, metacognição. (GOMES, 2009, p. 220).
Partindo da citação acima, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( )O conceito de inteligência na perspectiva do processamento de informação, diz que a inteligência centra-se na análise de uma única capacidade e dos poucos processos envolvidos na resolução inteligente de problemas e de tarefas em apenas um domínio.
( )Inteligência implica no desenvolvimento e na execução de tarefas de forma criativa e eficaz, e com originalidade responde aos desafios surgidos em habilidades práticas e conceituais.
( )A inteligência é um caso particular de adaptação biológica equivale, portanto, a supor que ela é, essencialmente, uma organização e que sua função consiste em estruturar o universo tal como o organismo estrutura o meio imediato.
( )A inteligência é uma atividade orgânica que sofre interferências de invariantes funcionais, dessa forma, um determinado grupo pode mostrar diferentes níveis de execução em determinada tarefa.
Assinale a asserção correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, V, V, V. 
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V..
QUESTÃO 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
No decorrer da história, várias teorias contribuíram para compreender o complexo processo da aprendizagem. Dessa forma, várias delas precisam ser resgatadas para repensar a organização e flexibilização curricular e eleger as concepções que podem nortear a prática do professor quando se trata do processo inclusivo. Uma teoria importante que precisa ser conhecida, nesse sentido, é a Interacionista, a qual aponta que o ser humano é influenciado e alterado pelo meio e, reciprocamente, tem a possibilidade de interagir com ele e transformá-lo. Sobre essa teoria, analise as seguintes assertivas:
I. Na concepção interacionista o professor é entendido como o mediador, o mobilizador, investigador, pesquisador, orientador, coordenador e desequilibrador.
II. As origens da Teoria Interacionista são provenientes da Teologia.
III.O interacionismo busca a democracia, a superação do egocentrismo pela deliberação coletiva, a negação da homogeneização, acolhendo as diferenças culturais, as trajetórias de vida, as necessidades de cada pessoa, o gênero, a origem social e econômica, etc.
IV.No interacionismo o ser humano é entendido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, III e IV. 
c. I e III.
d. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
QUESTÃO 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Nosso ponto de partida no caminho para a inclusão deve ser a sala de aula e os professores que, com certeza, já oferecem apoio como parte de sua prática cotidiana. Isto inclui assegurar que todos os alunos participem, o máximo possível, da aula, que tenham oportunidades para interagir com o professor e entre si e que alcancem o sucesso. O conceito de apoio não deve, então, desvalorizar ou desconsiderar a boa prática existente. Pode ser útil pensar em apoio contínuo, que tem início no ambiente da sala de aula e usa o repertório natural de experiências do professor com habilidades a fim de assegurar que todos os alunos participem e sejam incluídos. (MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Trad.: FERREIRA, W. B. Porto Alegre: Artmed, 2003).
Nesse sentido, compreende-se que:
Escolha uma:
a. O docente precisa descartar os aspectos afetivos, emocionais e sociais de cada aluno, pois caso contrário não conseguirá organizar os conteúdos que devem ser trabalhados.
b. No processo de inclusão, o professor é o transmissor do conhecimento e o valorizador das capacidades de cada pessoa.
c. A prática pedagógica no processo inclusivo não necessita de apoio.
d. Em uma sala de aula inclusiva, é importante que se proporcione a participação e a interação de todos no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com as diferentes habilidades de cada aluno. 
Feedback
A resposta correta é: Em uma sala de aula inclusiva, é importante que se proporcione a participação e a interação de todos no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com as diferentes habilidades de cada aluno..

Outros materiais