Buscar

2.1 Questões ENADE legislação gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões ENADE – Legislação e Ética na Engenharia Civil
Questão 1. (Enade 2011)
O acervo técnico profissional é regulamentado pela Resolução CONFEA Nº 1.025, de 30 de outubro de 2009. A Certidão de Acervo Técnico (CAT) é o instrumento que certifica, para efeitos legais, que consta dos assentamentos do CREA, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional. Em relação à CAT, analise as afirmações. 
I.A CAT constituirá prova da capacidade técnico-profissional da pessoa jurídica somente se o responsável técnico indicado estiver a ela vinculado como integrante do seu quadro técnico. II.A CAT deve ser requerida ao CREA pelo profissional ou pela pessoa jurídica interessada por meio de formulário próprio, com indicação do período ou especificação do número das ARTs que constarão da certidão. 
A emissão da CAT é estritamente vedada ao profissional que possuir débito relativo à anuidade, a multas e preços de serviços junto ao Sistema CONFEA/CREA. 
A CAT perderá a validade no caso de modificação dos dados técnicos qualitativos e quantitativos nela contidos, bem como de alteração da situação do registro da ART. É correto apenas o que afirma em 
A.I e IV. 	 B.II e III. 	 C.III e IV. D.I, II e III. 	E.I, II e IV.
Questão 2 (Enade 2005)
O que é necessário para que um engenheiro tenha legitimidade e fé pública da autoria, dos limites da responsabilidade e da participação técnica na execução de obras ou serviços profissionais por ele realizados, de acordo com a Resolução no 425 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), de 18 de dezembro de 1998? 
(A) Alvará autorizando o início da execução da obra ou serviço, emitido pela prefeitura do município onde a atividade será exercida. 
(B) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde o engenheiro se formou e está registrado. 
(C) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de alguma obra ou serviço similar, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde a atividade será exercida.
 (D) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) específica para cada obra ou serviço, devidamente registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) da jurisdição onde será exercida a atividade. 
(E) Registro, na prefeitura do local da obra ou serviço a ser executado, caso seja desenvolvido em jurisdição diferente daquela na qual o engenheiro se formou e está registrado.
Questão 3 - Assinale a alternativa que contém a informação INCORRETA:
A. A Lei que regula o exercício da profissão de Engenheiro Civil é a lei nº. 5194, de 24 de dezembro de 1966.
B. O cancelamento do registro profissional é uma penalidade aplicável prevista em lei.
C. A advertência reservada e a censura pública são penalidades aplicáveis aos profissionais que deixarem de cumprir disposições do Código de Ética Profissional.
D. As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de infrações do Código de Ética.
E.As multas serão aplicadas e anotadas nos assentamentos do profissional.
Questão 4 - Assinale a alternativa que contém a informação INCORRETA:
A. É atribuição do Conselho Federal julgar, em grau de recurso, as infrações do Código de Ética Profissional do engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo, elaborado pelas entidades de classe.
B. É atribuição do Conselho Federal estipular os valores de referência das multas aplicadas.
C. É atribuição dos Conselhos Regionais julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração da presente lei e do Código de Ética, enviados pelas Câmaras Especializadas.
D. É atribuição das Câmaras Especializadas julgar as infrações do Código de Ética.
E. As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.
Questão 5 - O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias para a boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. De acordo com o Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meterologia, no exercício da profissão, são deveres do profissional, EXCETO:
A. Antes o ser humano e a seus valores, deve divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
B. Nas relações com os demais profissionais, deve manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
C. Ante a profissão, deve desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização.
D. Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, deve resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, mesmo havendo a obrigação legal da divulgação ou da informação.
Questão 6 - Conforme o Código de Ética Profissional, dos compromissos com os objetivos a serem perseguidos, a CBTU espera que as relações no trabalho e com a sociedade, manifesta por atitudes, condutas e ações que legitimam este Código de Ética, sejam sempre pautadas por toda competência e responsabilidade necessária e pelos valores [...]”. Sobre os valores mencionados, analise.
I. Respeito: entendido como decência, integridade de caráter.
II. Justiça: encontra-se em conformidade com o direito, a virtude de dar a cada um aquilo que é seu.
III. Honestidade: atenção e consideração para com os demais e consigo mesmo, cuidando para que não se rompa a dignidade.
IV. Verdade: conformidade com o real, sinceridade, atitude desejada nas relações com a empresa, colegas de trabalho e sociedade.
V. Integridade: disposição de atuar moralmente e conforme as normas legais vigentes.
Estão corretas apenas as afirmativas
A.I, II e III.
B.I, III e V.
C.II, IV e V.
D.III, IV e V.
Questão 7- Observe as afirmativas a seguir, em relação ao Código de Ética, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA):
I. Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, o profissional deve sempre alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos às prescrições técnicas e às consequências presumíveis de sua inobservância.
II. Com respeito à intervenção profissional sobre os ambientes natural e construído, a profissão deve ser exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores.
III. São reconhecidos os direitos individuais universais inerentes aos profissionais, facultados para o pleno exercício de sua profissão, o que inclui a liberdade de escolha de métodos, procedimentos e formas de expressão, mas não inclui a propriedade de seu acervo técnico profissional.
Assinale a alternativa correta:
A.apenas a afirmativa I está correta.
B.apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C.apenas a afirmativa II está correta.
D.apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E.todas as afirmativas estão corretas.
Questão 8 - Sobre o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia é INCORRETO afirmar que:
A.A profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã.
B.É parte da profissão a liberdade de precificação, sem existência de proposta com salários baseados no mínimo profissional legal.
C.A profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável na intervenção sobre os ambientes natural e construído e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores.
D.No exercício da profissão, é conduta vedadas ao profissionalutilizar indevida ou abusivamente do privilégio de exclusividade de direito profissional.
E.Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.
Questão 9 - No exercício da profissão, segundo o código de ética do engenheiro, são deveres do profissional ante a profissão:
A. Utilizar do privilégio de exclusividade de direito profissional.
B. Desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização.
C. O provimento de meios e condições de trabalho dignos, eficazes e seguros.
D. A associação e organização em corporações profissionais.
E. Atentar contra a liberdade do exercício da profissão ou contra os direitos de outro profissional.
 
Questão 10 - Os profissionais que deixarem de cumprir disposições do Código de Ética ficam sujeitos à seguinte penalidade:
A.multa
B.advertência reservada
C.suspensão temporária
D.cancelamento do registro

Outros materiais