Buscar

DISCURSIVA Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No século XX, os avanços da medicina favoreceram o diagnóstico médico da deficiência, situando-a no âmbito do funcionamento orgânico, afastando as especulações do misticismo. A partir disso, a pessoa com deficiência passou a sofrer novas formas de exclusão, reforçada pela crença na eugenia da raça humana, perpetuando a marginalização, exclusão e discriminação social.
A partir da leitura de Ross (2018), explique o conceito de higiene social e quais foram suas implicações para a pessoa com deficiência. 
 
 
 
A higiene social significava eliminar da sociedade indivíduos considerados geneticamente inferiores, incluindo com deficiência, pois eram vistas como obstáculos para o desenvolvimento da sociedade e para o aperfeiçoamento da raça humana.Com isso, a deficiência era enxergada como peso de um ser que estaria condenado a estagnação e a passividade. As medidas que assegurem o respeito às diferenças, a intolerância a toda forma de preconceito e de discriminação, a defesa das oportunidades adequadas de comunicação e de participação social dos diferentes segmentos humanos. O conceito social da deficiência significa pensar na condição humana e não no estado natural, nem imediato, nem separado das mediações sociais e instrumentais, a deficiência não é uma determinação biológica e tão menos deficiência adquire valoração positiva ou negativa de acordo com as atribuições sociais e políticas. Contudo, foram estudar as necessidades, os interesses, as expectativas, bem como os princípios e as adequações que podem ser propostos pelos professores da educação básica e do AEE (Atendimento Educacional Especializado). A implicações no desenvolvimento pessoal e social resultou na apresentação de discussões sobre a consolidação de espaços sociais e relacionamentos favorecedores ou limitadores da inclusão social e escolar das pessoas com necessidades especiais, situações inclusivas, voltadas para a Cultura, a Educação, o Lazer e demais setores sociais, contemplando a diversidade da condição humana, são construídas no dia a dia das relações interpessoais, sociais e políticas e tendem a reduzir os perversos efeitos das situações discriminatórias e preconceituosas a qualquer pessoa, com deficiência ou não, está exposta na vida social. No entanto, a inclusão social implica participação ativa no grupo social pautada no respeito à diversidade individual e a pluralidade cultural.

Continue navegando

Outros materiais